NOS INTRAMUROS DO LICEU: violência escolar em Belo Horizonte.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/277 |
Resumo: | O artigo apresenta dados sobre fenômenos violentos resultantes de questões étnico-raciais no ambiente escolar de Belo Horizonte em 2014 e 2015. Identifica qual grupo étnico-racial figura como vítima mais recorrente de crimes e contravenções em escolas públicas do ensino médio na capital mineira. Observando a dinâmica que se constrói no cenário escolar diante das implicações étnico-raciais resultantes de preconceito e racismo, tem como referencial teórico Charlot, Gomes, Munanga, Soares e Teixeira. Utiliza leis em vigor, dentro dos temas de educação, racismo, preconceito e violência racial. A hipótese é que são os indivíduos de etnia negra (pardos e pretos) os mais vitimizados. Utiliza a metodologia quantitativa, através da coleta de boletins de ocorrência policial buscando discutir e refletir sobre a possível naturalização da violência contra grupos étnico-raciais negros dentro do ambiente escolar. |
id |
CLAEC-1_73205fea964c236caa0866328051944e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.claec.org:article/277 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
spelling |
NOS INTRAMUROS DO LICEU: violência escolar em Belo Horizonte.Educação; Sociologia;Ciências Sociais; Ciências Humanas.Ambiente escolar. Cútis. Preconceito.Sexo Biológico.O artigo apresenta dados sobre fenômenos violentos resultantes de questões étnico-raciais no ambiente escolar de Belo Horizonte em 2014 e 2015. Identifica qual grupo étnico-racial figura como vítima mais recorrente de crimes e contravenções em escolas públicas do ensino médio na capital mineira. Observando a dinâmica que se constrói no cenário escolar diante das implicações étnico-raciais resultantes de preconceito e racismo, tem como referencial teórico Charlot, Gomes, Munanga, Soares e Teixeira. Utiliza leis em vigor, dentro dos temas de educação, racismo, preconceito e violência racial. A hipótese é que são os indivíduos de etnia negra (pardos e pretos) os mais vitimizados. Utiliza a metodologia quantitativa, através da coleta de boletins de ocorrência policial buscando discutir e refletir sobre a possível naturalização da violência contra grupos étnico-raciais negros dentro do ambiente escolar.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaOliveira, Paulo Tiego Gomes de2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/27710.23899/relacult.v2i4.277RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 495-5062525-787010.23899/relacult.v2i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/277/155http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/277/44Direitos autorais 2017 Paulo Tiego Gomes de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:07:56Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/277Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:39.946RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
NOS INTRAMUROS DO LICEU: violência escolar em Belo Horizonte. |
title |
NOS INTRAMUROS DO LICEU: violência escolar em Belo Horizonte. |
spellingShingle |
NOS INTRAMUROS DO LICEU: violência escolar em Belo Horizonte. Oliveira, Paulo Tiego Gomes de Educação; Sociologia;Ciências Sociais; Ciências Humanas. Ambiente escolar. Cútis. Preconceito.Sexo Biológico. |
title_short |
NOS INTRAMUROS DO LICEU: violência escolar em Belo Horizonte. |
title_full |
NOS INTRAMUROS DO LICEU: violência escolar em Belo Horizonte. |
title_fullStr |
NOS INTRAMUROS DO LICEU: violência escolar em Belo Horizonte. |
title_full_unstemmed |
NOS INTRAMUROS DO LICEU: violência escolar em Belo Horizonte. |
title_sort |
NOS INTRAMUROS DO LICEU: violência escolar em Belo Horizonte. |
author |
Oliveira, Paulo Tiego Gomes de |
author_facet |
Oliveira, Paulo Tiego Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Paulo Tiego Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Sociologia;Ciências Sociais; Ciências Humanas. Ambiente escolar. Cútis. Preconceito.Sexo Biológico. |
topic |
Educação; Sociologia;Ciências Sociais; Ciências Humanas. Ambiente escolar. Cútis. Preconceito.Sexo Biológico. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O artigo apresenta dados sobre fenômenos violentos resultantes de questões étnico-raciais no ambiente escolar de Belo Horizonte em 2014 e 2015. Identifica qual grupo étnico-racial figura como vítima mais recorrente de crimes e contravenções em escolas públicas do ensino médio na capital mineira. Observando a dinâmica que se constrói no cenário escolar diante das implicações étnico-raciais resultantes de preconceito e racismo, tem como referencial teórico Charlot, Gomes, Munanga, Soares e Teixeira. Utiliza leis em vigor, dentro dos temas de educação, racismo, preconceito e violência racial. A hipótese é que são os indivíduos de etnia negra (pardos e pretos) os mais vitimizados. Utiliza a metodologia quantitativa, através da coleta de boletins de ocorrência policial buscando discutir e refletir sobre a possível naturalização da violência contra grupos étnico-raciais negros dentro do ambiente escolar. |
description |
O artigo apresenta dados sobre fenômenos violentos resultantes de questões étnico-raciais no ambiente escolar de Belo Horizonte em 2014 e 2015. Identifica qual grupo étnico-racial figura como vítima mais recorrente de crimes e contravenções em escolas públicas do ensino médio na capital mineira. Observando a dinâmica que se constrói no cenário escolar diante das implicações étnico-raciais resultantes de preconceito e racismo, tem como referencial teórico Charlot, Gomes, Munanga, Soares e Teixeira. Utiliza leis em vigor, dentro dos temas de educação, racismo, preconceito e violência racial. A hipótese é que são os indivíduos de etnia negra (pardos e pretos) os mais vitimizados. Utiliza a metodologia quantitativa, através da coleta de boletins de ocorrência policial buscando discutir e refletir sobre a possível naturalização da violência contra grupos étnico-raciais negros dentro do ambiente escolar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/277 10.23899/relacult.v2i4.277 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/277 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v2i4.277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/277/155 http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/277/44 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Paulo Tiego Gomes de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Paulo Tiego Gomes de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 495-506 2525-7870 10.23899/relacult.v2i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121103546515456 |