Variação semântico-lexical na fala de Tucuruí e suas contribuições para o ensino de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares Dias, Cecilia Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira Machado Soares, Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1635
Resumo: Este artigo apresenta um estudo realizado em uma escola pública da cidade de Tucuruí, município do sudeste paraense, sobre a variação lexical na fala de moradores dessa localidade.  Para a realização do trabalho, desenvolveu-se um projeto de pesquisa a partir de um projeto de intervenção pedagógica , utilizando-se a metodologia da  pesquisa-ação, em que alunos participaram ativamente da coleta  de  dados com  a aplicação de questões  do ALiB, com o objetivo de identificar as variações lexicais existentes na fala de antigos moradores.  O embasamento teórico remete aos postulados da Sociolinguística. Os resultados obtidos registram a riqueza semântico-lexical da região, a qual é apresentada num glossário, que é o produto  do processo da intervenção.  Dessa forma, espera-se contribuir para o o reconhecimento da variação linguística no ensino de língua, bem como para o conhecimento e o fortalecimento da formação da identidade cultural do povo dessa região.
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description Este artigo apresenta um estudo realizado em uma escola pública da cidade de Tucuruí, município do sudeste paraense, sobre a variação lexical na fala de moradores dessa localidade.  Para a realização do trabalho, desenvolveu-se um projeto de pesquisa a partir de um projeto de intervenção pedagógica , utilizando-se a metodologia da  pesquisa-ação, em que alunos participaram ativamente da coleta  de  dados com  a aplicação de questões  do ALiB, com o objetivo de identificar as variações lexicais existentes na fala de antigos moradores.  O embasamento teórico remete aos postulados da Sociolinguística. Os resultados obtidos registram a riqueza semântico-lexical da região, a qual é apresentada num glossário, que é o produto  do processo da intervenção.  Dessa forma, espera-se contribuir para o o reconhecimento da variação linguística no ensino de língua, bem como para o conhecimento e o fortalecimento da formação da identidade cultural do povo dessa região.
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