Variação semântico-lexical na fala de Tucuruí e suas contribuições para o ensino de Língua Portuguesa
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1635 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo realizado em uma escola pública da cidade de Tucuruí, município do sudeste paraense, sobre a variação lexical na fala de moradores dessa localidade. Para a realização do trabalho, desenvolveu-se um projeto de pesquisa a partir de um projeto de intervenção pedagógica , utilizando-se a metodologia da pesquisa-ação, em que alunos participaram ativamente da coleta de dados com a aplicação de questões do ALiB, com o objetivo de identificar as variações lexicais existentes na fala de antigos moradores. O embasamento teórico remete aos postulados da Sociolinguística. Os resultados obtidos registram a riqueza semântico-lexical da região, a qual é apresentada num glossário, que é o produto do processo da intervenção. Dessa forma, espera-se contribuir para o o reconhecimento da variação linguística no ensino de língua, bem como para o conhecimento e o fortalecimento da formação da identidade cultural do povo dessa região. |
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Variação semântico-lexical na fala de Tucuruí e suas contribuições para o ensino de Língua PortuguesaEducação; Artes; Cultura; Ciências Humanas; Interdisciplinarcultura, artes, Ciências HumanasEste artigo apresenta um estudo realizado em uma escola pública da cidade de Tucuruí, município do sudeste paraense, sobre a variação lexical na fala de moradores dessa localidade. Para a realização do trabalho, desenvolveu-se um projeto de pesquisa a partir de um projeto de intervenção pedagógica , utilizando-se a metodologia da pesquisa-ação, em que alunos participaram ativamente da coleta de dados com a aplicação de questões do ALiB, com o objetivo de identificar as variações lexicais existentes na fala de antigos moradores. O embasamento teórico remete aos postulados da Sociolinguística. Os resultados obtidos registram a riqueza semântico-lexical da região, a qual é apresentada num glossário, que é o produto do processo da intervenção. Dessa forma, espera-se contribuir para o o reconhecimento da variação linguística no ensino de língua, bem como para o conhecimento e o fortalecimento da formação da identidade cultural do povo dessa região.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaCAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ...)Tavares Dias, Cecilia MariaPereira Machado Soares, Eliane2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/163510.23899/relacult.v5i2.1635RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5, n. 2 (2019)2525-787010.23899/relacult.v5i2reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1635/1104Direitos autorais 2019 Cecilia Maria Tavares Dias, Eliane Pereira Machado Soareshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-09T14:54:53Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1635Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:17:00.538RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
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Este artigo apresenta um estudo realizado em uma escola pública da cidade de Tucuruí, município do sudeste paraense, sobre a variação lexical na fala de moradores dessa localidade. Para a realização do trabalho, desenvolveu-se um projeto de pesquisa a partir de um projeto de intervenção pedagógica , utilizando-se a metodologia da pesquisa-ação, em que alunos participaram ativamente da coleta de dados com a aplicação de questões do ALiB, com o objetivo de identificar as variações lexicais existentes na fala de antigos moradores. O embasamento teórico remete aos postulados da Sociolinguística. Os resultados obtidos registram a riqueza semântico-lexical da região, a qual é apresentada num glossário, que é o produto do processo da intervenção. Dessa forma, espera-se contribuir para o o reconhecimento da variação linguística no ensino de língua, bem como para o conhecimento e o fortalecimento da formação da identidade cultural do povo dessa região. |
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