Calistenia, corpo e arte: a representação da estatuaria grega no desenvolvimento da calistenia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João Victor de Abreu
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57886
Resumo: Esta pesquisa se caracteriza por um levantamento de fontes artísticas e bibliográficas, pelas quais se pretende apresentar os sentidos de pensar o corpo neste período em que os gregos estavam descobrindo as relações micro e macro entre seus sentimentos e o cosmos, o corpo e a alma. A construção das grandes cidades também contribuiu para a construção e transformação do corpo. O culto ao corpo realizado pela civilização grega do século V a.C. foi transmitido através de conceitos, valores e representações artísticas, tanto em pintura como em esculturas estatuárias. Neste período, houve uma transformação do pensamento sobre o belo e o corpo, conforme os retratos artísticos dos principiais pintores, filósofos, escultores e historiadores, como Ésquilo, Crésilas, Anaxágoras e Tucídites. O resultado deste estudo traz um formato bibliográfico, que aborda o desenvolvimento da calistenia como possível método de treinamento do passado para a contemporaneidade. Aqui compreenderemos o desenvolvimento corporal dos gregos, analisando pensamentos e retratando as imagens da arte da época, as imagens de esculturas estatuárias de vários pintores e filósofos do Século V a.C., traduzem as belezas do corpo através de suas obras de arte. Por fim, o itinerário permitiu mais que uma comparação, a percepção das transformações do corpo que é idealizado como belo e perfeito, que ao longo do tempo ganhou forma passando aos povos grande representatividade cultural e artística
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O culto ao corpo realizado pela civilização grega do século V a.C. foi transmitido através de conceitos, valores e representações artísticas, tanto em pintura como em esculturas estatuárias. Neste período, houve uma transformação do pensamento sobre o belo e o corpo, conforme os retratos artísticos dos principiais pintores, filósofos, escultores e historiadores, como Ésquilo, Crésilas, Anaxágoras e Tucídites. O resultado deste estudo traz um formato bibliográfico, que aborda o desenvolvimento da calistenia como possível método de treinamento do passado para a contemporaneidade. Aqui compreenderemos o desenvolvimento corporal dos gregos, analisando pensamentos e retratando as imagens da arte da época, as imagens de esculturas estatuárias de vários pintores e filósofos do Século V a.C., traduzem as belezas do corpo através de suas obras de arte. Por fim, o itinerário permitiu mais que uma comparação, a percepção das transformações do corpo que é idealizado como belo e perfeito, que ao longo do tempo ganhou forma passando aos povos grande representatividade cultural e artísticaThis research is characterized by a survey of artistic and bibliographical sources, through which we intend to present the senses of thinking the body in this period in which the Greeks were discovering the micro and macro relations between their feelings and the cosmos, body and soul. The construction of large cities also contributed to the construction and transformation of the body. The cult of the body realized by the Greek civilization of century V a.C. was transmitted through concepts, values and artistic representations, as much in painting as in statuary sculptures. In this period, there was a transformation of thought into the beautiful and the body, according to the artistic portraits of the leading painters, philosophers, sculptors and historians, such as Aeschylus, Crésilas, Anaxagoras and Thucydites. The result of this study has a bibliographic format, which discusses the development of calisthenics as a possible method of training of the past for contemporaneity. Here we will understand the corporal development of the Greeks, analyze thoughts and portray the images of the art of the time, the images of statuary sculptures of various painters and philosophers of the 5th Century BC, translate the beauties of the body through their works of art. Finally, the itinerary allowed more than a comparison, the perception of the transformations of the body that is idealized as beautiful and perfect, that over time has gained shape passing to the peoples great cultural and artistic representationFundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porCorpoArteCalisteniaCivilização gregaBodyArtCalisteniaGreek civilizationGinásticaCorpo HumanoArteMundo GregoCalistenia, corpo e arte: a representação da estatuaria grega no desenvolvimento da calisteniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020Instituto Oswaldo CruzFundação Oswaldo CruzRio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciência Arte e Cultura na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/57886/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALjoao_oliveira_ioc_espec_2020.pdfapplication/pdf706026https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/57886/2/joao_oliveira_ioc_espec_2020.pdf60f2898fc0f10cc1e1a6af9fb80bf68bMD52icict/578862023-04-19 00:01:17.818oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-04-19T03:01:17Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
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