Da invenção à inovação: gestão do processos de desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos

Esta dissertação apresenta a proposta de um modelo teórico-conceitual de gestão do processo de desenvolvimento de novos medicamentos, para aplicação na indústria farmacêutica pública, que visa contribuir para o aperfeiçoamento da Gestão Tecnológica e da Inovação doInstituto de Tecnologia em Fármacos...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2009
Main Author: Esteves, Valéria Sant'anna Dantas
Advisor: Costa, Nilson do Rosário
Document type: Master thesis
Language:por
Portuguese subjects:
Online Access:https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2533
Citation:Rio de Janeiro s.n 2009 111p
Portuguese abstract:Esta dissertação apresenta a proposta de um modelo teórico-conceitual de gestão do processo de desenvolvimento de novos medicamentos, para aplicação na indústria farmacêutica pública, que visa contribuir para o aperfeiçoamento da Gestão Tecnológica e da Inovação doInstituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), de forma a possibilitar o alinhamento entre o desenvolvimento de novos medicamentos, o planejamento estratégico e as políticas institucional e de Governo. Inicialmente, é tecida uma abordagem sociológica, considerando as metas e diretrizes das políticas públicas de suporte à inovação e ao desenvolvimento econômico. O emprego do poder do Estado para alavancar o desenvolvimento de novas tecnologias e novas formas de organização da produção é exemplificado a partir da atuação de Farmanguinhos, e de seu papel na regulação do mercado farmacêutico nacional. As principais abordagens teóricas sobre processos de negócio, gestão de processo de desenvolvimento de produtos e gestão da inovação tecnológica na indústria farmacêutica são sistematizadas, o que permite a identificação de conceitos, características relevantes e das melhores práticas da área. Com base na análise empírica das práticas e dos documentos institucionais é apresentado um diagnóstico global do atual cenário da gestão do desenvolvimento de novos produtos, bem como da gestão tecnológica e da inovação em Farmanguinhos. As ações de cunho estratégico e o modelo proposto, se implantados em alguma extensão, poderão contribuir para a consolidação do papel do Instituto de Tecnologia em Fármacos como laboratório farmacêutico oficial e como centro de referência da pesquisa, do desenvolvimento e da produção farmacêutica brasileira.
English abstract:This dissertation presents the proposal of a conceptual theoretical model of management of new medicines development process, for implementation in public pharmaceutical industry, which aims to contribute to the improvement of management of technology and innovation of the Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), so as to make possible the alignment between the development of new medicines, strategic planning, and the institutional and governmental policies. Initially, it is presented a sociological approach, considering the political goals and guidelines of public support to innovation and economic development. Employment of power of the State to drive the development of new technologies and new forms of organization of production is exemplified from Farmanguinhos’ work, and its role in national pharmaceutical market adjustment. The main theoretical approaches on business processes, management of product development process and of technological innovation in pharmaceutical industry are systematized, which allows the identification of concepts, relevant characteristics and the best practices in the area. Based on empirical analysis of practices and institutional documents is presented a comprehensive diagnosis of the current scenario in Farmanguinhos regarding new product development, technology and innovation management. The strategic actions and model proposed, if deployed in some extent, may contribute to the consolidation of the paper of the Instituto de Tecnologia em Fármacos as State-owned Pharmaceutical Laboratory, and reference centre of Brazilian research, development and pharmaceutical production.