Ácaros de penas e carrapatos (Acari) associados a Turdus albicollis Vieillot (Aves, Muscicapidae) em uma área de Mata Atlântica da Ilha Grande, Rio de Janeiro, Brasil

Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Ecologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Access type:openAccess
Publication Date:2005
Main Author: Storni, Alline
Other Authors: Alves, Maria A. S., Valim, Michel P.
Document type: Article
Language:por
Published: Sociedade Brasileira de Zoologia
Online Access:https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33303
Citation:STORNI, Alline; ALVES, Maria A. S.; VALIM, Michel P. Ácaros de penas e carrapatos (Acari) associados a Turdus albicolis Vieillot (Aves, Muscicapidae) em uma área de Mata Atlântica da Ilha Grande, Rio de Janeiro, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia, v. 22, n. 2, p. 419-423, jun. 2005.
English abstract:O parasitismo é um importante mecanismo que afeta populações e comunidades. O objetivo deste estudo foi investigar a fauna de ectoparasitos que habita o corpo do sabiá-de-coleira, Turdus albicollis Vieillot, 1818 e avaliar se a massa corporal do hospedeiro é afetada por estes parasitos. Os indivíduos de T. albicollis foram mensalmente capturados na Ilha Grande, Rio de Janeiro, no período de julho de 1999 a junho de 2000, em uma área de Floresta Atlântica. As aves foram individualmente marcadas, pesadas e examinadas para registrar e quantificar a presença de ectoparasitos. A abundância e a localização dos parasitos no corpo do hospedeiro foram registradas. Em 54 indivíduos de T. albicollis amostrados, foram encontrados duas espécies de ectoparasitos. A prevalência de ácaros de penas, Pterodectes turdinus Berla, 1959, foi de 72,2% enquanto que a de carrapatos, Amblyomma longirostre Koch, 1844, foi de 27,8%. A abundância mensal de P. turdinus foi significativamente relacionada com os meses do ano, sendo maior nos meses com menor freqüência de chuva. Não houve relação estatisticamente significativa entre a massa corporal do hospedeiro (g) e a abundância total de ácaros de penas e carrapatos.