A trajetória profissional de Hortênsia de Hollanda: resgate histórico para a compreensão da Educação em Saúde no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Maria Cecilia Pinto
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/21047
Resumo: O trabalho que se segue tem dois propósitos centrais: o de promover uma análise biográfica da vida profissional de Hortênsia Hurpia de Hollanda e dar visibilidade ao seu papel de vanguarda na educação em saúde no Brasil; e o de refletir sobre algumas questões mais amplas que perpassam a sua trajetória profissional, enriquecendo a compreensão da área. A trajetória metodológica trilhada para este. estudo incluiu a coleta de documentos, pesquisa de evidências orais e estudo exploratório do livro organizado por Hollanda, intitulado “Saúde, como Compreensão de Vida”. A trajetória profissional da educadora é apresentada, recompondo as principais informações sobre o processo de sua formação profissional, cargos ocupados e atividades. Três momentos de destaque na vida profissional de Hollanda são focalizados: o ingresso no Departamento Nacional de Endemias Rurais (DNERu); a pesquisa realizada com populações das áreas endêmicas de esquistossomose e doença de Chagas, no nordeste do Brasil (Varjão e Mandacarú, bairros do interior de João Pessoa, Paraíba) e a pesquisa de Capim Branco, MG. Três principais materiais da educadora foram analisados: (1) um manuscrito que é a transcrição de uma aula proferida no Curso de Atualização de Conhecimentos sobre Endemias Rurais, na Faculdade Fluminense de Medicina, datado de 1956; (2) o “Saúde: Meio ambiente e Comportamento – Guia para a Saúde na Amazônia”, escrito em parceria com Evany Gualberto, que aborda alguns problemas de saúde mais comuns da região Amazônica nas décadas de 1960 e 1970 – época em que. provavelmente foi produzido; (3) o “Saúde, como Compreensão de Vida” (MS/DNES-MEC/PREMEM, 1977), coordenado por Hollanda, com a participação de diversos profissionais da área da saúde e educação. Descreve-se ainda a importância da formação e atividade de um grupo de profissionais da Saúde Pública no Brasil, que liderados por Hortênsia de Hollanda, foram capazes de estabelecer uma verdadeira. revolução na educação popular, resgatando valores, realizando pesquisas e desenvolvendo trabalhos comunitários.(AU).
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Três momentos de destaque na vida profissional de Hollanda são focalizados: o ingresso no Departamento Nacional de Endemias Rurais (DNERu); a pesquisa realizada com populações das áreas endêmicas de esquistossomose e doença de Chagas, no nordeste do Brasil (Varjão e Mandacarú, bairros do interior de João Pessoa, Paraíba) e a pesquisa de Capim Branco, MG. Três principais materiais da educadora foram analisados: (1) um manuscrito que é a transcrição de uma aula proferida no Curso de Atualização de Conhecimentos sobre Endemias Rurais, na Faculdade Fluminense de Medicina, datado de 1956; (2) o “Saúde: Meio ambiente e Comportamento – Guia para a Saúde na Amazônia”, escrito em parceria com Evany Gualberto, que aborda alguns problemas de saúde mais comuns da região Amazônica nas décadas de 1960 e 1970 – época em que. provavelmente foi produzido; (3) o “Saúde, como Compreensão de Vida” (MS/DNES-MEC/PREMEM, 1977), coordenado por Hollanda, com a participação de diversos profissionais da área da saúde e educação. Descreve-se ainda a importância da formação e atividade de um grupo de profissionais da Saúde Pública no Brasil, que liderados por Hortênsia de Hollanda, foram capazes de estabelecer uma verdadeira. revolução na educação popular, resgatando valores, realizando pesquisas e desenvolvendo trabalhos comunitários.(AU).CAPESFundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Rene Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.porEducação em SaúdePessoas FamosasPrática ProfissionalA trajetória profissional de Hortênsia de Hollanda: resgate histórico para a compreensão da Educação em Saúde no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2007Fundação Oswaldo Cruz. 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