Aprendizagens no contexto de uma atividade: um confronto teórico analisado a partir de um exemplo prático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES,EDUARDO SARQUIS
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: PAULA,GRACE MARISA MIRANDA DE, VIEIRA,MARIA LÚCIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200477
Resumo: RESUMO Este trabalho propõe a convivência, na prática docente, de duas concepções conflitantes sobre aprendizagem. No debate teórico, suas matrizes se apresentam em dois paradigmas. Em um deles, compartilha-se a crença na possibilidade de se prever, em algum nível, os processos mentais que os indivíduos experimentam durante a aprendizagem. Nesse paradigma, há linhas articuladas em torno da concepção piagetiana de mudança conceitual e há pesquisadores, influenciados por Vygotsky, que propõem o que se chama de perfil conceitual. Um segundo paradigma opõe-se à possibilidade de antecipação do que se vai aprender em qualquer evento. Argumenta-se que a atividade humana é situada histórica e socialmente, sendo a aprendizagem de cada indivíduo singular e inapreensível. Avaliando o debate com base nos dados de nossa pesquisa, defendemos que mesmo perspectivas conflitantes podem ser incorporadas à atividade docente.
id EAA-1_e52bc828d0e3bebbff9e2fc143605379
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782016000200477
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagens no contexto de uma atividade: um confronto teórico analisado a partir de um exemplo práticomudança conceitualabordagem histórico-culturalprática docente.RESUMO Este trabalho propõe a convivência, na prática docente, de duas concepções conflitantes sobre aprendizagem. No debate teórico, suas matrizes se apresentam em dois paradigmas. Em um deles, compartilha-se a crença na possibilidade de se prever, em algum nível, os processos mentais que os indivíduos experimentam durante a aprendizagem. Nesse paradigma, há linhas articuladas em torno da concepção piagetiana de mudança conceitual e há pesquisadores, influenciados por Vygotsky, que propõem o que se chama de perfil conceitual. Um segundo paradigma opõe-se à possibilidade de antecipação do que se vai aprender em qualquer evento. Argumenta-se que a atividade humana é situada histórica e socialmente, sendo a aprendizagem de cada indivíduo singular e inapreensível. Avaliando o debate com base nos dados de nossa pesquisa, defendemos que mesmo perspectivas conflitantes podem ser incorporadas à atividade docente.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200477Revista Brasileira de Educação v.21 n.65 2016reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782016216525info:eu-repo/semantics/openAccessSOARES,EDUARDO SARQUISPAULA,GRACE MARISA MIRANDA DEVIEIRA,MARIA LÚCIApor2016-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782016000200477Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2016-03-22T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens no contexto de uma atividade: um confronto teórico analisado a partir de um exemplo prático
title Aprendizagens no contexto de uma atividade: um confronto teórico analisado a partir de um exemplo prático
spellingShingle Aprendizagens no contexto de uma atividade: um confronto teórico analisado a partir de um exemplo prático
SOARES,EDUARDO SARQUIS
mudança conceitual
abordagem histórico-cultural
prática docente.
title_short Aprendizagens no contexto de uma atividade: um confronto teórico analisado a partir de um exemplo prático
title_full Aprendizagens no contexto de uma atividade: um confronto teórico analisado a partir de um exemplo prático
title_fullStr Aprendizagens no contexto de uma atividade: um confronto teórico analisado a partir de um exemplo prático
title_full_unstemmed Aprendizagens no contexto de uma atividade: um confronto teórico analisado a partir de um exemplo prático
title_sort Aprendizagens no contexto de uma atividade: um confronto teórico analisado a partir de um exemplo prático
author SOARES,EDUARDO SARQUIS
author_facet SOARES,EDUARDO SARQUIS
PAULA,GRACE MARISA MIRANDA DE
VIEIRA,MARIA LÚCIA
author_role author
author2 PAULA,GRACE MARISA MIRANDA DE
VIEIRA,MARIA LÚCIA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES,EDUARDO SARQUIS
PAULA,GRACE MARISA MIRANDA DE
VIEIRA,MARIA LÚCIA
dc.subject.por.fl_str_mv mudança conceitual
abordagem histórico-cultural
prática docente.
topic mudança conceitual
abordagem histórico-cultural
prática docente.
description RESUMO Este trabalho propõe a convivência, na prática docente, de duas concepções conflitantes sobre aprendizagem. No debate teórico, suas matrizes se apresentam em dois paradigmas. Em um deles, compartilha-se a crença na possibilidade de se prever, em algum nível, os processos mentais que os indivíduos experimentam durante a aprendizagem. Nesse paradigma, há linhas articuladas em torno da concepção piagetiana de mudança conceitual e há pesquisadores, influenciados por Vygotsky, que propõem o que se chama de perfil conceitual. Um segundo paradigma opõe-se à possibilidade de antecipação do que se vai aprender em qualquer evento. Argumenta-se que a atividade humana é situada histórica e socialmente, sendo a aprendizagem de cada indivíduo singular e inapreensível. Avaliando o debate com base nos dados de nossa pesquisa, defendemos que mesmo perspectivas conflitantes podem ser incorporadas à atividade docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200477
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782016216525
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.21 n.65 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491726397440