Modelo de três níveis hierárquicos para a proficiência dos alunos de 4ª série avaliados no teste de língua portuguesa do SIMAVE/PROEB-2002

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares,Tufi Machado
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000200007
Resumo: Neste estudo, modelos de regressão em três níveis hierárquicos (alunos, turmas e escolas) são construídos para explicar a proficiência dos alunos da 4ª série do ensino fundamental, alcançada na avaliação de língua portuguesa do Programa Mineiro de Avaliação da Educação Básica (PROEB/SIMAVE-2002). Mostra-se que existe grande variabilidade explicada pelas diferenças entre as turmas, razoável variabilidade explicada pelas diferenças entre as escolas, além da enorme variabilidade explicada pelas diferenças entre os alunos. Encontrou-se, por meio da introdução das variáveis estudadas nos modelos, explicação para substancial parcela da variabilidade total.
id EAA-1_4bbf5be0d5eb4d1cfa583698d00e35c9
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782005000200007
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Modelo de três níveis hierárquicos para a proficiência dos alunos de 4ª série avaliados no teste de língua portuguesa do SIMAVE/PROEB-2002avaliação educacional em larga escalamodelos hierárquicos de regressãomodelos de três níveis hierárquicospartição da variabilidade totalNeste estudo, modelos de regressão em três níveis hierárquicos (alunos, turmas e escolas) são construídos para explicar a proficiência dos alunos da 4ª série do ensino fundamental, alcançada na avaliação de língua portuguesa do Programa Mineiro de Avaliação da Educação Básica (PROEB/SIMAVE-2002). Mostra-se que existe grande variabilidade explicada pelas diferenças entre as turmas, razoável variabilidade explicada pelas diferenças entre as escolas, além da enorme variabilidade explicada pelas diferenças entre os alunos. Encontrou-se, por meio da introdução das variáveis estudadas nos modelos, explicação para substancial parcela da variabilidade total.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000200007Revista Brasileira de Educação n.29 2005reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782005000200007info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Tufi Machadopor2005-10-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782005000200007Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2005-10-10T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de três níveis hierárquicos para a proficiência dos alunos de 4ª série avaliados no teste de língua portuguesa do SIMAVE/PROEB-2002
title Modelo de três níveis hierárquicos para a proficiência dos alunos de 4ª série avaliados no teste de língua portuguesa do SIMAVE/PROEB-2002
spellingShingle Modelo de três níveis hierárquicos para a proficiência dos alunos de 4ª série avaliados no teste de língua portuguesa do SIMAVE/PROEB-2002
Soares,Tufi Machado
avaliação educacional em larga escala
modelos hierárquicos de regressão
modelos de três níveis hierárquicos
partição da variabilidade total
title_short Modelo de três níveis hierárquicos para a proficiência dos alunos de 4ª série avaliados no teste de língua portuguesa do SIMAVE/PROEB-2002
title_full Modelo de três níveis hierárquicos para a proficiência dos alunos de 4ª série avaliados no teste de língua portuguesa do SIMAVE/PROEB-2002
title_fullStr Modelo de três níveis hierárquicos para a proficiência dos alunos de 4ª série avaliados no teste de língua portuguesa do SIMAVE/PROEB-2002
title_full_unstemmed Modelo de três níveis hierárquicos para a proficiência dos alunos de 4ª série avaliados no teste de língua portuguesa do SIMAVE/PROEB-2002
title_sort Modelo de três níveis hierárquicos para a proficiência dos alunos de 4ª série avaliados no teste de língua portuguesa do SIMAVE/PROEB-2002
author Soares,Tufi Machado
author_facet Soares,Tufi Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares,Tufi Machado
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação educacional em larga escala
modelos hierárquicos de regressão
modelos de três níveis hierárquicos
partição da variabilidade total
topic avaliação educacional em larga escala
modelos hierárquicos de regressão
modelos de três níveis hierárquicos
partição da variabilidade total
description Neste estudo, modelos de regressão em três níveis hierárquicos (alunos, turmas e escolas) são construídos para explicar a proficiência dos alunos da 4ª série do ensino fundamental, alcançada na avaliação de língua portuguesa do Programa Mineiro de Avaliação da Educação Básica (PROEB/SIMAVE-2002). Mostra-se que existe grande variabilidade explicada pelas diferenças entre as turmas, razoável variabilidade explicada pelas diferenças entre as escolas, além da enorme variabilidade explicada pelas diferenças entre os alunos. Encontrou-se, por meio da introdução das variáveis estudadas nos modelos, explicação para substancial parcela da variabilidade total.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782005000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.29 2005
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490127319040