Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adelino,Paula Resende
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fonseca,Maria da Conceição Ferreira Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100010
Resumo: Este exercício de análise de atividades propostas num livro didático de matemática da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) compõe um estudo desenvolvido no contexto das preocupações com a elaboração de parâmetros para a avaliação de materiais didáticos para esse público. Ao discutir como práticas de numeramento se constituem em atividades sobre números racionais, nossa análise pretende contemplar mais que esforços de promoção da aquisição de habilidades: quer problematizar a dimensão sociocultural das decisões pedagógicas e das práticas matemáticas para cuja apropriação um livro pretende contribuir. Focalizamos aqui práticas que relacionam leitura de textos e aprendizagem matemática, procurando estabelecer interlocução com reflexões sobre letramento e numeramento, sobre peculiaridades do ensino dos números racionais na educação básica e sobre as especificidades da relação dos alunos e das alunas da EJA com conhecimentos matemáticos e com práticas letradas.
id EAA-1_43d36ed821eaa2b0b053ffd778ab6768
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782014000100010
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultaseducação de pessoas jovens e adultaspráticas de numeramentopráticas de leituralivro didáticoEste exercício de análise de atividades propostas num livro didático de matemática da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) compõe um estudo desenvolvido no contexto das preocupações com a elaboração de parâmetros para a avaliação de materiais didáticos para esse público. Ao discutir como práticas de numeramento se constituem em atividades sobre números racionais, nossa análise pretende contemplar mais que esforços de promoção da aquisição de habilidades: quer problematizar a dimensão sociocultural das decisões pedagógicas e das práticas matemáticas para cuja apropriação um livro pretende contribuir. Focalizamos aqui práticas que relacionam leitura de textos e aprendizagem matemática, procurando estabelecer interlocução com reflexões sobre letramento e numeramento, sobre peculiaridades do ensino dos números racionais na educação básica e sobre as especificidades da relação dos alunos e das alunas da EJA com conhecimentos matemáticos e com práticas letradas.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100010Revista Brasileira de Educação v.19 n.56 2014reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782014000100010info:eu-repo/semantics/openAccessAdelino,Paula ResendeFonseca,Maria da Conceição Ferreira Reispor2014-04-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782014000100010Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2014-04-11T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas
title Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas
spellingShingle Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas
Adelino,Paula Resende
educação de pessoas jovens e adultas
práticas de numeramento
práticas de leitura
livro didático
title_short Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas
title_full Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas
title_fullStr Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas
title_full_unstemmed Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas
title_sort Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas
author Adelino,Paula Resende
author_facet Adelino,Paula Resende
Fonseca,Maria da Conceição Ferreira Reis
author_role author
author2 Fonseca,Maria da Conceição Ferreira Reis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Adelino,Paula Resende
Fonseca,Maria da Conceição Ferreira Reis
dc.subject.por.fl_str_mv educação de pessoas jovens e adultas
práticas de numeramento
práticas de leitura
livro didático
topic educação de pessoas jovens e adultas
práticas de numeramento
práticas de leitura
livro didático
description Este exercício de análise de atividades propostas num livro didático de matemática da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) compõe um estudo desenvolvido no contexto das preocupações com a elaboração de parâmetros para a avaliação de materiais didáticos para esse público. Ao discutir como práticas de numeramento se constituem em atividades sobre números racionais, nossa análise pretende contemplar mais que esforços de promoção da aquisição de habilidades: quer problematizar a dimensão sociocultural das decisões pedagógicas e das práticas matemáticas para cuja apropriação um livro pretende contribuir. Focalizamos aqui práticas que relacionam leitura de textos e aprendizagem matemática, procurando estabelecer interlocução com reflexões sobre letramento e numeramento, sobre peculiaridades do ensino dos números racionais na educação básica e sobre as especificidades da relação dos alunos e das alunas da EJA com conhecimentos matemáticos e com práticas letradas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782014000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.19 n.56 2014
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491298578432