Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100010 |
Resumo: | Este exercício de análise de atividades propostas num livro didático de matemática da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) compõe um estudo desenvolvido no contexto das preocupações com a elaboração de parâmetros para a avaliação de materiais didáticos para esse público. Ao discutir como práticas de numeramento se constituem em atividades sobre números racionais, nossa análise pretende contemplar mais que esforços de promoção da aquisição de habilidades: quer problematizar a dimensão sociocultural das decisões pedagógicas e das práticas matemáticas para cuja apropriação um livro pretende contribuir. Focalizamos aqui práticas que relacionam leitura de textos e aprendizagem matemática, procurando estabelecer interlocução com reflexões sobre letramento e numeramento, sobre peculiaridades do ensino dos números racionais na educação básica e sobre as especificidades da relação dos alunos e das alunas da EJA com conhecimentos matemáticos e com práticas letradas. |
id |
EAA-1_43d36ed821eaa2b0b053ffd778ab6768 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782014000100010 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultaseducação de pessoas jovens e adultaspráticas de numeramentopráticas de leituralivro didáticoEste exercício de análise de atividades propostas num livro didático de matemática da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) compõe um estudo desenvolvido no contexto das preocupações com a elaboração de parâmetros para a avaliação de materiais didáticos para esse público. Ao discutir como práticas de numeramento se constituem em atividades sobre números racionais, nossa análise pretende contemplar mais que esforços de promoção da aquisição de habilidades: quer problematizar a dimensão sociocultural das decisões pedagógicas e das práticas matemáticas para cuja apropriação um livro pretende contribuir. Focalizamos aqui práticas que relacionam leitura de textos e aprendizagem matemática, procurando estabelecer interlocução com reflexões sobre letramento e numeramento, sobre peculiaridades do ensino dos números racionais na educação básica e sobre as especificidades da relação dos alunos e das alunas da EJA com conhecimentos matemáticos e com práticas letradas.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100010Revista Brasileira de Educação v.19 n.56 2014reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782014000100010info:eu-repo/semantics/openAccessAdelino,Paula ResendeFonseca,Maria da Conceição Ferreira Reispor2014-04-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782014000100010Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2014-04-11T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas |
title |
Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas |
spellingShingle |
Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas Adelino,Paula Resende educação de pessoas jovens e adultas práticas de numeramento práticas de leitura livro didático |
title_short |
Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas |
title_full |
Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas |
title_fullStr |
Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas |
title_full_unstemmed |
Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas |
title_sort |
Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas |
author |
Adelino,Paula Resende |
author_facet |
Adelino,Paula Resende Fonseca,Maria da Conceição Ferreira Reis |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca,Maria da Conceição Ferreira Reis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adelino,Paula Resende Fonseca,Maria da Conceição Ferreira Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação de pessoas jovens e adultas práticas de numeramento práticas de leitura livro didático |
topic |
educação de pessoas jovens e adultas práticas de numeramento práticas de leitura livro didático |
description |
Este exercício de análise de atividades propostas num livro didático de matemática da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) compõe um estudo desenvolvido no contexto das preocupações com a elaboração de parâmetros para a avaliação de materiais didáticos para esse público. Ao discutir como práticas de numeramento se constituem em atividades sobre números racionais, nossa análise pretende contemplar mais que esforços de promoção da aquisição de habilidades: quer problematizar a dimensão sociocultural das decisões pedagógicas e das práticas matemáticas para cuja apropriação um livro pretende contribuir. Focalizamos aqui práticas que relacionam leitura de textos e aprendizagem matemática, procurando estabelecer interlocução com reflexões sobre letramento e numeramento, sobre peculiaridades do ensino dos números racionais na educação básica e sobre as especificidades da relação dos alunos e das alunas da EJA com conhecimentos matemáticos e com práticas letradas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782014000100010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.19 n.56 2014 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491298578432 |