Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
DUARTE,MARISA RIBEIRO TEIXEIRA |
Data de Publicação: |
2017 |
Outros Autores: |
SANTOS,MARIA ROSIMARY SOARES DOS |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400225
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Resumo: |
RESUMO O artigo aborda os significados atribuídos ao termo nacional desde o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 até a aprovação do novo Plano Nacional de Educação em 2014. A análise recorre à história para expor como formações discursivas diferenciadas de sociabilidade política, constitutivas dos Estados-nação, produziram diferentes modos de regulação dos sistemas educacionais. No Brasil, um Estado tutelar tem sido o responsável por formar e reconhecer o povo da nação e as ciências da educação por meio de uma construção discursiva legitimadora das tentativas de planejar um sistema educacional sob uma regulação de matriz burocrático-profissional. O uso do termo sistema nacional remete para a vocalização dos atores e à abrangência territorial de mecanismos institucionais de gestão educacional. No Plano Nacional de Educação 2014-2024, o termo nacional remete à proposição de mecanismos e dispositivos de regulação por desempenho e à ampliação de políticas distributivas. |