A crise dos lugares de memória e dos espaços identitários no contexto da modernidade: questões para o ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GEVEHR,DANIEL LUCIANO
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000400945
Resumo: RESUMO Esta pesquisa discute os impactos da modernidade e suas diferentes dimensões culturais para o ensino da história tomando como base a leitura da realidade encontrada nos diferentes contextos da escola de educação básica da contemporaneidade brasileira. Discutimos como as redefinições dos modelos que orientam o ensino da história - antes pautados em memorizações, linearidades e heroicizações - hoje apresentam novos problemas, como a crise da memória, das identidades e da desvalorização (ou esquecimentos) dos lugares de memória (Nora, 1993) produzidos historicamente pelos diferentes grupos sociais, que passam a não mais reconhecer esses espaços como representantes de seu passado. A pesquisa insere-se no campo das discussões sobre os impactos sociais da modernidade líquida (Bauman, 2003) e procura desvendar como as transformações ocorridas na sociedade atual produziram novas formas de (re)pensar o passado.
id EAA-1_89077ff4be867f59c25e51e349feae61
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782016000400945
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A crise dos lugares de memória e dos espaços identitários no contexto da modernidade: questões para o ensino de históriamodernidadeensino de histórialugares de memóriaRESUMO Esta pesquisa discute os impactos da modernidade e suas diferentes dimensões culturais para o ensino da história tomando como base a leitura da realidade encontrada nos diferentes contextos da escola de educação básica da contemporaneidade brasileira. Discutimos como as redefinições dos modelos que orientam o ensino da história - antes pautados em memorizações, linearidades e heroicizações - hoje apresentam novos problemas, como a crise da memória, das identidades e da desvalorização (ou esquecimentos) dos lugares de memória (Nora, 1993) produzidos historicamente pelos diferentes grupos sociais, que passam a não mais reconhecer esses espaços como representantes de seu passado. A pesquisa insere-se no campo das discussões sobre os impactos sociais da modernidade líquida (Bauman, 2003) e procura desvendar como as transformações ocorridas na sociedade atual produziram novas formas de (re)pensar o passado.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000400945Revista Brasileira de Educação v.21 n.67 2016reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782016216748info:eu-repo/semantics/openAccessGEVEHR,DANIEL LUCIANOpor2016-10-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782016000400945Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2016-10-05T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A crise dos lugares de memória e dos espaços identitários no contexto da modernidade: questões para o ensino de história
title A crise dos lugares de memória e dos espaços identitários no contexto da modernidade: questões para o ensino de história
spellingShingle A crise dos lugares de memória e dos espaços identitários no contexto da modernidade: questões para o ensino de história
GEVEHR,DANIEL LUCIANO
modernidade
ensino de história
lugares de memória
title_short A crise dos lugares de memória e dos espaços identitários no contexto da modernidade: questões para o ensino de história
title_full A crise dos lugares de memória e dos espaços identitários no contexto da modernidade: questões para o ensino de história
title_fullStr A crise dos lugares de memória e dos espaços identitários no contexto da modernidade: questões para o ensino de história
title_full_unstemmed A crise dos lugares de memória e dos espaços identitários no contexto da modernidade: questões para o ensino de história
title_sort A crise dos lugares de memória e dos espaços identitários no contexto da modernidade: questões para o ensino de história
author GEVEHR,DANIEL LUCIANO
author_facet GEVEHR,DANIEL LUCIANO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GEVEHR,DANIEL LUCIANO
dc.subject.por.fl_str_mv modernidade
ensino de história
lugares de memória
topic modernidade
ensino de história
lugares de memória
description RESUMO Esta pesquisa discute os impactos da modernidade e suas diferentes dimensões culturais para o ensino da história tomando como base a leitura da realidade encontrada nos diferentes contextos da escola de educação básica da contemporaneidade brasileira. Discutimos como as redefinições dos modelos que orientam o ensino da história - antes pautados em memorizações, linearidades e heroicizações - hoje apresentam novos problemas, como a crise da memória, das identidades e da desvalorização (ou esquecimentos) dos lugares de memória (Nora, 1993) produzidos historicamente pelos diferentes grupos sociais, que passam a não mais reconhecer esses espaços como representantes de seu passado. A pesquisa insere-se no campo das discussões sobre os impactos sociais da modernidade líquida (Bauman, 2003) e procura desvendar como as transformações ocorridas na sociedade atual produziram novas formas de (re)pensar o passado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000400945
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000400945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782016216748
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.21 n.67 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492002172928