Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Marcus Aurelio Taborda de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Linhales,Meily Assbú
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000200007
Resumo: O trabalho procura pontuar um debate sobre a educação do corpo na escola primária brasileira entre os anos finais do século XIX e iniciais do XX, articulando uma dimensão local - a província do Paraná - com outra nacional - a I Conferência Nacional de Educação, de 1927. Percorrendo fontes de naturezas diversas, localiza em diferentes registros a ênfase sobre uma necessária educação do corpo dos escolares como uma das principais vias de modernização e civilização da sociedade. Inscrito na perspectiva de uma história do currículo, o trabalho pretende problematizar a hipótese de que a dimensão física ajudou a conformar o currículo da escola primária brasileira, ainda a ser refinada, mais do que afirmar como definitivo os pressupostos aqui explorados.
id EAA-1_2b3be667400475b4c91000916804ad2b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782011000200007
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927)história da escolahistória do currículohistória das disciplinas escolareseducação do corpoeducação dos sentidosO trabalho procura pontuar um debate sobre a educação do corpo na escola primária brasileira entre os anos finais do século XIX e iniciais do XX, articulando uma dimensão local - a província do Paraná - com outra nacional - a I Conferência Nacional de Educação, de 1927. Percorrendo fontes de naturezas diversas, localiza em diferentes registros a ênfase sobre uma necessária educação do corpo dos escolares como uma das principais vias de modernização e civilização da sociedade. Inscrito na perspectiva de uma história do currículo, o trabalho pretende problematizar a hipótese de que a dimensão física ajudou a conformar o currículo da escola primária brasileira, ainda a ser refinada, mais do que afirmar como definitivo os pressupostos aqui explorados.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000200007Revista Brasileira de Educação v.16 n.47 2011reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782011000200007info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Marcus Aurelio Taborda deLinhales,Meily Assbúpor2011-10-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782011000200007Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2011-10-10T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927)
title Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927)
spellingShingle Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927)
Oliveira,Marcus Aurelio Taborda de
história da escola
história do currículo
história das disciplinas escolares
educação do corpo
educação dos sentidos
title_short Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927)
title_full Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927)
title_fullStr Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927)
title_full_unstemmed Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927)
title_sort Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927)
author Oliveira,Marcus Aurelio Taborda de
author_facet Oliveira,Marcus Aurelio Taborda de
Linhales,Meily Assbú
author_role author
author2 Linhales,Meily Assbú
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Marcus Aurelio Taborda de
Linhales,Meily Assbú
dc.subject.por.fl_str_mv história da escola
história do currículo
história das disciplinas escolares
educação do corpo
educação dos sentidos
topic história da escola
história do currículo
história das disciplinas escolares
educação do corpo
educação dos sentidos
description O trabalho procura pontuar um debate sobre a educação do corpo na escola primária brasileira entre os anos finais do século XIX e iniciais do XX, articulando uma dimensão local - a província do Paraná - com outra nacional - a I Conferência Nacional de Educação, de 1927. Percorrendo fontes de naturezas diversas, localiza em diferentes registros a ênfase sobre uma necessária educação do corpo dos escolares como uma das principais vias de modernização e civilização da sociedade. Inscrito na perspectiva de uma história do currículo, o trabalho pretende problematizar a hipótese de que a dimensão física ajudou a conformar o currículo da escola primária brasileira, ainda a ser refinada, mais do que afirmar como definitivo os pressupostos aqui explorados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782011000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.16 n.47 2011
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490917945344