Educação Fisica Escolar:uma proposta curricular para o Ensino Fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Elisabete Ferreira Esteves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/85
Resumo: Este texto tem como objetivo apresentar o percurso de elaboração da Proposta Curricular do município de São Bernardo do Campo, na área de Educação Física escolar para o Ensino Fundamental I – anos iniciais. A elaboração da Proposta Curricular desta área foi coordenada por mim em parceria com outro membro da Equipe de Orientação Pedagógica da Secretaria de Educação deste Município, durante o ano de 2006. Serão abordados alguns aspectos sobre o diagnóstico inicial que realizamos para investigar as práticas de Educação Física nas escolas e o percurso de discussão, no sentido de superar formas tradicionais de abordagem da área com ênfase na função instrumental do movimento. Esse processo ocorreu com a mediação teórica de autores que tratam de estudos e análises críticas das Manifestações da Cultura Corporal, considerando a necessidade de assumir práticas pedagógicas escolares que tematizam elementos da cultura corporal de movimentos. A intencionalidade das diversas manifestações corporais vincula-se a contextos históricos, políticos, econômicos, sociais e precisam ser problematizadas nas escolas, para contribuir com mudanças. Abordaremos as opções metodológicas desse processo concluindo acerca da necessidade de ampliar os debates, uma vez que tal Proposta não pode ser um documento acabado, mas uma obra em construção.
id EDUL-1_5972cb49f66a0f1bc78feea548677ba2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/85
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Educação Fisica Escolar:uma proposta curricular para o Ensino Fundamental IEducação Física escolarCurrículoPráticas docentes.Este texto tem como objetivo apresentar o percurso de elaboração da Proposta Curricular do município de São Bernardo do Campo, na área de Educação Física escolar para o Ensino Fundamental I – anos iniciais. A elaboração da Proposta Curricular desta área foi coordenada por mim em parceria com outro membro da Equipe de Orientação Pedagógica da Secretaria de Educação deste Município, durante o ano de 2006. Serão abordados alguns aspectos sobre o diagnóstico inicial que realizamos para investigar as práticas de Educação Física nas escolas e o percurso de discussão, no sentido de superar formas tradicionais de abordagem da área com ênfase na função instrumental do movimento. Esse processo ocorreu com a mediação teórica de autores que tratam de estudos e análises críticas das Manifestações da Cultura Corporal, considerando a necessidade de assumir práticas pedagógicas escolares que tematizam elementos da cultura corporal de movimentos. A intencionalidade das diversas manifestações corporais vincula-se a contextos históricos, políticos, econômicos, sociais e precisam ser problematizadas nas escolas, para contribuir com mudanças. Abordaremos as opções metodológicas desse processo concluindo acerca da necessidade de ampliar os debates, uma vez que tal Proposta não pode ser um documento acabado, mas uma obra em construção.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2011-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/85REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 03 (2010): FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES; 125-1352177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/85/pdfCampos, Elisabete Ferreira Estevesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:29:14Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/85Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:29:14Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Fisica Escolar:uma proposta curricular para o Ensino Fundamental I
title Educação Fisica Escolar:uma proposta curricular para o Ensino Fundamental I
spellingShingle Educação Fisica Escolar:uma proposta curricular para o Ensino Fundamental I
Campos, Elisabete Ferreira Esteves
Educação Física escolar
Currículo
Práticas docentes.
title_short Educação Fisica Escolar:uma proposta curricular para o Ensino Fundamental I
title_full Educação Fisica Escolar:uma proposta curricular para o Ensino Fundamental I
title_fullStr Educação Fisica Escolar:uma proposta curricular para o Ensino Fundamental I
title_full_unstemmed Educação Fisica Escolar:uma proposta curricular para o Ensino Fundamental I
title_sort Educação Fisica Escolar:uma proposta curricular para o Ensino Fundamental I
author Campos, Elisabete Ferreira Esteves
author_facet Campos, Elisabete Ferreira Esteves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Elisabete Ferreira Esteves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar
Currículo
Práticas docentes.
topic Educação Física escolar
Currículo
Práticas docentes.
description Este texto tem como objetivo apresentar o percurso de elaboração da Proposta Curricular do município de São Bernardo do Campo, na área de Educação Física escolar para o Ensino Fundamental I – anos iniciais. A elaboração da Proposta Curricular desta área foi coordenada por mim em parceria com outro membro da Equipe de Orientação Pedagógica da Secretaria de Educação deste Município, durante o ano de 2006. Serão abordados alguns aspectos sobre o diagnóstico inicial que realizamos para investigar as práticas de Educação Física nas escolas e o percurso de discussão, no sentido de superar formas tradicionais de abordagem da área com ênfase na função instrumental do movimento. Esse processo ocorreu com a mediação teórica de autores que tratam de estudos e análises críticas das Manifestações da Cultura Corporal, considerando a necessidade de assumir práticas pedagógicas escolares que tematizam elementos da cultura corporal de movimentos. A intencionalidade das diversas manifestações corporais vincula-se a contextos históricos, políticos, econômicos, sociais e precisam ser problematizadas nas escolas, para contribuir com mudanças. Abordaremos as opções metodológicas desse processo concluindo acerca da necessidade de ampliar os debates, uma vez que tal Proposta não pode ser um documento acabado, mas uma obra em construção.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/85
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/85
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/85/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 03 (2010): FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES; 125-135
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351222620160