Resultados das avaliações em larga escala: novas formas de pensar e agir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Erineuda do Amaral
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Werle, Flávia Obino Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/868
Resumo: O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) aparece como um dos mais consolidados no país. Em 2007, com objetivo de avaliar o Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC, o governo estadual cria mais uma vertente dessa avaliação, que visa avaliar a aprendizagem de todas as crianças do 2º. ano do Ensino Fundamental: o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - Alfabetização (SPAECE-Alfa). Desse modo, este artigo apresenta a elaboração de uma Ficha de Acompanhamento Individual (FRI) aos alunos participantes dessa avaliação.  Surge, como uma proposta de intervenção, a partir de uma pesquisa inserida no Mestrado Profissional que teve, como objetivo principal, analisar as estratégias adotadas pela escola e seus atores a partir dos resultados do SPAECE-Alfa. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa baseado em um estudo de caso. A coleta dos dados se deu, principalmente, por meio de entrevistas semiestruturadas com vinte profissionais de educação.Palavras-chave: Avaliação. Política. Estratégias. Results in large-scale evaluations: new ways to think and actAbstract: The Ceará Permanent System of Basic Education Evaluation (SPAECE) is one of the most consolidated systems in Brazil. In 2007, with the objective of evaluating the Literacy At The Right Age Program - PAIC, the state government created another branch of this evaluation to assess the learning process of all 2nd-year Elementary School children: the Ceará Permanent System for Basic Education Evaluation - Literacy (SPAECE-Alfa). This article, therefore, presents the elaboration of an Individual Monitoring Form (FRI) to the students who participate in this evaluation. It appears as a proposal of intervention from a research project of the Professional Master's Degree, whose main objective is to analyze the strategies adopted by the school and its actors based on the SPAECE-Alfa results. This research is qualitative and based on a case study. Data were collected mainly from semi-structured interviews with twenty education professionals.Keywords: Evaluation. Policy. Strategies.
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