A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/294 |
Resumo: | De acordo com os Resultados Gerais da Rede Estadual do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP 2010), um total de 23,3% dos estudantes terminou a 4ª série/5º ano do ciclo I do ensino fundamental apresentando um nível abaixo do básico na prova de redação. O objetivo geral desta pesquisa foi o de investigar como o efeito-escola, a participação familiar e a tutoria educacional afetaram o processo de construção da competência escritora dos sujeitos pesquisados. Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre a competência escritora demonstrada pelos estudantes no início de 2009 e 2010 e as reflexões referentes a esses dados. Observamos que houve uma tendência à manutenção do rendimento, demonstrando que o efeito escola sobre a aprendizagem é variável. |
id |
EDUL-1_b7ec34910aca828575e6d0ac10b5433f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/294 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de casoefeito-escolacompetência escritoraprodução textual.leituraprodução de textosformação docenteDe acordo com os Resultados Gerais da Rede Estadual do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP 2010), um total de 23,3% dos estudantes terminou a 4ª série/5º ano do ciclo I do ensino fundamental apresentando um nível abaixo do básico na prova de redação. O objetivo geral desta pesquisa foi o de investigar como o efeito-escola, a participação familiar e a tutoria educacional afetaram o processo de construção da competência escritora dos sujeitos pesquisados. Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre a competência escritora demonstrada pelos estudantes no início de 2009 e 2010 e as reflexões referentes a esses dados. Observamos que houve uma tendência à manutenção do rendimento, demonstrando que o efeito escola sobre a aprendizagem é variável.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2014-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/294REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 417-4322177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/294/pdfParisotto, Ana Luzia VideiraAlves, Telma Aparecida Lucianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:46Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/294Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:46Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de caso |
title |
A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de caso |
spellingShingle |
A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de caso Parisotto, Ana Luzia Videira efeito-escola competência escritora produção textual. leitura produção de textos formação docente |
title_short |
A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de caso |
title_full |
A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de caso |
title_fullStr |
A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de caso |
title_sort |
A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de caso |
author |
Parisotto, Ana Luzia Videira |
author_facet |
Parisotto, Ana Luzia Videira Alves, Telma Aparecida Luciano |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Telma Aparecida Luciano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parisotto, Ana Luzia Videira Alves, Telma Aparecida Luciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
efeito-escola competência escritora produção textual. leitura produção de textos formação docente |
topic |
efeito-escola competência escritora produção textual. leitura produção de textos formação docente |
description |
De acordo com os Resultados Gerais da Rede Estadual do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP 2010), um total de 23,3% dos estudantes terminou a 4ª série/5º ano do ciclo I do ensino fundamental apresentando um nível abaixo do básico na prova de redação. O objetivo geral desta pesquisa foi o de investigar como o efeito-escola, a participação familiar e a tutoria educacional afetaram o processo de construção da competência escritora dos sujeitos pesquisados. Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre a competência escritora demonstrada pelos estudantes no início de 2009 e 2010 e as reflexões referentes a esses dados. Observamos que houve uma tendência à manutenção do rendimento, demonstrando que o efeito escola sobre a aprendizagem é variável. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/294 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/294/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 417-432 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351694479360 |