A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parisotto, Ana Luzia Videira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alves, Telma Aparecida Luciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/294
Resumo: De acordo com os Resultados Gerais da Rede Estadual do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP 2010), um total de 23,3% dos estudantes terminou a 4ª série/5º ano do ciclo I do ensino fundamental apresentando um nível abaixo do básico na prova de redação. O objetivo geral desta pesquisa foi o de investigar como o efeito-escola, a participação familiar e a tutoria educacional afetaram o processo de construção da competência escritora dos sujeitos pesquisados. Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre a competência escritora demonstrada pelos estudantes no início de 2009 e 2010 e as reflexões referentes a esses dados. Observamos que houve uma tendência à manutenção do rendimento, demonstrando que o efeito escola sobre a aprendizagem é variável.
id EDUL-1_b7ec34910aca828575e6d0ac10b5433f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/294
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de casoefeito-escolacompetência escritoraprodução textual.leituraprodução de textosformação docenteDe acordo com os Resultados Gerais da Rede Estadual do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP 2010), um total de 23,3% dos estudantes terminou a 4ª série/5º ano do ciclo I do ensino fundamental apresentando um nível abaixo do básico na prova de redação. O objetivo geral desta pesquisa foi o de investigar como o efeito-escola, a participação familiar e a tutoria educacional afetaram o processo de construção da competência escritora dos sujeitos pesquisados. Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre a competência escritora demonstrada pelos estudantes no início de 2009 e 2010 e as reflexões referentes a esses dados. Observamos que houve uma tendência à manutenção do rendimento, demonstrando que o efeito escola sobre a aprendizagem é variável.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2014-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/294REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 417-4322177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/294/pdfParisotto, Ana Luzia VideiraAlves, Telma Aparecida Lucianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:46Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/294Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:46Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de caso
title A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de caso
spellingShingle A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de caso
Parisotto, Ana Luzia Videira
efeito-escola
competência escritora
produção textual.
leitura
produção de textos
formação docente
title_short A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de caso
title_full A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de caso
title_fullStr A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de caso
title_full_unstemmed A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de caso
title_sort A competência escritora de alunos de 6º/7º anos do ensino fundamental e o efeito-escola: um estudo de caso
author Parisotto, Ana Luzia Videira
author_facet Parisotto, Ana Luzia Videira
Alves, Telma Aparecida Luciano
author_role author
author2 Alves, Telma Aparecida Luciano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parisotto, Ana Luzia Videira
Alves, Telma Aparecida Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv efeito-escola
competência escritora
produção textual.
leitura
produção de textos
formação docente
topic efeito-escola
competência escritora
produção textual.
leitura
produção de textos
formação docente
description De acordo com os Resultados Gerais da Rede Estadual do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP 2010), um total de 23,3% dos estudantes terminou a 4ª série/5º ano do ciclo I do ensino fundamental apresentando um nível abaixo do básico na prova de redação. O objetivo geral desta pesquisa foi o de investigar como o efeito-escola, a participação familiar e a tutoria educacional afetaram o processo de construção da competência escritora dos sujeitos pesquisados. Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre a competência escritora demonstrada pelos estudantes no início de 2009 e 2010 e as reflexões referentes a esses dados. Observamos que houve uma tendência à manutenção do rendimento, demonstrando que o efeito escola sobre a aprendizagem é variável.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/294
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/294/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 417-432
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351694479360