Educação a distância: fundamentos, contextos e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rogério da Costa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Soares, Suely Aparecida Galli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/363
Resumo: Este artigo é fruto da pesquisa de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, ofertado pela Escola Superior de Educação Almeida Garret (Lisboa Pt). O estudo tem por objetivo explicitar o cenário em que a Educação a Distância (EAD) está circunscrita, no seu desenvolvimento histórico-político-educacional no Brasil, no intuito de desvelar os elementos que compõem os fundamentos político-educacional, teórico, conceitual e metodológico desta modalidade educativa. Explicitamos fundamentos, contextos e perspectivas da EAD. A abordagem, de ordem qualitativa, pautou-se na interpretação da realidade, no caráter hermenêutico dos pressupostos, teorias e legislação que subsidiam a modalidade. A análise centrou-se na compreensão e interpretação da literatura e legislação que fundamentam esta modalidade educacional. Através do presente estudo, foi possível constatar que a EAD possui uma singularidade própria em que se manifesta a distância física entre professor e aluno, o estudo individualizado, independente e autônomo, o processo de ensino e aprendizagem mediatizado, o uso de novas tecnologias e a comunicação bidirecional. Palavras-chave: Educação a distância. Curso on-line. Políticas educacionais;   DISTANCE EDUCATION: BASICS, CONTEXTS AND PERSPECTIVES Abstract: This article is the result of a master’s study in Pedagogical Supervision and the Training of Trainers, offered by the Superior School of Education Almeida Garret (Lisbon, Portugal). The study aims to explain the scenario in which Distance Education (DE) is limited within its historical-political-educational development in Brazil, with the purpose of revealing the elements that form the political-educational, theoretical, conceptual and methodological bases of this educational mode. We explain the bases, contexts and perspectives of DE. The qualitative approach was based on the interpretation of reality, in the hermeneutic nature of the assumptions, theories and legislation that subsidize the format. The analysis focused on the understanding and interpretation of literature and legislation that support this educational format. Through this study, it was possible to verify that DE has its own singularity where physical distance between teacher and student is manifested, individualized and independent study, the mediated teaching and learning process, the use of new technologies and bidirectional communication. Keywords: Distance educations; Online course. Educational policies. 
id EDUL-1_e945a5866f370c73dd0d63e0463e93fb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/363
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Educação a distância: fundamentos, contextos e perspectivasEducação a distânciaCurso on linePolíticas educacionaisEducação a distânciaEste artigo é fruto da pesquisa de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, ofertado pela Escola Superior de Educação Almeida Garret (Lisboa Pt). O estudo tem por objetivo explicitar o cenário em que a Educação a Distância (EAD) está circunscrita, no seu desenvolvimento histórico-político-educacional no Brasil, no intuito de desvelar os elementos que compõem os fundamentos político-educacional, teórico, conceitual e metodológico desta modalidade educativa. Explicitamos fundamentos, contextos e perspectivas da EAD. A abordagem, de ordem qualitativa, pautou-se na interpretação da realidade, no caráter hermenêutico dos pressupostos, teorias e legislação que subsidiam a modalidade. A análise centrou-se na compreensão e interpretação da literatura e legislação que fundamentam esta modalidade educacional. Através do presente estudo, foi possível constatar que a EAD possui uma singularidade própria em que se manifesta a distância física entre professor e aluno, o estudo individualizado, independente e autônomo, o processo de ensino e aprendizagem mediatizado, o uso de novas tecnologias e a comunicação bidirecional. Palavras-chave: Educação a distância. Curso on-line. Políticas educacionais;   DISTANCE EDUCATION: BASICS, CONTEXTS AND PERSPECTIVES Abstract: This article is the result of a master’s study in Pedagogical Supervision and the Training of Trainers, offered by the Superior School of Education Almeida Garret (Lisbon, Portugal). The study aims to explain the scenario in which Distance Education (DE) is limited within its historical-political-educational development in Brazil, with the purpose of revealing the elements that form the political-educational, theoretical, conceptual and methodological bases of this educational mode. We explain the bases, contexts and perspectives of DE. The qualitative approach was based on the interpretation of reality, in the hermeneutic nature of the assumptions, theories and legislation that subsidize the format. The analysis focused on the understanding and interpretation of literature and legislation that support this educational format. Through this study, it was possible to verify that DE has its own singularity where physical distance between teacher and student is manifested, individualized and independent study, the mediated teaching and learning process, the use of new technologies and bidirectional communication. Keywords: Distance educations; Online course. Educational policies. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa : método compreensivo-interpretativoapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/363REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 258-2792177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/363/pdfRibeiro, Rogério da CostaSoares, Suely Aparecida Galliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:35:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/363Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:35:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância: fundamentos, contextos e perspectivas
title Educação a distância: fundamentos, contextos e perspectivas
spellingShingle Educação a distância: fundamentos, contextos e perspectivas
Ribeiro, Rogério da Costa
Educação a distância
Curso on line
Políticas educacionais
Educação a distância
title_short Educação a distância: fundamentos, contextos e perspectivas
title_full Educação a distância: fundamentos, contextos e perspectivas
title_fullStr Educação a distância: fundamentos, contextos e perspectivas
title_full_unstemmed Educação a distância: fundamentos, contextos e perspectivas
title_sort Educação a distância: fundamentos, contextos e perspectivas
author Ribeiro, Rogério da Costa
author_facet Ribeiro, Rogério da Costa
Soares, Suely Aparecida Galli
author_role author
author2 Soares, Suely Aparecida Galli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Rogério da Costa
Soares, Suely Aparecida Galli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Curso on line
Políticas educacionais
Educação a distância
topic Educação a distância
Curso on line
Políticas educacionais
Educação a distância
description Este artigo é fruto da pesquisa de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, ofertado pela Escola Superior de Educação Almeida Garret (Lisboa Pt). O estudo tem por objetivo explicitar o cenário em que a Educação a Distância (EAD) está circunscrita, no seu desenvolvimento histórico-político-educacional no Brasil, no intuito de desvelar os elementos que compõem os fundamentos político-educacional, teórico, conceitual e metodológico desta modalidade educativa. Explicitamos fundamentos, contextos e perspectivas da EAD. A abordagem, de ordem qualitativa, pautou-se na interpretação da realidade, no caráter hermenêutico dos pressupostos, teorias e legislação que subsidiam a modalidade. A análise centrou-se na compreensão e interpretação da literatura e legislação que fundamentam esta modalidade educacional. Através do presente estudo, foi possível constatar que a EAD possui uma singularidade própria em que se manifesta a distância física entre professor e aluno, o estudo individualizado, independente e autônomo, o processo de ensino e aprendizagem mediatizado, o uso de novas tecnologias e a comunicação bidirecional. Palavras-chave: Educação a distância. Curso on-line. Políticas educacionais;   DISTANCE EDUCATION: BASICS, CONTEXTS AND PERSPECTIVES Abstract: This article is the result of a master’s study in Pedagogical Supervision and the Training of Trainers, offered by the Superior School of Education Almeida Garret (Lisbon, Portugal). The study aims to explain the scenario in which Distance Education (DE) is limited within its historical-political-educational development in Brazil, with the purpose of revealing the elements that form the political-educational, theoretical, conceptual and methodological bases of this educational mode. We explain the bases, contexts and perspectives of DE. The qualitative approach was based on the interpretation of reality, in the hermeneutic nature of the assumptions, theories and legislation that subsidize the format. The analysis focused on the understanding and interpretation of literature and legislation that support this educational format. Through this study, it was possible to verify that DE has its own singularity where physical distance between teacher and student is manifested, individualized and independent study, the mediated teaching and learning process, the use of new technologies and bidirectional communication. Keywords: Distance educations; Online course. Educational policies. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa : método compreensivo-interpretativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/363
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/363/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 258-279
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351739568128