A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonio Carlos Barbosa da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barbosa da Silva, Marina Coimbra Casadei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/268
Resumo: O presente artigo retrata as transformações que a escola e a educação vêm passando desde a idade média até a era contemporânea. Tem como foco principal apontar as questões subjetivas que fundamentaram a escola enquanto espaço educativo necessário à manutenção da sociedade. Finda por mostrar que a escola, atualmente, está perdendo sua função histórica, identitária e relacional (questões essenciais para estruturar uma sociedade) e está se transformando em um não lugar (conceito de Marc Augé), em uma instituição sem função social aparente, mantida apenas por ainda ser uma mercadoria consumível e lucrativa.
id EDUL-1_fbbf5aefc119fde726cff5c9fde8a896
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/268
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGARnão lugareducaçãoescolacontemporaneidadeAugécondição atual da escolaO presente artigo retrata as transformações que a escola e a educação vêm passando desde a idade média até a era contemporânea. Tem como foco principal apontar as questões subjetivas que fundamentaram a escola enquanto espaço educativo necessário à manutenção da sociedade. Finda por mostrar que a escola, atualmente, está perdendo sua função histórica, identitária e relacional (questões essenciais para estruturar uma sociedade) e está se transformando em um não lugar (conceito de Marc Augé), em uma instituição sem função social aparente, mantida apenas por ainda ser uma mercadoria consumível e lucrativa.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/268REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 8 (2012): POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS FORMATIVOS; 340-3622177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/268/pdfSilva, Antonio Carlos Barbosa daBarbosa da Silva, Marina Coimbra Casadeiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:05Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/268Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:05Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGAR
title A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGAR
spellingShingle A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGAR
Silva, Antonio Carlos Barbosa da
não lugar
educação
escola
contemporaneidade
Augé
condição atual da escola
title_short A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGAR
title_full A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGAR
title_fullStr A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGAR
title_full_unstemmed A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGAR
title_sort A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGAR
author Silva, Antonio Carlos Barbosa da
author_facet Silva, Antonio Carlos Barbosa da
Barbosa da Silva, Marina Coimbra Casadei
author_role author
author2 Barbosa da Silva, Marina Coimbra Casadei
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonio Carlos Barbosa da
Barbosa da Silva, Marina Coimbra Casadei
dc.subject.por.fl_str_mv não lugar
educação
escola
contemporaneidade
Augé
condição atual da escola
topic não lugar
educação
escola
contemporaneidade
Augé
condição atual da escola
description O presente artigo retrata as transformações que a escola e a educação vêm passando desde a idade média até a era contemporânea. Tem como foco principal apontar as questões subjetivas que fundamentaram a escola enquanto espaço educativo necessário à manutenção da sociedade. Finda por mostrar que a escola, atualmente, está perdendo sua função histórica, identitária e relacional (questões essenciais para estruturar uma sociedade) e está se transformando em um não lugar (conceito de Marc Augé), em uma instituição sem função social aparente, mantida apenas por ainda ser uma mercadoria consumível e lucrativa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/268
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/268/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 8 (2012): POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS FORMATIVOS; 340-362
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351677702144