A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/268 |
Resumo: | O presente artigo retrata as transformações que a escola e a educação vêm passando desde a idade média até a era contemporânea. Tem como foco principal apontar as questões subjetivas que fundamentaram a escola enquanto espaço educativo necessário à manutenção da sociedade. Finda por mostrar que a escola, atualmente, está perdendo sua função histórica, identitária e relacional (questões essenciais para estruturar uma sociedade) e está se transformando em um não lugar (conceito de Marc Augé), em uma instituição sem função social aparente, mantida apenas por ainda ser uma mercadoria consumível e lucrativa. |
id |
EDUL-1_fbbf5aefc119fde726cff5c9fde8a896 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/268 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGARnão lugareducaçãoescolacontemporaneidadeAugécondição atual da escolaO presente artigo retrata as transformações que a escola e a educação vêm passando desde a idade média até a era contemporânea. Tem como foco principal apontar as questões subjetivas que fundamentaram a escola enquanto espaço educativo necessário à manutenção da sociedade. Finda por mostrar que a escola, atualmente, está perdendo sua função histórica, identitária e relacional (questões essenciais para estruturar uma sociedade) e está se transformando em um não lugar (conceito de Marc Augé), em uma instituição sem função social aparente, mantida apenas por ainda ser uma mercadoria consumível e lucrativa.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/268REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 8 (2012): POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS FORMATIVOS; 340-3622177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/268/pdfSilva, Antonio Carlos Barbosa daBarbosa da Silva, Marina Coimbra Casadeiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:05Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/268Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:05Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGAR |
title |
A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGAR |
spellingShingle |
A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGAR Silva, Antonio Carlos Barbosa da não lugar educação escola contemporaneidade Augé condição atual da escola |
title_short |
A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGAR |
title_full |
A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGAR |
title_fullStr |
A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGAR |
title_full_unstemmed |
A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGAR |
title_sort |
A ESCOLA NA CONDIÇÃO DE NÃO LUGAR |
author |
Silva, Antonio Carlos Barbosa da |
author_facet |
Silva, Antonio Carlos Barbosa da Barbosa da Silva, Marina Coimbra Casadei |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa da Silva, Marina Coimbra Casadei |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Antonio Carlos Barbosa da Barbosa da Silva, Marina Coimbra Casadei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
não lugar educação escola contemporaneidade Augé condição atual da escola |
topic |
não lugar educação escola contemporaneidade Augé condição atual da escola |
description |
O presente artigo retrata as transformações que a escola e a educação vêm passando desde a idade média até a era contemporânea. Tem como foco principal apontar as questões subjetivas que fundamentaram a escola enquanto espaço educativo necessário à manutenção da sociedade. Finda por mostrar que a escola, atualmente, está perdendo sua função histórica, identitária e relacional (questões essenciais para estruturar uma sociedade) e está se transformando em um não lugar (conceito de Marc Augé), em uma instituição sem função social aparente, mantida apenas por ainda ser uma mercadoria consumível e lucrativa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/268 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/268/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 8 (2012): POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS FORMATIVOS; 340-362 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351677702144 |