Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/as

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/50
Resumo: Trazemos, no presente artigo, reflexões a partir das duas primeiras etapas da pesquisa Curso de Pedagogia no Rio de Janeiro após Diretrizes Curriculares Nacionais: Políticas de Conhecimento e Formação. Partindo da centralidade da Graduação em Pedagogia, na trajetória de formação de professores/as para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a pesquisa envolve diferentes dimensões, espaços e tempos. Como etapa introdutória e de contextualização, levantamos, em 2008, o perfil dos ingressantes no Curso, nas unidades de São Gonçalo e Niterói da Universidade Estácio de Sá. A partir desse estudo inicial, a continuidade, em 2009, foi se delineando no sentido de olhar os processos capilares de formação, por meio do acompanhamento, ao longo de toda graduação, de um grupo de estudantes de São Gonçalo que participaram do levantamento do perfil realizado em 2008. A proposta é desenvolvida por meio de Seminários de Histórias de Vida e Formação, tendo como objetivo acompanhar a trajetória de formação dos participantes, ao longo do Curso, focalizando, assim, as potencialidades da graduação em Pedagogia e da experiência narrativa nos movimentos de formação e reconstrução identitária docente.
id EDUL-1_719cc21aa0da2f72bc356426b6daf6d4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/50
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/asCurso de Pedagogiahistória de vidaformação de professores(as).Trazemos, no presente artigo, reflexões a partir das duas primeiras etapas da pesquisa Curso de Pedagogia no Rio de Janeiro após Diretrizes Curriculares Nacionais: Políticas de Conhecimento e Formação. Partindo da centralidade da Graduação em Pedagogia, na trajetória de formação de professores/as para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a pesquisa envolve diferentes dimensões, espaços e tempos. Como etapa introdutória e de contextualização, levantamos, em 2008, o perfil dos ingressantes no Curso, nas unidades de São Gonçalo e Niterói da Universidade Estácio de Sá. A partir desse estudo inicial, a continuidade, em 2009, foi se delineando no sentido de olhar os processos capilares de formação, por meio do acompanhamento, ao longo de toda graduação, de um grupo de estudantes de São Gonçalo que participaram do levantamento do perfil realizado em 2008. A proposta é desenvolvida por meio de Seminários de Histórias de Vida e Formação, tendo como objetivo acompanhar a trajetória de formação dos participantes, ao longo do Curso, focalizando, assim, as potencialidades da graduação em Pedagogia e da experiência narrativa nos movimentos de formação e reconstrução identitária docente.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/50REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 03 (2010): FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES; 04-232177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/50/pdfBragança, Inês Ferreira de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:29:14Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/50Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:29:14Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/as
title Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/as
spellingShingle Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/as
Bragança, Inês Ferreira de Souza
Curso de Pedagogia
história de vida
formação de professores(as).
title_short Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/as
title_full Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/as
title_fullStr Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/as
title_full_unstemmed Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/as
title_sort Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/as
author Bragança, Inês Ferreira de Souza
author_facet Bragança, Inês Ferreira de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bragança, Inês Ferreira de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de Pedagogia
história de vida
formação de professores(as).
topic Curso de Pedagogia
história de vida
formação de professores(as).
description Trazemos, no presente artigo, reflexões a partir das duas primeiras etapas da pesquisa Curso de Pedagogia no Rio de Janeiro após Diretrizes Curriculares Nacionais: Políticas de Conhecimento e Formação. Partindo da centralidade da Graduação em Pedagogia, na trajetória de formação de professores/as para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a pesquisa envolve diferentes dimensões, espaços e tempos. Como etapa introdutória e de contextualização, levantamos, em 2008, o perfil dos ingressantes no Curso, nas unidades de São Gonçalo e Niterói da Universidade Estácio de Sá. A partir desse estudo inicial, a continuidade, em 2009, foi se delineando no sentido de olhar os processos capilares de formação, por meio do acompanhamento, ao longo de toda graduação, de um grupo de estudantes de São Gonçalo que participaram do levantamento do perfil realizado em 2008. A proposta é desenvolvida por meio de Seminários de Histórias de Vida e Formação, tendo como objetivo acompanhar a trajetória de formação dos participantes, ao longo do Curso, focalizando, assim, as potencialidades da graduação em Pedagogia e da experiência narrativa nos movimentos de formação e reconstrução identitária docente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/50
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/50
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/50/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 03 (2010): FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES; 04-23
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351212134401