Progressos na imunização contra Anaplasma marginale.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAUJO, F. R.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: MADRUGA, C. R., SOARES, C. O., KESSLER, R. H.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/325515
https://doi.org/10.1590/S0100-736X2003000400001
Resumo: Até o presente momento, as imunizações contra anaplasmose em rebanhos bovinos utilizam organismos vivos ou mortos. No entanto, esforços têm sido realizados nos últimos anos com o objetivo de desenvolver uma nova geração de vacinas. A membrana externa de Anaplasma marginale é capaz de induzir reposta imune protetora contra desafio homólogo e parcialmente protetora contra desafio heterólo-go. Nela foram identificadas seis proteínas principais de superfície (MSPs), as quais têm sido alvo de estudos para o desenvolvimento de imunógenos contra a anaplasmose. Destas proteínas, MSP1a e MSP2 têm demonstrado maior potencial como imunógenos, protegendo os animais contra desafio com isolados virulentos homólogos e heterólogos de A. marginale, apesar do polimorfismo de tamanho da primeira proteína e variabilidade do gene que codifica a segunda. Uma outra alternativa para a imunização contra A. marginale é o cultivo in vitro dessa riquétsia. Organismos inativados provenientes de cultivo em células IDE8 de Dermacentor variabilis foram testados como imunógeno. Os animais apresentaram uma significativa diferença na redução do volume globular após desafio e não apresentaram sinais clínicos de anaplasmose. Além da proteção conferida por este tipo de imunógeno, os organismos provenientes de cultura de células de carrapato são livres de células e patógenos de bovinos, o que é uma vantagem significativa quando comparado aos processos tradicionais de imunização.
id EMBR_e85fb1009b0cd8c02072a24bf0a3a234
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/325515
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Progressos na imunização contra Anaplasma marginale.Anaplasma MarginaleBovinoImunizaçãoPolimorfismoSanidade AnimalAnaplasmosisAnimal healthCattleDermacentor variabilisImmunizationAté o presente momento, as imunizações contra anaplasmose em rebanhos bovinos utilizam organismos vivos ou mortos. No entanto, esforços têm sido realizados nos últimos anos com o objetivo de desenvolver uma nova geração de vacinas. A membrana externa de Anaplasma marginale é capaz de induzir reposta imune protetora contra desafio homólogo e parcialmente protetora contra desafio heterólo-go. Nela foram identificadas seis proteínas principais de superfície (MSPs), as quais têm sido alvo de estudos para o desenvolvimento de imunógenos contra a anaplasmose. Destas proteínas, MSP1a e MSP2 têm demonstrado maior potencial como imunógenos, protegendo os animais contra desafio com isolados virulentos homólogos e heterólogos de A. marginale, apesar do polimorfismo de tamanho da primeira proteína e variabilidade do gene que codifica a segunda. Uma outra alternativa para a imunização contra A. marginale é o cultivo in vitro dessa riquétsia. Organismos inativados provenientes de cultivo em células IDE8 de Dermacentor variabilis foram testados como imunógeno. Os animais apresentaram uma significativa diferença na redução do volume globular após desafio e não apresentaram sinais clínicos de anaplasmose. Além da proteção conferida por este tipo de imunógeno, os organismos provenientes de cultura de células de carrapato são livres de células e patógenos de bovinos, o que é uma vantagem significativa quando comparado aos processos tradicionais de imunização.FLABIO RIBEIRO DE ARAUJO, CNPGC; CLAUDIO ROBERTO MADRUGA, CNPGC; CLEBER OLIVEIRA SOARES, CNPGC; RAUL HENRIQUE KESSLER, CNPGC.ARAUJO, F. R.MADRUGA, C. R.SOARES, C. O.KESSLER, R. H.2023-06-22T20:24:29Z2023-06-22T20:24:29Z2004-05-032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Veterinária Brasileira, v. 23, n. 4, p. 139-148, jan./out. 2003.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/325515https://doi.org/10.1590/S0100-736X2003000400001porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-06-22T20:24:29Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/325515Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-06-22T20:24:29falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-06-22T20:24:29Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Progressos na imunização contra Anaplasma marginale.
title Progressos na imunização contra Anaplasma marginale.
spellingShingle Progressos na imunização contra Anaplasma marginale.
ARAUJO, F. R.
Anaplasma Marginale
Bovino
Imunização
Polimorfismo
Sanidade Animal
Anaplasmosis
Animal health
Cattle
Dermacentor variabilis
Immunization
title_short Progressos na imunização contra Anaplasma marginale.
title_full Progressos na imunização contra Anaplasma marginale.
title_fullStr Progressos na imunização contra Anaplasma marginale.
title_full_unstemmed Progressos na imunização contra Anaplasma marginale.
title_sort Progressos na imunização contra Anaplasma marginale.
author ARAUJO, F. R.
author_facet ARAUJO, F. R.
MADRUGA, C. R.
SOARES, C. O.
KESSLER, R. H.
author_role author
author2 MADRUGA, C. R.
SOARES, C. O.
KESSLER, R. H.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FLABIO RIBEIRO DE ARAUJO, CNPGC; CLAUDIO ROBERTO MADRUGA, CNPGC; CLEBER OLIVEIRA SOARES, CNPGC; RAUL HENRIQUE KESSLER, CNPGC.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAUJO, F. R.
MADRUGA, C. R.
SOARES, C. O.
KESSLER, R. H.
dc.subject.por.fl_str_mv Anaplasma Marginale
Bovino
Imunização
Polimorfismo
Sanidade Animal
Anaplasmosis
Animal health
Cattle
Dermacentor variabilis
Immunization
topic Anaplasma Marginale
Bovino
Imunização
Polimorfismo
Sanidade Animal
Anaplasmosis
Animal health
Cattle
Dermacentor variabilis
Immunization
description Até o presente momento, as imunizações contra anaplasmose em rebanhos bovinos utilizam organismos vivos ou mortos. No entanto, esforços têm sido realizados nos últimos anos com o objetivo de desenvolver uma nova geração de vacinas. A membrana externa de Anaplasma marginale é capaz de induzir reposta imune protetora contra desafio homólogo e parcialmente protetora contra desafio heterólo-go. Nela foram identificadas seis proteínas principais de superfície (MSPs), as quais têm sido alvo de estudos para o desenvolvimento de imunógenos contra a anaplasmose. Destas proteínas, MSP1a e MSP2 têm demonstrado maior potencial como imunógenos, protegendo os animais contra desafio com isolados virulentos homólogos e heterólogos de A. marginale, apesar do polimorfismo de tamanho da primeira proteína e variabilidade do gene que codifica a segunda. Uma outra alternativa para a imunização contra A. marginale é o cultivo in vitro dessa riquétsia. Organismos inativados provenientes de cultivo em células IDE8 de Dermacentor variabilis foram testados como imunógeno. Os animais apresentaram uma significativa diferença na redução do volume globular após desafio e não apresentaram sinais clínicos de anaplasmose. Além da proteção conferida por este tipo de imunógeno, os organismos provenientes de cultura de células de carrapato são livres de células e patógenos de bovinos, o que é uma vantagem significativa quando comparado aos processos tradicionais de imunização.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2004-05-03
2023-06-22T20:24:29Z
2023-06-22T20:24:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 23, n. 4, p. 139-148, jan./out. 2003.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/325515
https://doi.org/10.1590/S0100-736X2003000400001
identifier_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 23, n. 4, p. 139-148, jan./out. 2003.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/325515
https://doi.org/10.1590/S0100-736X2003000400001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503546314424320