Simulação do movimento de aldicarb e tebuthiuron em solos sob cultivos de banana e cana-de-açúcar no semi-árido brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PESSOA, M. C. P. Y.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: CHAIM, A., GOMES, M. A. F., SILVA, A. de S., SOARES, J. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15048
Resumo: Este trabalho apresenta resultados da tendência de movimento de tebuthiuron e aldicarb aplicados em cana-de-açúcar e banana respectivamente, no perfil vertical de solos de área da região Submédio São Francisco com lençóis subterrâneos encontrados a partir de 1,5 m de profundidade. Os solos analisados foram: Latossolo Amarelo Distrófico, Latossolo Amarelo Eutrófico, Latossolo Vermelho Eutrófico, Argissolo Vermelho-Amarelo Distrófico, Argissolo Vermelho-Amarelo Eutrófico, Argissolo Amarelo Álico, Argissolo Amarelo Distrófico, Argissolo Amarelo Eutrófico, Argissolo Acinzentado Álico, Planossolo Eutrófico, Neossolo Quartzarênico Distrófico e Neossolo Quartzarênico Álico. A movimentação foi acompanhada por simulação de sistemas para um período de três anos consecutivos, após uma única aplicação, em cenários separados por cultura e tipo de solo. Os resultados indicaram maior tendência de lixiviação de tebuthiuron e de aldicarb em Latossolo Vermelho Eutrófico, Neossolo Quartzarênico Distrófico e Neossolo Quartzarênico Álico. Não há indicativos de risco para a saúde humana, conforme padrão de referência da diretiva 89/778/EEC, para ambos os produtos nos cenários analisados.