As estruturas canavieira e citrícola em Alagoas, Pernambuco e São Paulo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEDROSO, L. G.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: LAGES, A. M. G., SILVA, R. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1035583
Resumo: Este artigo verifica, por meio de uma análise comparativa descritiva, as fontes de crescimento das culturas canavieira e citrícola nos municípios das microrregiões da Mata Alagoana, Mata Setentrional Pernambucana, Mata Meridional Pernambucana e de Ribeirão Preto, SP, a partir de dados da Pesquisa Agrícola Municipal de 1990 e 2012 (PAM-IBGE). É utilizado o método shift--share como meio analítico de gerar informações relevantes para a verificação de problemas regionais específicos. Para Pernambuco, verifica-se decadência da produção canavieira e a substituição por outras atividades. Alagoas é o estado com maior dependência da produção canavieira, mas há necessidade de melhoria tecnológica do cultivo para a sobrevivência da cultura. Já São Paulo desponta como líder brasileiro da produção canavieira, que tem tomado espaço de outras culturas. Na citricultura, entretanto, São Paulo enfrenta crise ? tem havido substituição por outras culturas. Também em Alagoas, a citricultura enfrenta problemas de baixo rendimento produtivo e de comercialização ? a bovinocultura de corte e leite, por exemplo, competem no mesmo espaço produtivo.
id EMBR_91822693601715ca3f0f138d1f73e2e6
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1035583
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling As estruturas canavieira e citrícola em Alagoas, Pernambuco e São Paulo.Cana-de-açúcarShift-shareLaranjaSugarcaneOrangesEste artigo verifica, por meio de uma análise comparativa descritiva, as fontes de crescimento das culturas canavieira e citrícola nos municípios das microrregiões da Mata Alagoana, Mata Setentrional Pernambucana, Mata Meridional Pernambucana e de Ribeirão Preto, SP, a partir de dados da Pesquisa Agrícola Municipal de 1990 e 2012 (PAM-IBGE). É utilizado o método shift--share como meio analítico de gerar informações relevantes para a verificação de problemas regionais específicos. Para Pernambuco, verifica-se decadência da produção canavieira e a substituição por outras atividades. Alagoas é o estado com maior dependência da produção canavieira, mas há necessidade de melhoria tecnológica do cultivo para a sobrevivência da cultura. Já São Paulo desponta como líder brasileiro da produção canavieira, que tem tomado espaço de outras culturas. Na citricultura, entretanto, São Paulo enfrenta crise ? tem havido substituição por outras culturas. Também em Alagoas, a citricultura enfrenta problemas de baixo rendimento produtivo e de comercialização ? a bovinocultura de corte e leite, por exemplo, competem no mesmo espaço produtivo.LUDMILA GIULI PEDROSO; ANDRÉ MAIA GOMES LAGES, Universidade Federal de Alagoas; RÔMULO POLIANO SILVA.PEDROSO, L. G.LAGES, A. M. G.SILVA, R. P.2016-01-29T11:11:11Z2016-01-29T11:11:11Z2016-01-2920152017-05-23T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Política Agrícola, Brasília, DF, ano 24, n. 3, p. 88-101, jul./ago./set. 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1035583porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:38:21Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1035583Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:38:21falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:38:21Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv As estruturas canavieira e citrícola em Alagoas, Pernambuco e São Paulo.
title As estruturas canavieira e citrícola em Alagoas, Pernambuco e São Paulo.
spellingShingle As estruturas canavieira e citrícola em Alagoas, Pernambuco e São Paulo.
PEDROSO, L. G.
Cana-de-açúcar
Shift-share
Laranja
Sugarcane
Oranges
title_short As estruturas canavieira e citrícola em Alagoas, Pernambuco e São Paulo.
title_full As estruturas canavieira e citrícola em Alagoas, Pernambuco e São Paulo.
title_fullStr As estruturas canavieira e citrícola em Alagoas, Pernambuco e São Paulo.
title_full_unstemmed As estruturas canavieira e citrícola em Alagoas, Pernambuco e São Paulo.
title_sort As estruturas canavieira e citrícola em Alagoas, Pernambuco e São Paulo.
author PEDROSO, L. G.
author_facet PEDROSO, L. G.
LAGES, A. M. G.
SILVA, R. P.
author_role author
author2 LAGES, A. M. G.
SILVA, R. P.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUDMILA GIULI PEDROSO; ANDRÉ MAIA GOMES LAGES, Universidade Federal de Alagoas; RÔMULO POLIANO SILVA.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEDROSO, L. G.
LAGES, A. M. G.
SILVA, R. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Cana-de-açúcar
Shift-share
Laranja
Sugarcane
Oranges
topic Cana-de-açúcar
Shift-share
Laranja
Sugarcane
Oranges
description Este artigo verifica, por meio de uma análise comparativa descritiva, as fontes de crescimento das culturas canavieira e citrícola nos municípios das microrregiões da Mata Alagoana, Mata Setentrional Pernambucana, Mata Meridional Pernambucana e de Ribeirão Preto, SP, a partir de dados da Pesquisa Agrícola Municipal de 1990 e 2012 (PAM-IBGE). É utilizado o método shift--share como meio analítico de gerar informações relevantes para a verificação de problemas regionais específicos. Para Pernambuco, verifica-se decadência da produção canavieira e a substituição por outras atividades. Alagoas é o estado com maior dependência da produção canavieira, mas há necessidade de melhoria tecnológica do cultivo para a sobrevivência da cultura. Já São Paulo desponta como líder brasileiro da produção canavieira, que tem tomado espaço de outras culturas. Na citricultura, entretanto, São Paulo enfrenta crise ? tem havido substituição por outras culturas. Também em Alagoas, a citricultura enfrenta problemas de baixo rendimento produtivo e de comercialização ? a bovinocultura de corte e leite, por exemplo, competem no mesmo espaço produtivo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-01-29T11:11:11Z
2016-01-29T11:11:11Z
2016-01-29
2017-05-23T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Política Agrícola, Brasília, DF, ano 24, n. 3, p. 88-101, jul./ago./set. 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1035583
identifier_str_mv Revista de Política Agrícola, Brasília, DF, ano 24, n. 3, p. 88-101, jul./ago./set. 2015.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1035583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503417080578048