Registro da ocorrência de Hypsipyla ferrealis e Hypsipyla grandella (Lepidoptera: Pyralidae) em frutos de andirobeiras (Carapa guianensis, Meliaceae) em Macapá - AP, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JESUS-BARROS, C. R. de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: LIRA-GUEDES, A. C., GUEDES, M. C., GUABIRABA-RIBEIRO, G., BARBOSA, E. de J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025767
Resumo: A andirobeira (Carapa guianensis Aubl.) é uma espécie florestal de grande importância para os amazônicos. No Brasil, é frequentemente encontrada nas florestas de várzeas, em toda a bacia amazônica, mas pode ser encontrada também em floresta de terra firme. É uma árvore de uso múltiplo, com grande potencial para o manejo, já que apresenta alta densidade e distribuição agregada. Sua madeira é de alto valor comercial, assim como o óleo extraído de suas sementes, que é visado pelas indústrias de fármacos e cosméticos. No entanto, boa parte do potencial da produção de óleo pode ser perdida por danos às sementes, principalmente os ocasionados por insetos. Dentre eles destacam-se as mariposas: Hypsipyla ferrealise Hypsipyla grandella. O objetivo do trabalho foi identificar as espécies de lepidópteros que ocorrem em frutos de andirobeiras em uma floresta de várzea em Macapá, Amapá. O estudo foi realizado na Área de Proteção Ambiental da Fazendinha, onde foram inventariadas todas as andirobeiras adultas e produtivas. Foram coletados 67 frutos, de cinco andirobeiras, diretamente da copa das árvores, utilizando técnicas de rapel e/ou uso de esporas. Após avaliar a biometria dos frutos e sementes, foram separadas as sementes sadias das danificadas. As sementes danificadas foram encaminhadas ao Laboratório de Entomologia da Embrapa Amapá, colocadas em bandejas plásticas cobertas com organza e acompanhadas diariamente até a emergência dos insetos adultos. Todos os insetos adultos foram montados, depositados em caixa entomológica e identificados. Dois frutos coletados a 35 m de altura estavam infestados. Obteve-se 21 pupas, dos quais emergiram 18 indivíduos adultos: Hypsipyla ferrealis(11 exemplares) e Hypsipyla grandella (7).