Caracterização da composição química de conserva de palmito de Cordyline spectabilis e da farinha obtida do resíduo após processamento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HELM, C. V.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: STEENBOCK, W., MAZZA, M. C. M., MAZZA, C. A. da S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903230
Resumo: A necessidade de novos produtos estimula a utilização de matérias-primas regionais que não são processadas ou que quando o são, é realizado de maneira bastante artesanal, como é o caso da uvarana. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma conserva de palmito de uvarana (Cordyline spectabilis Kunth & Bouché) procedentes do Município de Campo Largo, PR, e com o resíduo obtido do processamento da conserva elaborar uma farinha e determinar a composição nutricional dos dois produtos. Avaliaram-se a composição química dos produtos obtidos e o valor de pH e acidez das conservas, para avaliar o estado de conservação do produto. A conserva apresentou um alto teor proteico (4,68 g 100 g-1) e a farinha um alto teor de fibra alimentar (69,11 g 100 g-1) e ambos os produtos apresentaram um baixo valor calórico (58,39 e 59,72 kcal 100 g-1), respectivamente, o que sugere uma interessante fonte de suplemento alimentar para desenvolvimento de novos produtos alimentícios.