Calibração regional e local da equação de Hargreaves para estimativa da evapotranspiração de referência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, D. S.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: HEINEMANN, A. B., PAZ, R. L. F., AMORIM, A. de O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/909444
Resumo: A equação de Penman-Monteith FAO-56 (EToPM) tem sido recomendada pela FAO, Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (ONU), como padrão para estimar a evapotranspiração de referência (ETo). Essa equação requer muitas variáveis que não estão disponíveis na maioria das estações meteorológicas no Brasil central. Por outro lado, a equação de Hargreaves é considerada simples e demanda somente dados de temperatura máxima e mínima para estimar a ETo. Entretanto, essa equação requer um ajuste local. Esse estudo analisa a possibilidade de utilizar a equação de Hargreaves ajustada para estimar a ETo no estado de Goiás. Para isso, os parâmetros empíricos, HC (coeficiente empírico de Hargreaves) e HE (expoente empírico de Hargreaves), da equação de Hargreaves foram ajustados considerando dois processos, ajuste local (HGR - Hargreaves ajuste local) e ajuste regional (HGL - Hargreaves ajuste regional). Para o HGL, os parâmetros empíricos foram ajustados para cada estação meteorológica. Já, para o HGR, os parâmetros empíricos foram ajustados considerando conjuntamente os dados de todas as estações meteorológicas. A equação de Hargreaves ajustada para ambos os processos, local e regional, apresentou valores de ERQM de 17,95 e 21,93%, respectivamente, considerando o conjunto total de dados climáticos. A equação de Hargreaves ajustada localmente ou regionalmente é uma opção para estimar os valores diários de ETo no Estado de Goiás em locais em que a disponibilidade de dados climáticos é limitada.
id EMBR_bfa7e14cd0ed24db7b049588269f3d03
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/909444
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Calibração regional e local da equação de Hargreaves para estimativa da evapotranspiração de referência.CalibraçãoEvapotranspiraçãoTemperaturaA equação de Penman-Monteith FAO-56 (EToPM) tem sido recomendada pela FAO, Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (ONU), como padrão para estimar a evapotranspiração de referência (ETo). Essa equação requer muitas variáveis que não estão disponíveis na maioria das estações meteorológicas no Brasil central. Por outro lado, a equação de Hargreaves é considerada simples e demanda somente dados de temperatura máxima e mínima para estimar a ETo. Entretanto, essa equação requer um ajuste local. Esse estudo analisa a possibilidade de utilizar a equação de Hargreaves ajustada para estimar a ETo no estado de Goiás. Para isso, os parâmetros empíricos, HC (coeficiente empírico de Hargreaves) e HE (expoente empírico de Hargreaves), da equação de Hargreaves foram ajustados considerando dois processos, ajuste local (HGR - Hargreaves ajuste local) e ajuste regional (HGL - Hargreaves ajuste regional). Para o HGL, os parâmetros empíricos foram ajustados para cada estação meteorológica. Já, para o HGR, os parâmetros empíricos foram ajustados considerando conjuntamente os dados de todas as estações meteorológicas. A equação de Hargreaves ajustada para ambos os processos, local e regional, apresentou valores de ERQM de 17,95 e 21,93%, respectivamente, considerando o conjunto total de dados climáticos. A equação de Hargreaves ajustada localmente ou regionalmente é uma opção para estimar os valores diários de ETo no Estado de Goiás em locais em que a disponibilidade de dados climáticos é limitada.DIEGO SIMÕES FERNANDES, SIMEHGO; ALEXANDRE BRYAN HEINEMANN, CNPAF; ROSIDALVA LOPES FEITOSA PAZ, SIMEHGO; ANDRÉ DE OLIVEIRA AMORIM, SIMEHGO.FERNANDES, D. S.HEINEMANN, A. B.PAZ, R. L. F.AMORIM, A. de O.2011-12-13T11:11:11Z2011-12-13T11:11:11Z2011-12-1320122012-04-11T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 43, n. 2, p. 246-255, abr./jun. 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/909444porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:31:19Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/909444Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:31:19falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:31:19Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Calibração regional e local da equação de Hargreaves para estimativa da evapotranspiração de referência.
title Calibração regional e local da equação de Hargreaves para estimativa da evapotranspiração de referência.
spellingShingle Calibração regional e local da equação de Hargreaves para estimativa da evapotranspiração de referência.
FERNANDES, D. S.
Calibração
Evapotranspiração
Temperatura
title_short Calibração regional e local da equação de Hargreaves para estimativa da evapotranspiração de referência.
title_full Calibração regional e local da equação de Hargreaves para estimativa da evapotranspiração de referência.
title_fullStr Calibração regional e local da equação de Hargreaves para estimativa da evapotranspiração de referência.
title_full_unstemmed Calibração regional e local da equação de Hargreaves para estimativa da evapotranspiração de referência.
title_sort Calibração regional e local da equação de Hargreaves para estimativa da evapotranspiração de referência.
author FERNANDES, D. S.
author_facet FERNANDES, D. S.
HEINEMANN, A. B.
PAZ, R. L. F.
AMORIM, A. de O.
author_role author
author2 HEINEMANN, A. B.
PAZ, R. L. F.
AMORIM, A. de O.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DIEGO SIMÕES FERNANDES, SIMEHGO; ALEXANDRE BRYAN HEINEMANN, CNPAF; ROSIDALVA LOPES FEITOSA PAZ, SIMEHGO; ANDRÉ DE OLIVEIRA AMORIM, SIMEHGO.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, D. S.
HEINEMANN, A. B.
PAZ, R. L. F.
AMORIM, A. de O.
dc.subject.por.fl_str_mv Calibração
Evapotranspiração
Temperatura
topic Calibração
Evapotranspiração
Temperatura
description A equação de Penman-Monteith FAO-56 (EToPM) tem sido recomendada pela FAO, Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (ONU), como padrão para estimar a evapotranspiração de referência (ETo). Essa equação requer muitas variáveis que não estão disponíveis na maioria das estações meteorológicas no Brasil central. Por outro lado, a equação de Hargreaves é considerada simples e demanda somente dados de temperatura máxima e mínima para estimar a ETo. Entretanto, essa equação requer um ajuste local. Esse estudo analisa a possibilidade de utilizar a equação de Hargreaves ajustada para estimar a ETo no estado de Goiás. Para isso, os parâmetros empíricos, HC (coeficiente empírico de Hargreaves) e HE (expoente empírico de Hargreaves), da equação de Hargreaves foram ajustados considerando dois processos, ajuste local (HGR - Hargreaves ajuste local) e ajuste regional (HGL - Hargreaves ajuste regional). Para o HGL, os parâmetros empíricos foram ajustados para cada estação meteorológica. Já, para o HGR, os parâmetros empíricos foram ajustados considerando conjuntamente os dados de todas as estações meteorológicas. A equação de Hargreaves ajustada para ambos os processos, local e regional, apresentou valores de ERQM de 17,95 e 21,93%, respectivamente, considerando o conjunto total de dados climáticos. A equação de Hargreaves ajustada localmente ou regionalmente é uma opção para estimar os valores diários de ETo no Estado de Goiás em locais em que a disponibilidade de dados climáticos é limitada.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-13T11:11:11Z
2011-12-13T11:11:11Z
2011-12-13
2012
2012-04-11T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 43, n. 2, p. 246-255, abr./jun. 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/909444
identifier_str_mv Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 43, n. 2, p. 246-255, abr./jun. 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/909444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503356321890304