Efeito de Dosificacoes Anti-Helminticas no Ganho de Bubalinos Criados em Pastagem Nativa de Terra Inundavel ao Baixo Amazonas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LAU, H. D.
Data de Publicação: 1991
Outros Autores: MARQUES, J. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105777
Resumo: Quatro lotes de doze bubalinos com idade entre sete e oito meses, mantidos em pastagem nativa de terra inundável do baixo Amazonas, foram submetidos aos seguintes es-quemas de tratamentos anti-helmínticos: lote I - testemunha; lote II - vermifugação aos 180 dias; lote III - vermifugação em janeiro, junho e outubro; lote IV - vermifugação a cada 30 dias. Os animais apresentaram, no início do experimento, inexpressiva infestação parasitária. As pesagens mensais dos bezerros acusaram diferenças de ganho de peso entre os períodos mais chuvoso e menos chuvoso do ano, mas não entre os tratamentos. No período menos chuvoso, os animais ganharam mais peso. Os tratamentos anti-helmínticos foram considerados desnecessários e anti-econômicos. O ganho de peso dos animais, nessas condições, está relacionado diretamente ao fator nutricional.
id EMBR_818a8bc9959ff8d516378361995121db
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/105777
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito de Dosificacoes Anti-Helminticas no Ganho de Bubalinos Criados em Pastagem Nativa de Terra Inundavel ao Baixo Amazonas.Helmintose gastrintestinaldosificação estratégicabubaliniculturaGanho de PesoQuatro lotes de doze bubalinos com idade entre sete e oito meses, mantidos em pastagem nativa de terra inundável do baixo Amazonas, foram submetidos aos seguintes es-quemas de tratamentos anti-helmínticos: lote I - testemunha; lote II - vermifugação aos 180 dias; lote III - vermifugação em janeiro, junho e outubro; lote IV - vermifugação a cada 30 dias. Os animais apresentaram, no início do experimento, inexpressiva infestação parasitária. As pesagens mensais dos bezerros acusaram diferenças de ganho de peso entre os períodos mais chuvoso e menos chuvoso do ano, mas não entre os tratamentos. No período menos chuvoso, os animais ganharam mais peso. Os tratamentos anti-helmínticos foram considerados desnecessários e anti-econômicos. O ganho de peso dos animais, nessas condições, está relacionado diretamente ao fator nutricional.2011-04-09T12:18:51Z2011-04-09T12:18:51Z2001-09-1719912011-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuaria Brasileira, Brasilia, v.26, n.4, p.473-477, abr.1991http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105777porLAU, H. D.MARQUES, J. F.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:21:45Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/105777Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:21:45falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:21:45Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de Dosificacoes Anti-Helminticas no Ganho de Bubalinos Criados em Pastagem Nativa de Terra Inundavel ao Baixo Amazonas.
title Efeito de Dosificacoes Anti-Helminticas no Ganho de Bubalinos Criados em Pastagem Nativa de Terra Inundavel ao Baixo Amazonas.
spellingShingle Efeito de Dosificacoes Anti-Helminticas no Ganho de Bubalinos Criados em Pastagem Nativa de Terra Inundavel ao Baixo Amazonas.
LAU, H. D.
Helmintose gastrintestinal
dosificação estratégica
bubalinicultura
Ganho de Peso
title_short Efeito de Dosificacoes Anti-Helminticas no Ganho de Bubalinos Criados em Pastagem Nativa de Terra Inundavel ao Baixo Amazonas.
title_full Efeito de Dosificacoes Anti-Helminticas no Ganho de Bubalinos Criados em Pastagem Nativa de Terra Inundavel ao Baixo Amazonas.
title_fullStr Efeito de Dosificacoes Anti-Helminticas no Ganho de Bubalinos Criados em Pastagem Nativa de Terra Inundavel ao Baixo Amazonas.
title_full_unstemmed Efeito de Dosificacoes Anti-Helminticas no Ganho de Bubalinos Criados em Pastagem Nativa de Terra Inundavel ao Baixo Amazonas.
title_sort Efeito de Dosificacoes Anti-Helminticas no Ganho de Bubalinos Criados em Pastagem Nativa de Terra Inundavel ao Baixo Amazonas.
author LAU, H. D.
author_facet LAU, H. D.
MARQUES, J. F.
author_role author
author2 MARQUES, J. F.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LAU, H. D.
MARQUES, J. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Helmintose gastrintestinal
dosificação estratégica
bubalinicultura
Ganho de Peso
topic Helmintose gastrintestinal
dosificação estratégica
bubalinicultura
Ganho de Peso
description Quatro lotes de doze bubalinos com idade entre sete e oito meses, mantidos em pastagem nativa de terra inundável do baixo Amazonas, foram submetidos aos seguintes es-quemas de tratamentos anti-helmínticos: lote I - testemunha; lote II - vermifugação aos 180 dias; lote III - vermifugação em janeiro, junho e outubro; lote IV - vermifugação a cada 30 dias. Os animais apresentaram, no início do experimento, inexpressiva infestação parasitária. As pesagens mensais dos bezerros acusaram diferenças de ganho de peso entre os períodos mais chuvoso e menos chuvoso do ano, mas não entre os tratamentos. No período menos chuvoso, os animais ganharam mais peso. Os tratamentos anti-helmínticos foram considerados desnecessários e anti-econômicos. O ganho de peso dos animais, nessas condições, está relacionado diretamente ao fator nutricional.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991
2001-09-17
2011-04-09T12:18:51Z
2011-04-09T12:18:51Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuaria Brasileira, Brasilia, v.26, n.4, p.473-477, abr.1991
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105777
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuaria Brasileira, Brasilia, v.26, n.4, p.473-477, abr.1991
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503316715077632