Simulação do impacto do aquecimento global no somatório de horas de frio no Rio Grande do Sul.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WREGE, M. S.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: HERTER, F. G., STEINMETZ, S., REISSER JUNIOR, C., GARRASTAZU, M. C., MATZENAUER, R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/990891
Resumo: A região Sul do Brasil é a mais adequada para cultivo de espécies frutíferas de clima temperado no país, em razão da ocorrência de baixas temperaturas durante o inverno. Nos últimos 50 anos, entretanto, tem havido aumento da temperatura do ar, principalmente da temperatura mínima. Isso tem trazido preocupação ao setor produtivo, que depende do frio, principalmente nos meses de maio a setembro, para produzir frutas de clima temperado nessa região. Esse trabalho foi realizado com o objetivo de simular o impacto da elevação da temperatura mínima do ar em 1oC, 3oC e 5,8oC sobre a ocorrência de horas de frio no Rio Grande do Sul. Os resultados indicaram que, com apenas 1oC de elevação da temperatura mínima do ar, a repercussão sobre as horas de frio seria muito grande, com impacto na área utilizável pela fruticultura. Essa situação pode ocorrer nos próximos dez anos. Aumentando-se a temperatura em 3oC, haveria redução da área apta à fruticultura de clima temperado, com necessidade de mudança das cultivares plantadas. Com o aumento de 5,8oC, não haveria mais aptidão para as cultivares plantadas atualmente, pois o somatório de horas de frio seria, praticamente, nulo em todo o Estado.
id EMBR_73c068e50cc792d2169f949489699534
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/990891
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Simulação do impacto do aquecimento global no somatório de horas de frio no Rio Grande do Sul.Mudanças climáticasFruticultura de clima temperadoExigências de frioSul do BrasilAquecimento globalHoras de frioA região Sul do Brasil é a mais adequada para cultivo de espécies frutíferas de clima temperado no país, em razão da ocorrência de baixas temperaturas durante o inverno. Nos últimos 50 anos, entretanto, tem havido aumento da temperatura do ar, principalmente da temperatura mínima. Isso tem trazido preocupação ao setor produtivo, que depende do frio, principalmente nos meses de maio a setembro, para produzir frutas de clima temperado nessa região. Esse trabalho foi realizado com o objetivo de simular o impacto da elevação da temperatura mínima do ar em 1oC, 3oC e 5,8oC sobre a ocorrência de horas de frio no Rio Grande do Sul. Os resultados indicaram que, com apenas 1oC de elevação da temperatura mínima do ar, a repercussão sobre as horas de frio seria muito grande, com impacto na área utilizável pela fruticultura. Essa situação pode ocorrer nos próximos dez anos. Aumentando-se a temperatura em 3oC, haveria redução da área apta à fruticultura de clima temperado, com necessidade de mudança das cultivares plantadas. Com o aumento de 5,8oC, não haveria mais aptidão para as cultivares plantadas atualmente, pois o somatório de horas de frio seria, praticamente, nulo em todo o Estado.MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF; FLAVIO GILBERTO HERTER, CPACT; SILVIO STEINMETZ, CPACT; CARLOS REISSER JUNIOR, CPACT; MARILICE CORDEIRO GARRASTAZU, CNPF; RONALDO MATZENAUER, FEPAGRO.WREGE, M. S.HERTER, F. G.STEINMETZ, S.REISSER JUNIOR, C.GARRASTAZU, M. C.MATZENAUER, R.2016-05-17T07:17:45Z2016-05-17T07:17:45Z2014-07-1720062016-05-17T07:17:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Agrometeorologia, Piracicaba, v. 14, n. 3, p. 347-352, 2006.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/990891porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:41:59Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/990891Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:41:59falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:41:59Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação do impacto do aquecimento global no somatório de horas de frio no Rio Grande do Sul.
title Simulação do impacto do aquecimento global no somatório de horas de frio no Rio Grande do Sul.
spellingShingle Simulação do impacto do aquecimento global no somatório de horas de frio no Rio Grande do Sul.
WREGE, M. S.
Mudanças climáticas
Fruticultura de clima temperado
Exigências de frio
Sul do Brasil
Aquecimento global
Horas de frio
title_short Simulação do impacto do aquecimento global no somatório de horas de frio no Rio Grande do Sul.
title_full Simulação do impacto do aquecimento global no somatório de horas de frio no Rio Grande do Sul.
title_fullStr Simulação do impacto do aquecimento global no somatório de horas de frio no Rio Grande do Sul.
title_full_unstemmed Simulação do impacto do aquecimento global no somatório de horas de frio no Rio Grande do Sul.
title_sort Simulação do impacto do aquecimento global no somatório de horas de frio no Rio Grande do Sul.
author WREGE, M. S.
author_facet WREGE, M. S.
HERTER, F. G.
STEINMETZ, S.
REISSER JUNIOR, C.
GARRASTAZU, M. C.
MATZENAUER, R.
author_role author
author2 HERTER, F. G.
STEINMETZ, S.
REISSER JUNIOR, C.
GARRASTAZU, M. C.
MATZENAUER, R.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF; FLAVIO GILBERTO HERTER, CPACT; SILVIO STEINMETZ, CPACT; CARLOS REISSER JUNIOR, CPACT; MARILICE CORDEIRO GARRASTAZU, CNPF; RONALDO MATZENAUER, FEPAGRO.
dc.contributor.author.fl_str_mv WREGE, M. S.
HERTER, F. G.
STEINMETZ, S.
REISSER JUNIOR, C.
GARRASTAZU, M. C.
MATZENAUER, R.
dc.subject.por.fl_str_mv Mudanças climáticas
Fruticultura de clima temperado
Exigências de frio
Sul do Brasil
Aquecimento global
Horas de frio
topic Mudanças climáticas
Fruticultura de clima temperado
Exigências de frio
Sul do Brasil
Aquecimento global
Horas de frio
description A região Sul do Brasil é a mais adequada para cultivo de espécies frutíferas de clima temperado no país, em razão da ocorrência de baixas temperaturas durante o inverno. Nos últimos 50 anos, entretanto, tem havido aumento da temperatura do ar, principalmente da temperatura mínima. Isso tem trazido preocupação ao setor produtivo, que depende do frio, principalmente nos meses de maio a setembro, para produzir frutas de clima temperado nessa região. Esse trabalho foi realizado com o objetivo de simular o impacto da elevação da temperatura mínima do ar em 1oC, 3oC e 5,8oC sobre a ocorrência de horas de frio no Rio Grande do Sul. Os resultados indicaram que, com apenas 1oC de elevação da temperatura mínima do ar, a repercussão sobre as horas de frio seria muito grande, com impacto na área utilizável pela fruticultura. Essa situação pode ocorrer nos próximos dez anos. Aumentando-se a temperatura em 3oC, haveria redução da área apta à fruticultura de clima temperado, com necessidade de mudança das cultivares plantadas. Com o aumento de 5,8oC, não haveria mais aptidão para as cultivares plantadas atualmente, pois o somatório de horas de frio seria, praticamente, nulo em todo o Estado.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2014-07-17
2016-05-17T07:17:45Z
2016-05-17T07:17:45Z
2016-05-17T07:17:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Agrometeorologia, Piracicaba, v. 14, n. 3, p. 347-352, 2006.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/990891
identifier_str_mv Revista Brasileira de Agrometeorologia, Piracicaba, v. 14, n. 3, p. 347-352, 2006.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/990891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503421262299136