Qualidade de milho armazenado e infestado por Sitophilus zeamais E Tribolium castaneum.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALENCAR, E. R. de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: FARONI, L. R. D'A., FERREIRA, L. G., COSTA, A. R. da, PIMENTEL, M. A. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/894948
Resumo: Avaliou-se, neste trabalho, a qualidade de grãos de milho durante o armazenamento, em decorrência da infestação por Tribolium castaneum, Sitophilus zeamais e associação entre eles. Grãos de milho, colhidos com 20 % b.u. de teor de água, foram secos, fumigados e posteriormente armazenados, em porções de 40 kg em 60 recipientes metálicos com capacidade de 229 litros, em condição ambiente de Viçosa-MG. Do total de recipientes, 15 foram infestados com 20 insetos adultos de S. zeamais; 15, com 20 insetos adultos de T. castaneum;15, com 10 insetos adultos de S. zeamais e 10 de T. castaneum, e 15 foram mantidos sem infestação. Em seguida, e a cada 45 dias, durante 180 dias, foram retiradas amostras de 1 kg para avaliação dos grãos quanto ao teor de impurezas, ao teor de matéria estranha, ao teor de água, à massa específica aparente, ao índice de danos, ao percentual de grãos infestados e ao teor de fragmentos de insetos. A massa específica aparente variou apenas de acordo com o período de armazenamento. Quanto ao teor de impurezas e matéria estranha, ao índice de danos, ao percentual de grãos infestados e à estimativa do número de insetos na massa de grãos, verificou-se variação no produto infestado com S. zeamais e associação de S. zeamais e T. castaneum. Pode-se concluir que a infestação do milho por S. zeamais e associação de S. zeamais e T. castaneum, durante o armazenamento, reduz a qualidade final do produto, por causa do aumento da incidência de grãos danificados, da presença de fragmentos de insetos e do índice de infestação, que são parâmetros qualitativos comercialmente adotados na cotação do produto nos diferentes mercados consumidores.
id EMBR_5453aedbf593e5a8c432727885b0355e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/894948
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Qualidade de milho armazenado e infestado por Sitophilus zeamais E Tribolium castaneum.Perda qualitativaArmazenamentoInfestaçãoAvaliou-se, neste trabalho, a qualidade de grãos de milho durante o armazenamento, em decorrência da infestação por Tribolium castaneum, Sitophilus zeamais e associação entre eles. Grãos de milho, colhidos com 20 % b.u. de teor de água, foram secos, fumigados e posteriormente armazenados, em porções de 40 kg em 60 recipientes metálicos com capacidade de 229 litros, em condição ambiente de Viçosa-MG. Do total de recipientes, 15 foram infestados com 20 insetos adultos de S. zeamais; 15, com 20 insetos adultos de T. castaneum;15, com 10 insetos adultos de S. zeamais e 10 de T. castaneum, e 15 foram mantidos sem infestação. Em seguida, e a cada 45 dias, durante 180 dias, foram retiradas amostras de 1 kg para avaliação dos grãos quanto ao teor de impurezas, ao teor de matéria estranha, ao teor de água, à massa específica aparente, ao índice de danos, ao percentual de grãos infestados e ao teor de fragmentos de insetos. A massa específica aparente variou apenas de acordo com o período de armazenamento. Quanto ao teor de impurezas e matéria estranha, ao índice de danos, ao percentual de grãos infestados e à estimativa do número de insetos na massa de grãos, verificou-se variação no produto infestado com S. zeamais e associação de S. zeamais e T. castaneum. Pode-se concluir que a infestação do milho por S. zeamais e associação de S. zeamais e T. castaneum, durante o armazenamento, reduz a qualidade final do produto, por causa do aumento da incidência de grãos danificados, da presença de fragmentos de insetos e do índice de infestação, que são parâmetros qualitativos comercialmente adotados na cotação do produto nos diferentes mercados consumidores.Lêda Rita D’Antonino Faroni, UFV; MARCO AURELIO GUERRA PIMENTEL, CNPMS.ALENCAR, E. R. deFARONI, L. R. D'A.FERREIRA, L. G.COSTA, A. R. daPIMENTEL, M. A. G.2011-06-30T11:11:11Z2011-06-30T11:11:11Z2011-06-3020112017-06-06T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEngenharia na Agricultura, Viçosa, MG, v. 19, n. 1, p. 9-18, jan./fev. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/894948porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:21:25Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/894948Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:21:25falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:21:25Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de milho armazenado e infestado por Sitophilus zeamais E Tribolium castaneum.
title Qualidade de milho armazenado e infestado por Sitophilus zeamais E Tribolium castaneum.
spellingShingle Qualidade de milho armazenado e infestado por Sitophilus zeamais E Tribolium castaneum.
ALENCAR, E. R. de
Perda qualitativa
Armazenamento
Infestação
title_short Qualidade de milho armazenado e infestado por Sitophilus zeamais E Tribolium castaneum.
title_full Qualidade de milho armazenado e infestado por Sitophilus zeamais E Tribolium castaneum.
title_fullStr Qualidade de milho armazenado e infestado por Sitophilus zeamais E Tribolium castaneum.
title_full_unstemmed Qualidade de milho armazenado e infestado por Sitophilus zeamais E Tribolium castaneum.
title_sort Qualidade de milho armazenado e infestado por Sitophilus zeamais E Tribolium castaneum.
author ALENCAR, E. R. de
author_facet ALENCAR, E. R. de
FARONI, L. R. D'A.
FERREIRA, L. G.
COSTA, A. R. da
PIMENTEL, M. A. G.
author_role author
author2 FARONI, L. R. D'A.
FERREIRA, L. G.
COSTA, A. R. da
PIMENTEL, M. A. G.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lêda Rita D’Antonino Faroni, UFV; MARCO AURELIO GUERRA PIMENTEL, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALENCAR, E. R. de
FARONI, L. R. D'A.
FERREIRA, L. G.
COSTA, A. R. da
PIMENTEL, M. A. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Perda qualitativa
Armazenamento
Infestação
topic Perda qualitativa
Armazenamento
Infestação
description Avaliou-se, neste trabalho, a qualidade de grãos de milho durante o armazenamento, em decorrência da infestação por Tribolium castaneum, Sitophilus zeamais e associação entre eles. Grãos de milho, colhidos com 20 % b.u. de teor de água, foram secos, fumigados e posteriormente armazenados, em porções de 40 kg em 60 recipientes metálicos com capacidade de 229 litros, em condição ambiente de Viçosa-MG. Do total de recipientes, 15 foram infestados com 20 insetos adultos de S. zeamais; 15, com 20 insetos adultos de T. castaneum;15, com 10 insetos adultos de S. zeamais e 10 de T. castaneum, e 15 foram mantidos sem infestação. Em seguida, e a cada 45 dias, durante 180 dias, foram retiradas amostras de 1 kg para avaliação dos grãos quanto ao teor de impurezas, ao teor de matéria estranha, ao teor de água, à massa específica aparente, ao índice de danos, ao percentual de grãos infestados e ao teor de fragmentos de insetos. A massa específica aparente variou apenas de acordo com o período de armazenamento. Quanto ao teor de impurezas e matéria estranha, ao índice de danos, ao percentual de grãos infestados e à estimativa do número de insetos na massa de grãos, verificou-se variação no produto infestado com S. zeamais e associação de S. zeamais e T. castaneum. Pode-se concluir que a infestação do milho por S. zeamais e associação de S. zeamais e T. castaneum, durante o armazenamento, reduz a qualidade final do produto, por causa do aumento da incidência de grãos danificados, da presença de fragmentos de insetos e do índice de infestação, que são parâmetros qualitativos comercialmente adotados na cotação do produto nos diferentes mercados consumidores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30T11:11:11Z
2011-06-30T11:11:11Z
2011-06-30
2011
2017-06-06T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Engenharia na Agricultura, Viçosa, MG, v. 19, n. 1, p. 9-18, jan./fev. 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/894948
identifier_str_mv Engenharia na Agricultura, Viçosa, MG, v. 19, n. 1, p. 9-18, jan./fev. 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/894948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503344378609664