Características físicas e microbiológicas de compostagem de resíduos animais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,H.A.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira,E.L., Faccioli-Martins,P.Y., Santiago,L., Primo,A.A., Melo,M.D., Pereira,G.A.C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352019000100291
Resumo: RESUMO Objetivou-se com o presente trabalho caracterizar o processo de compostagem de fluxo contínuo e aeração passiva de resíduos da produção e abate da caprino-ovinocultura e de seu composto orgânico gerado. O processo de compostagem utilizou resíduos sólidos provenientes da produção e do abate de caprinos e ovinos e foi realizado em galpão de alvenaria. Os resíduos agropecuários utilizados incluíram sobras de capim-elefante triturado seco, poda de árvores, esterco e carcaça de caprinos e ovinos. Os tratamentos empregados foram três níveis de umidade aplicados nas leiras de compostagem (30, 50 e 70% com base no peso da carcaça dos animais) e épocas do ano de montagem (período seco, transição e úmido) com base na precipitação, com três repetições. As variáveis avaliadas foram atributos químicos, físicos, microbiológicos e parasitológicos do composto e sua comparação com a legislação vigente. O composto orgânico gerado atende as especificações das legislações utilizadas para comparação. Independentemente da época do ano ou da umidade aplicada, o processo de compostagem foi eficiente em reduzir passivos ambientais, como carcaças. A compostagem promoveu a eliminação dos patógenos avaliados, indicando que o composto não oferece risco de transmissão e pode ser utilizado de forma segura.
id UFMG-8_615e5b6ce4b6d0bbf7d8273a6d840e33
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352019000100291
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Características físicas e microbiológicas de compostagem de resíduos animaiscaprinosovinossubprodutosRESUMO Objetivou-se com o presente trabalho caracterizar o processo de compostagem de fluxo contínuo e aeração passiva de resíduos da produção e abate da caprino-ovinocultura e de seu composto orgânico gerado. O processo de compostagem utilizou resíduos sólidos provenientes da produção e do abate de caprinos e ovinos e foi realizado em galpão de alvenaria. Os resíduos agropecuários utilizados incluíram sobras de capim-elefante triturado seco, poda de árvores, esterco e carcaça de caprinos e ovinos. Os tratamentos empregados foram três níveis de umidade aplicados nas leiras de compostagem (30, 50 e 70% com base no peso da carcaça dos animais) e épocas do ano de montagem (período seco, transição e úmido) com base na precipitação, com três repetições. As variáveis avaliadas foram atributos químicos, físicos, microbiológicos e parasitológicos do composto e sua comparação com a legislação vigente. O composto orgânico gerado atende as especificações das legislações utilizadas para comparação. Independentemente da época do ano ou da umidade aplicada, o processo de compostagem foi eficiente em reduzir passivos ambientais, como carcaças. A compostagem promoveu a eliminação dos patógenos avaliados, indicando que o composto não oferece risco de transmissão e pode ser utilizado de forma segura.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2019-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352019000100291Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.71 n.1 2019reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-4162-9735info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,H.A.Oliveira,E.L.Faccioli-Martins,P.Y.Santiago,L.Primo,A.A.Melo,M.D.Pereira,G.A.C.por2019-03-25T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352019000100291Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2019-03-25T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Características físicas e microbiológicas de compostagem de resíduos animais
title Características físicas e microbiológicas de compostagem de resíduos animais
spellingShingle Características físicas e microbiológicas de compostagem de resíduos animais
Souza,H.A.
caprinos
ovinos
subprodutos
title_short Características físicas e microbiológicas de compostagem de resíduos animais
title_full Características físicas e microbiológicas de compostagem de resíduos animais
title_fullStr Características físicas e microbiológicas de compostagem de resíduos animais
title_full_unstemmed Características físicas e microbiológicas de compostagem de resíduos animais
title_sort Características físicas e microbiológicas de compostagem de resíduos animais
author Souza,H.A.
author_facet Souza,H.A.
Oliveira,E.L.
Faccioli-Martins,P.Y.
Santiago,L.
Primo,A.A.
Melo,M.D.
Pereira,G.A.C.
author_role author
author2 Oliveira,E.L.
Faccioli-Martins,P.Y.
Santiago,L.
Primo,A.A.
Melo,M.D.
Pereira,G.A.C.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,H.A.
Oliveira,E.L.
Faccioli-Martins,P.Y.
Santiago,L.
Primo,A.A.
Melo,M.D.
Pereira,G.A.C.
dc.subject.por.fl_str_mv caprinos
ovinos
subprodutos
topic caprinos
ovinos
subprodutos
description RESUMO Objetivou-se com o presente trabalho caracterizar o processo de compostagem de fluxo contínuo e aeração passiva de resíduos da produção e abate da caprino-ovinocultura e de seu composto orgânico gerado. O processo de compostagem utilizou resíduos sólidos provenientes da produção e do abate de caprinos e ovinos e foi realizado em galpão de alvenaria. Os resíduos agropecuários utilizados incluíram sobras de capim-elefante triturado seco, poda de árvores, esterco e carcaça de caprinos e ovinos. Os tratamentos empregados foram três níveis de umidade aplicados nas leiras de compostagem (30, 50 e 70% com base no peso da carcaça dos animais) e épocas do ano de montagem (período seco, transição e úmido) com base na precipitação, com três repetições. As variáveis avaliadas foram atributos químicos, físicos, microbiológicos e parasitológicos do composto e sua comparação com a legislação vigente. O composto orgânico gerado atende as especificações das legislações utilizadas para comparação. Independentemente da época do ano ou da umidade aplicada, o processo de compostagem foi eficiente em reduzir passivos ambientais, como carcaças. A compostagem promoveu a eliminação dos patógenos avaliados, indicando que o composto não oferece risco de transmissão e pode ser utilizado de forma segura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352019000100291
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352019000100291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-4162-9735
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.71 n.1 2019
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220892786393088