Desempenho bioeconômico de ovinos terminados em confinamento alimentados com subproduto desidratado de vitivinícolas associado a diferentes fontes energéticas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROSO, D. D.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: ARAUJO, G. G. L. de, HOLANDA JUNIOR, E. V., GONZAGA NETO, S., MEDINA, F. T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159161
Resumo: Avaliou-se o efeito de dietas para ovinos contendo subproduto desidratado de vitivinícolas (SDV) associado a diferentes fontes energéticas, sobre o ganho de peso e a relação custo/benefício, durante 63 dias de confinamento. Foram utilizados dezoito ovinos machos SRD, não castrados, com aproximadamente sete meses de idade e 23 kg de peso vivo inicial, seguindo-se o delineamento em blocos casualizados com três tratamentos e seis repetições. As dietas foram compostas de 50% de resíduo de vitivinícolas e 50% de concentrados energéticos: grão de milho moído (Zea mays L.), raspa de mandioca (Manihot esculenta Crantz.) enriquecida com 1,8% de uréia e farelo de palma forrageira (Opuntia ficus indica Mill.) enriquecido com 1,1% de uréia, em que todos os ingredientes tiveram seu custo de produção estimados. Os ganhos de peso médio diários foram 117; 71 e 132 g e, as relações custo/benefício foram 0,68; 0,61 e 1,01, respectivamente, para as combinações de SDV com grão de milho moído, raspa de mandioca e farelo de palma forrageira. O melhor desempenho e menor custo obtido para a associação do subproduto de vitivinícolas ao farelo de palma forrageira proporcionaram os melhores indicadores financeiros. O desempenho obtido pelos ovinos revelou um bom potencial forrageiro do SDV combinado a diferentes fontes energéticas.
id EMBR_4a85ca95088e00df14c8fcb39458bada
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/159161
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desempenho bioeconômico de ovinos terminados em confinamento alimentados com subproduto desidratado de vitivinícolas associado a diferentes fontes energéticas.Avaliação econômicaDesempenho animalDesempenho bioeconômicoConfinamentoOvinoSubprodutoAvaliou-se o efeito de dietas para ovinos contendo subproduto desidratado de vitivinícolas (SDV) associado a diferentes fontes energéticas, sobre o ganho de peso e a relação custo/benefício, durante 63 dias de confinamento. Foram utilizados dezoito ovinos machos SRD, não castrados, com aproximadamente sete meses de idade e 23 kg de peso vivo inicial, seguindo-se o delineamento em blocos casualizados com três tratamentos e seis repetições. As dietas foram compostas de 50% de resíduo de vitivinícolas e 50% de concentrados energéticos: grão de milho moído (Zea mays L.), raspa de mandioca (Manihot esculenta Crantz.) enriquecida com 1,8% de uréia e farelo de palma forrageira (Opuntia ficus indica Mill.) enriquecido com 1,1% de uréia, em que todos os ingredientes tiveram seu custo de produção estimados. Os ganhos de peso médio diários foram 117; 71 e 132 g e, as relações custo/benefício foram 0,68; 0,61 e 1,01, respectivamente, para as combinações de SDV com grão de milho moído, raspa de mandioca e farelo de palma forrageira. O melhor desempenho e menor custo obtido para a associação do subproduto de vitivinícolas ao farelo de palma forrageira proporcionaram os melhores indicadores financeiros. O desempenho obtido pelos ovinos revelou um bom potencial forrageiro do SDV combinado a diferentes fontes energéticas.GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSAEVANDRO VASCONCELOS HOLANDA JUNIOR, CPATSA.BARROSO, D. D.ARAUJO, G. G. L. deHOLANDA JUNIOR, E. V.GONZAGA NETO, S.MEDINA, F. T.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2007-07-1920072019-01-30T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 38, n. 2, p. 192-198, 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159161porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:03:08Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/159161Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:03:08falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:03:08Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho bioeconômico de ovinos terminados em confinamento alimentados com subproduto desidratado de vitivinícolas associado a diferentes fontes energéticas.
title Desempenho bioeconômico de ovinos terminados em confinamento alimentados com subproduto desidratado de vitivinícolas associado a diferentes fontes energéticas.
spellingShingle Desempenho bioeconômico de ovinos terminados em confinamento alimentados com subproduto desidratado de vitivinícolas associado a diferentes fontes energéticas.
BARROSO, D. D.
Avaliação econômica
Desempenho animal
Desempenho bioeconômico
Confinamento
Ovino
Subproduto
title_short Desempenho bioeconômico de ovinos terminados em confinamento alimentados com subproduto desidratado de vitivinícolas associado a diferentes fontes energéticas.
title_full Desempenho bioeconômico de ovinos terminados em confinamento alimentados com subproduto desidratado de vitivinícolas associado a diferentes fontes energéticas.
title_fullStr Desempenho bioeconômico de ovinos terminados em confinamento alimentados com subproduto desidratado de vitivinícolas associado a diferentes fontes energéticas.
title_full_unstemmed Desempenho bioeconômico de ovinos terminados em confinamento alimentados com subproduto desidratado de vitivinícolas associado a diferentes fontes energéticas.
title_sort Desempenho bioeconômico de ovinos terminados em confinamento alimentados com subproduto desidratado de vitivinícolas associado a diferentes fontes energéticas.
author BARROSO, D. D.
author_facet BARROSO, D. D.
ARAUJO, G. G. L. de
HOLANDA JUNIOR, E. V.
GONZAGA NETO, S.
MEDINA, F. T.
author_role author
author2 ARAUJO, G. G. L. de
HOLANDA JUNIOR, E. V.
GONZAGA NETO, S.
MEDINA, F. T.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA
EVANDRO VASCONCELOS HOLANDA JUNIOR, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROSO, D. D.
ARAUJO, G. G. L. de
HOLANDA JUNIOR, E. V.
GONZAGA NETO, S.
MEDINA, F. T.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação econômica
Desempenho animal
Desempenho bioeconômico
Confinamento
Ovino
Subproduto
topic Avaliação econômica
Desempenho animal
Desempenho bioeconômico
Confinamento
Ovino
Subproduto
description Avaliou-se o efeito de dietas para ovinos contendo subproduto desidratado de vitivinícolas (SDV) associado a diferentes fontes energéticas, sobre o ganho de peso e a relação custo/benefício, durante 63 dias de confinamento. Foram utilizados dezoito ovinos machos SRD, não castrados, com aproximadamente sete meses de idade e 23 kg de peso vivo inicial, seguindo-se o delineamento em blocos casualizados com três tratamentos e seis repetições. As dietas foram compostas de 50% de resíduo de vitivinícolas e 50% de concentrados energéticos: grão de milho moído (Zea mays L.), raspa de mandioca (Manihot esculenta Crantz.) enriquecida com 1,8% de uréia e farelo de palma forrageira (Opuntia ficus indica Mill.) enriquecido com 1,1% de uréia, em que todos os ingredientes tiveram seu custo de produção estimados. Os ganhos de peso médio diários foram 117; 71 e 132 g e, as relações custo/benefício foram 0,68; 0,61 e 1,01, respectivamente, para as combinações de SDV com grão de milho moído, raspa de mandioca e farelo de palma forrageira. O melhor desempenho e menor custo obtido para a associação do subproduto de vitivinícolas ao farelo de palma forrageira proporcionaram os melhores indicadores financeiros. O desempenho obtido pelos ovinos revelou um bom potencial forrageiro do SDV combinado a diferentes fontes energéticas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-19
2007
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2019-01-30T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 38, n. 2, p. 192-198, 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159161
identifier_str_mv Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 38, n. 2, p. 192-198, 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503332957519872