Educação de Jovens e Adultos nas comunidades Quilombolas: implicações e vantagens da aquisição do letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Radmann Cunha, Deise Teresinha
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lima Nunes, Georgina Helena, Haerter, Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Identidade!
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1181
Resumo: Este trabalho surge da pesquisa realizada pelo Programa de Extensão Universitária: “Formação Docente e Políticas Educacionais para Quilombos: Continuidades e Perspectivas”, financiado pelo MEC/SISU e executado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, em uma das atividades do referido programa, visitávamos as residências das comunidades existentes nos municípios de Canguçu, Pelotas, Piratini e São Lourenço do Sul, investigando o índice de escolaridade das pessoas, qual o motivo de terem interrompido os seus estudos, como se sentiam dentro da escola. Esta pesquisa ainda encontra-se em andamento e como dados preliminares é possível citar que a maioria das pessoas acima de 60 anos não frequentou a escola, ou se frequentou, não ultrapassou as séries iniciais. Nas gerações atuais, as mulheres são as que menos tempo estiveram na escola e como principal motivo apontam a formação da família, e os homens, a manutenção desta. Dentre as respostas variadas que recebemos, algumas se destacaram, mostrando como as pessoas se educavam na informalidade como nos depoimentos das pessoas que aprenderam a ler enquanto prestava o serviço militar ou lendo a bíblia. É interessante para tanto analisar qual a relação que as pessoas fazem com a aquisição do letramento e a aplicação em suas vidas; quais as mudanças que ocorreram na vida delas após conseguirem decifrar o código escrito. Para ter sentido, é preciso que seja um processo interativo, onde a escola trabalhe com o contexto do educando, suas histórias e intervenções destes estudantes que podem contribuir, fazendo algum sentido para eles.
id EST-2_d621509c934cd418295379ab394e1012
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/1181
network_acronym_str EST-2
network_name_str Identidade!
repository_id_str
spelling Educação de Jovens e Adultos nas comunidades Quilombolas: implicações e vantagens da aquisição do letramentoEducação: Educação de Jovens e Adultos; Educação Escolar Quilombola; Educação informalEste trabalho surge da pesquisa realizada pelo Programa de Extensão Universitária: “Formação Docente e Políticas Educacionais para Quilombos: Continuidades e Perspectivas”, financiado pelo MEC/SISU e executado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, em uma das atividades do referido programa, visitávamos as residências das comunidades existentes nos municípios de Canguçu, Pelotas, Piratini e São Lourenço do Sul, investigando o índice de escolaridade das pessoas, qual o motivo de terem interrompido os seus estudos, como se sentiam dentro da escola. Esta pesquisa ainda encontra-se em andamento e como dados preliminares é possível citar que a maioria das pessoas acima de 60 anos não frequentou a escola, ou se frequentou, não ultrapassou as séries iniciais. Nas gerações atuais, as mulheres são as que menos tempo estiveram na escola e como principal motivo apontam a formação da família, e os homens, a manutenção desta. Dentre as respostas variadas que recebemos, algumas se destacaram, mostrando como as pessoas se educavam na informalidade como nos depoimentos das pessoas que aprenderam a ler enquanto prestava o serviço militar ou lendo a bíblia. É interessante para tanto analisar qual a relação que as pessoas fazem com a aquisição do letramento e a aplicação em suas vidas; quais as mudanças que ocorreram na vida delas após conseguirem decifrar o código escrito. Para ter sentido, é preciso que seja um processo interativo, onde a escola trabalhe com o contexto do educando, suas histórias e intervenções destes estudantes que podem contribuir, fazendo algum sentido para eles.Faculdades ESTRadmann Cunha, Deise TeresinhaLima Nunes, Georgina HelenaHaerter, Leandro2014-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1181identidade!; v. 18, n. 3 (2013): Dôssie: Edição Especial: Anais do COPENE Sul; 324-3332178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1181/1143info:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-23T01:32:30Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/1181Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2014-04-23T01:32:30Identidade! - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos nas comunidades Quilombolas: implicações e vantagens da aquisição do letramento
title Educação de Jovens e Adultos nas comunidades Quilombolas: implicações e vantagens da aquisição do letramento
spellingShingle Educação de Jovens e Adultos nas comunidades Quilombolas: implicações e vantagens da aquisição do letramento
Radmann Cunha, Deise Teresinha
Educação
: Educação de Jovens e Adultos; Educação Escolar Quilombola; Educação informal
title_short Educação de Jovens e Adultos nas comunidades Quilombolas: implicações e vantagens da aquisição do letramento
title_full Educação de Jovens e Adultos nas comunidades Quilombolas: implicações e vantagens da aquisição do letramento
title_fullStr Educação de Jovens e Adultos nas comunidades Quilombolas: implicações e vantagens da aquisição do letramento
title_full_unstemmed Educação de Jovens e Adultos nas comunidades Quilombolas: implicações e vantagens da aquisição do letramento
title_sort Educação de Jovens e Adultos nas comunidades Quilombolas: implicações e vantagens da aquisição do letramento
author Radmann Cunha, Deise Teresinha
author_facet Radmann Cunha, Deise Teresinha
Lima Nunes, Georgina Helena
Haerter, Leandro
author_role author
author2 Lima Nunes, Georgina Helena
Haerter, Leandro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Radmann Cunha, Deise Teresinha
Lima Nunes, Georgina Helena
Haerter, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
: Educação de Jovens e Adultos; Educação Escolar Quilombola; Educação informal
topic Educação
: Educação de Jovens e Adultos; Educação Escolar Quilombola; Educação informal
description Este trabalho surge da pesquisa realizada pelo Programa de Extensão Universitária: “Formação Docente e Políticas Educacionais para Quilombos: Continuidades e Perspectivas”, financiado pelo MEC/SISU e executado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, em uma das atividades do referido programa, visitávamos as residências das comunidades existentes nos municípios de Canguçu, Pelotas, Piratini e São Lourenço do Sul, investigando o índice de escolaridade das pessoas, qual o motivo de terem interrompido os seus estudos, como se sentiam dentro da escola. Esta pesquisa ainda encontra-se em andamento e como dados preliminares é possível citar que a maioria das pessoas acima de 60 anos não frequentou a escola, ou se frequentou, não ultrapassou as séries iniciais. Nas gerações atuais, as mulheres são as que menos tempo estiveram na escola e como principal motivo apontam a formação da família, e os homens, a manutenção desta. Dentre as respostas variadas que recebemos, algumas se destacaram, mostrando como as pessoas se educavam na informalidade como nos depoimentos das pessoas que aprenderam a ler enquanto prestava o serviço militar ou lendo a bíblia. É interessante para tanto analisar qual a relação que as pessoas fazem com a aquisição do letramento e a aplicação em suas vidas; quais as mudanças que ocorreram na vida delas após conseguirem decifrar o código escrito. Para ter sentido, é preciso que seja um processo interativo, onde a escola trabalhe com o contexto do educando, suas histórias e intervenções destes estudantes que podem contribuir, fazendo algum sentido para eles.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1181
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1181/1143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv identidade!; v. 18, n. 3 (2013): Dôssie: Edição Especial: Anais do COPENE Sul; 324-333
2178-437X
reponame:Identidade!
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Identidade!
collection Identidade!
repository.name.fl_str_mv Identidade! - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1754122312312946688