PLURALIDADE RELIGIOSA: DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DOS SABERES PRODUZIDOS PELOS DIFERENTES POVOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Identidade! |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3559 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões sobre o pluralismo religioso e suas interfaces com a educação formal. Considerando que o estudo do fenômeno religioso em suas diferentes manifestações, efetivamente, compõe o objeto de estudo das Ciências da Religião, no entanto nas últimas décadas, o estudo do fenômeno religioso também se configurou como parte importante do componente de Educação Religiosa na educação básica e, sua intricada orientação pedagógica dos sistemas de ensino brasileiros. A análise baseia-se em mudanças no contexto atual da educação escolar, visando contribuir para a compreensão e valorização das características étnicas, estéticas e culturais dos diferentes povos que compõem a sociedade brasileira. Para tanto, delineia os aspectos da pluralidade religiosa, que se relaciona com a importância de entender que o papel da educação tem uma função social primordial, que prioriza a aprendizagem e possibilita reflexões favoráveis às mudanças de aspectos discriminatórios e excludentes, oferecendo entendimentos e habilidades para reconhecer, conviver, respeita e valoriza as diferenças culturais, isto é, não significa aderir aos hábitos e valores do outro, mas aprender a respeitá-las como expressão da diversidade no compromisso de promover a dignidade humana. |
id |
EST-2_0c38a9985d66fde304c1a4715a373a24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.est.edu.br/periodicos:article/3559 |
network_acronym_str |
EST-2 |
network_name_str |
Identidade! |
repository_id_str |
|
spelling |
PLURALIDADE RELIGIOSA: DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DOS SABERES PRODUZIDOS PELOS DIFERENTES POVOSEducação; ReligiãoPluralidade cultural. Educação. Inclusão.Este artigo apresenta reflexões sobre o pluralismo religioso e suas interfaces com a educação formal. Considerando que o estudo do fenômeno religioso em suas diferentes manifestações, efetivamente, compõe o objeto de estudo das Ciências da Religião, no entanto nas últimas décadas, o estudo do fenômeno religioso também se configurou como parte importante do componente de Educação Religiosa na educação básica e, sua intricada orientação pedagógica dos sistemas de ensino brasileiros. A análise baseia-se em mudanças no contexto atual da educação escolar, visando contribuir para a compreensão e valorização das características étnicas, estéticas e culturais dos diferentes povos que compõem a sociedade brasileira. Para tanto, delineia os aspectos da pluralidade religiosa, que se relaciona com a importância de entender que o papel da educação tem uma função social primordial, que prioriza a aprendizagem e possibilita reflexões favoráveis às mudanças de aspectos discriminatórios e excludentes, oferecendo entendimentos e habilidades para reconhecer, conviver, respeita e valoriza as diferenças culturais, isto é, não significa aderir aos hábitos e valores do outro, mas aprender a respeitá-las como expressão da diversidade no compromisso de promover a dignidade humana. Faculdades ESTSiqueira, Rosângela da Silva2019-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3559identidade!; v. 24, n. 1 (2019): Dossiê: Cultura Afro-indígena e o Ensino Religioso; 97-1062178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3559/3161Direitos autorais 2019 identidade!info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-11T18:32:35Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/3559Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2019-07-11T18:32:35Identidade! - Faculdades ESTfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PLURALIDADE RELIGIOSA: DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DOS SABERES PRODUZIDOS PELOS DIFERENTES POVOS |
title |
PLURALIDADE RELIGIOSA: DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DOS SABERES PRODUZIDOS PELOS DIFERENTES POVOS |
spellingShingle |
PLURALIDADE RELIGIOSA: DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DOS SABERES PRODUZIDOS PELOS DIFERENTES POVOS Siqueira, Rosângela da Silva Educação; Religião Pluralidade cultural. Educação. Inclusão. |
title_short |
PLURALIDADE RELIGIOSA: DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DOS SABERES PRODUZIDOS PELOS DIFERENTES POVOS |
title_full |
PLURALIDADE RELIGIOSA: DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DOS SABERES PRODUZIDOS PELOS DIFERENTES POVOS |
title_fullStr |
PLURALIDADE RELIGIOSA: DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DOS SABERES PRODUZIDOS PELOS DIFERENTES POVOS |
title_full_unstemmed |
PLURALIDADE RELIGIOSA: DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DOS SABERES PRODUZIDOS PELOS DIFERENTES POVOS |
title_sort |
PLURALIDADE RELIGIOSA: DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DOS SABERES PRODUZIDOS PELOS DIFERENTES POVOS |
author |
Siqueira, Rosângela da Silva |
author_facet |
Siqueira, Rosângela da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Rosângela da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Religião Pluralidade cultural. Educação. Inclusão. |
topic |
Educação; Religião Pluralidade cultural. Educação. Inclusão. |
description |
Este artigo apresenta reflexões sobre o pluralismo religioso e suas interfaces com a educação formal. Considerando que o estudo do fenômeno religioso em suas diferentes manifestações, efetivamente, compõe o objeto de estudo das Ciências da Religião, no entanto nas últimas décadas, o estudo do fenômeno religioso também se configurou como parte importante do componente de Educação Religiosa na educação básica e, sua intricada orientação pedagógica dos sistemas de ensino brasileiros. A análise baseia-se em mudanças no contexto atual da educação escolar, visando contribuir para a compreensão e valorização das características étnicas, estéticas e culturais dos diferentes povos que compõem a sociedade brasileira. Para tanto, delineia os aspectos da pluralidade religiosa, que se relaciona com a importância de entender que o papel da educação tem uma função social primordial, que prioriza a aprendizagem e possibilita reflexões favoráveis às mudanças de aspectos discriminatórios e excludentes, oferecendo entendimentos e habilidades para reconhecer, conviver, respeita e valoriza as diferenças culturais, isto é, não significa aderir aos hábitos e valores do outro, mas aprender a respeitá-las como expressão da diversidade no compromisso de promover a dignidade humana. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3559 |
url |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3559/3161 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 identidade! info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 identidade! |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
identidade!; v. 24, n. 1 (2019): Dossiê: Cultura Afro-indígena e o Ensino Religioso; 97-106 2178-437X reponame:Identidade! instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Identidade! |
collection |
Identidade! |
repository.name.fl_str_mv |
Identidade! - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br |
_version_ |
1754122311289536512 |