A inclusão do aluno surdo no ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Maria Rita Paula
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Martins de Sena, Terezinha de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Protestantismo em Revista
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2647
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender como ocorre a inclusão do aluno surdo nas salas de aula do ensino regular. Buscou-se refletir sobre o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, a existência e aplicabilidade do currículo e estrutura física da escola: também a adaptação para a inclusão de alunos com necessidades especiais e a valorização da diversidade dos sujeitos no contexto escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de, tendo como sujeito de estudo 40 alunos ouvintes, 10 surdos, 5 professores que atuam no segmento de 1ª a 4ª série e 2 técnicos. Quanto aos alunos surdos percebeu-se que por serem usuários de outra língua perderam uma serie de informações e tem acesso aos conteúdos apenas pela mediação do professor de assessoramento, que assume a responsabilidade do processo ensino aprendizagem. Outro aspecto apontado tanto por professores, alunos surdos e alunos ouvintes, é que o entrave para o sucesso da inclusão na escola é a dificuldade de socialização provocada pela falta de comunicação visto que os alunos ouvintes e professores desconhecem a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
id EST-3_9d24a87a75fba5043cc851e9018fe1db
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/2647
network_acronym_str EST-3
network_name_str Protestantismo em Revista
repository_id_str
spelling A inclusão do aluno surdo no ensino regularEste artigo tem como objetivo compreender como ocorre a inclusão do aluno surdo nas salas de aula do ensino regular. Buscou-se refletir sobre o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, a existência e aplicabilidade do currículo e estrutura física da escola: também a adaptação para a inclusão de alunos com necessidades especiais e a valorização da diversidade dos sujeitos no contexto escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de, tendo como sujeito de estudo 40 alunos ouvintes, 10 surdos, 5 professores que atuam no segmento de 1ª a 4ª série e 2 técnicos. Quanto aos alunos surdos percebeu-se que por serem usuários de outra língua perderam uma serie de informações e tem acesso aos conteúdos apenas pela mediação do professor de assessoramento, que assume a responsabilidade do processo ensino aprendizagem. Outro aspecto apontado tanto por professores, alunos surdos e alunos ouvintes, é que o entrave para o sucesso da inclusão na escola é a dificuldade de socialização provocada pela falta de comunicação visto que os alunos ouvintes e professores desconhecem a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.Faculdades ESTda Silva, Maria Rita PaulaMartins de Sena, Terezinha de Jesus2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/264710.22351/nepp.v37i0.2647Protestantismo em Revista; v. 37 (2015): Edição Especial Extra: Ensaios do Mestrado Profissional; 120-1391678-64081678-640810.22351/nepp.v37i0reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2647/2435info:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-11T13:14:59Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2647Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2015-12-11T13:14:59Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão do aluno surdo no ensino regular
title A inclusão do aluno surdo no ensino regular
spellingShingle A inclusão do aluno surdo no ensino regular
da Silva, Maria Rita Paula
title_short A inclusão do aluno surdo no ensino regular
title_full A inclusão do aluno surdo no ensino regular
title_fullStr A inclusão do aluno surdo no ensino regular
title_full_unstemmed A inclusão do aluno surdo no ensino regular
title_sort A inclusão do aluno surdo no ensino regular
author da Silva, Maria Rita Paula
author_facet da Silva, Maria Rita Paula
Martins de Sena, Terezinha de Jesus
author_role author
author2 Martins de Sena, Terezinha de Jesus
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Maria Rita Paula
Martins de Sena, Terezinha de Jesus
dc.subject.none.fl_str_mv

description Este artigo tem como objetivo compreender como ocorre a inclusão do aluno surdo nas salas de aula do ensino regular. Buscou-se refletir sobre o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, a existência e aplicabilidade do currículo e estrutura física da escola: também a adaptação para a inclusão de alunos com necessidades especiais e a valorização da diversidade dos sujeitos no contexto escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de, tendo como sujeito de estudo 40 alunos ouvintes, 10 surdos, 5 professores que atuam no segmento de 1ª a 4ª série e 2 técnicos. Quanto aos alunos surdos percebeu-se que por serem usuários de outra língua perderam uma serie de informações e tem acesso aos conteúdos apenas pela mediação do professor de assessoramento, que assume a responsabilidade do processo ensino aprendizagem. Outro aspecto apontado tanto por professores, alunos surdos e alunos ouvintes, é que o entrave para o sucesso da inclusão na escola é a dificuldade de socialização provocada pela falta de comunicação visto que os alunos ouvintes e professores desconhecem a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2647
10.22351/nepp.v37i0.2647
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2647
identifier_str_mv 10.22351/nepp.v37i0.2647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2647/2435
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv Protestantismo em Revista; v. 37 (2015): Edição Especial Extra: Ensaios do Mestrado Profissional; 120-139
1678-6408
1678-6408
10.22351/nepp.v37i0
reponame:Protestantismo em Revista
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Protestantismo em Revista
collection Protestantismo em Revista
repository.name.fl_str_mv Protestantismo em Revista - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1754122302717427712