Os desafios da Educação a Distância nos cursos de teologia reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gandra, Valdinei Ramos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Baade, Joel Haroldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Protestantismo em Revista
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/3279
Resumo: O artigo discorre sobre os desafios que as Instituições de Ensino Superior enfrentam ou enfrentarão ao oferecer Cursos de Teologia na modalidade a distância. Os Cursos de Teologia no Brasil remontam ao séc. XVIII, mas perderam sua força com o advento da República em 1889. Em 1999 o Parecer CNE/CES 241/99 possibilita a oferta do Curso Superior em Teologia (Bacharel). As instituições também perceberam a possibilidade de oferecê-lo na modalidade a distância, pois se constatou uma demanda entre os leigos que estariam impossibilitados de cursar na modalidade presencial. No entanto, o Curso de Teologia sempre foi marcado pelo que se conceitua no presente trabalho de “presencialidade”, já que tradicionalmente eram realizados em regime de internato e, com o reconhecimento do MEC, na modalidade presencial. A proposta é refletir sobre a possibilidade de superar a tradicional da “presencialidade” nos Cursos de Teologia. As respostas passam pelo uso adequado das ferramentas tecnológicas, particularmente de um adequado Ambiente Virtual de Aprendizado. É necessário que docentes e tutores dominem as linguagens próprias da mediação pedagógica. Outra questão abordada diz respeito à produção de material pedagógico. As reflexões são frutos de pesquisa qualitativa, de observação aberta e participativa, pois são decorrentes da atuação do pesquisador num Curso de Teologia – EAD. Também é de cunho bibliográfico, pois desenvolve diálogo com pesquisadores da educação, especialmente os que investigam a Educação a Distância.
id EST-3_3cb8a394405f6b7ab2dc857a314d3e76
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/3279
network_acronym_str EST-3
network_name_str Protestantismo em Revista
repository_id_str
spelling Os desafios da Educação a Distância nos cursos de teologia reconhecidos pelo Ministério da Educação - MECTeologia; Religião e EducaçãoCurso de Teologia; Educação a Distância; PresencialidadeO artigo discorre sobre os desafios que as Instituições de Ensino Superior enfrentam ou enfrentarão ao oferecer Cursos de Teologia na modalidade a distância. Os Cursos de Teologia no Brasil remontam ao séc. XVIII, mas perderam sua força com o advento da República em 1889. Em 1999 o Parecer CNE/CES 241/99 possibilita a oferta do Curso Superior em Teologia (Bacharel). As instituições também perceberam a possibilidade de oferecê-lo na modalidade a distância, pois se constatou uma demanda entre os leigos que estariam impossibilitados de cursar na modalidade presencial. No entanto, o Curso de Teologia sempre foi marcado pelo que se conceitua no presente trabalho de “presencialidade”, já que tradicionalmente eram realizados em regime de internato e, com o reconhecimento do MEC, na modalidade presencial. A proposta é refletir sobre a possibilidade de superar a tradicional da “presencialidade” nos Cursos de Teologia. As respostas passam pelo uso adequado das ferramentas tecnológicas, particularmente de um adequado Ambiente Virtual de Aprendizado. É necessário que docentes e tutores dominem as linguagens próprias da mediação pedagógica. Outra questão abordada diz respeito à produção de material pedagógico. As reflexões são frutos de pesquisa qualitativa, de observação aberta e participativa, pois são decorrentes da atuação do pesquisador num Curso de Teologia – EAD. Também é de cunho bibliográfico, pois desenvolve diálogo com pesquisadores da educação, especialmente os que investigam a Educação a Distância.Faculdades ESTGandra, Valdinei RamosBaade, Joel Haroldo2018-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/327910.22351/nepp.v44i1.3279Protestantismo em Revista; v. 44, n. 1 (2018): Centenário da publicação de "Das Heilige: Über das Irrationale in der Idee des Göttlichen und sein Verhältnis zum Rationalen" - de Rudolf Otto; 165-1791678-64081678-640810.22351/nepp.v44i1reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/3279/pdfDireitos autorais 2018 Protestantismo em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-20T01:34:42Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/3279Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2018-07-20T01:34:42Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da Educação a Distância nos cursos de teologia reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC
title Os desafios da Educação a Distância nos cursos de teologia reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC
spellingShingle Os desafios da Educação a Distância nos cursos de teologia reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC
Gandra, Valdinei Ramos
Teologia; Religião e Educação
Curso de Teologia; Educação a Distância; Presencialidade
title_short Os desafios da Educação a Distância nos cursos de teologia reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC
title_full Os desafios da Educação a Distância nos cursos de teologia reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC
title_fullStr Os desafios da Educação a Distância nos cursos de teologia reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC
title_full_unstemmed Os desafios da Educação a Distância nos cursos de teologia reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC
title_sort Os desafios da Educação a Distância nos cursos de teologia reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC
author Gandra, Valdinei Ramos
author_facet Gandra, Valdinei Ramos
Baade, Joel Haroldo
author_role author
author2 Baade, Joel Haroldo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gandra, Valdinei Ramos
Baade, Joel Haroldo
dc.subject.por.fl_str_mv Teologia; Religião e Educação
Curso de Teologia; Educação a Distância; Presencialidade
topic Teologia; Religião e Educação
Curso de Teologia; Educação a Distância; Presencialidade
description O artigo discorre sobre os desafios que as Instituições de Ensino Superior enfrentam ou enfrentarão ao oferecer Cursos de Teologia na modalidade a distância. Os Cursos de Teologia no Brasil remontam ao séc. XVIII, mas perderam sua força com o advento da República em 1889. Em 1999 o Parecer CNE/CES 241/99 possibilita a oferta do Curso Superior em Teologia (Bacharel). As instituições também perceberam a possibilidade de oferecê-lo na modalidade a distância, pois se constatou uma demanda entre os leigos que estariam impossibilitados de cursar na modalidade presencial. No entanto, o Curso de Teologia sempre foi marcado pelo que se conceitua no presente trabalho de “presencialidade”, já que tradicionalmente eram realizados em regime de internato e, com o reconhecimento do MEC, na modalidade presencial. A proposta é refletir sobre a possibilidade de superar a tradicional da “presencialidade” nos Cursos de Teologia. As respostas passam pelo uso adequado das ferramentas tecnológicas, particularmente de um adequado Ambiente Virtual de Aprendizado. É necessário que docentes e tutores dominem as linguagens próprias da mediação pedagógica. Outra questão abordada diz respeito à produção de material pedagógico. As reflexões são frutos de pesquisa qualitativa, de observação aberta e participativa, pois são decorrentes da atuação do pesquisador num Curso de Teologia – EAD. Também é de cunho bibliográfico, pois desenvolve diálogo com pesquisadores da educação, especialmente os que investigam a Educação a Distância.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/3279
10.22351/nepp.v44i1.3279
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/3279
identifier_str_mv 10.22351/nepp.v44i1.3279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/3279/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Protestantismo em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Protestantismo em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv Protestantismo em Revista; v. 44, n. 1 (2018): Centenário da publicação de "Das Heilige: Über das Irrationale in der Idee des Göttlichen und sein Verhältnis zum Rationalen" - de Rudolf Otto; 165-179
1678-6408
1678-6408
10.22351/nepp.v44i1
reponame:Protestantismo em Revista
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Protestantismo em Revista
collection Protestantismo em Revista
repository.name.fl_str_mv Protestantismo em Revista - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1754122301125689344