Educating with affection: from Wallon’s Pedagogy to Boff’s Care, a reflective-descriptive study of the exercise of loving the neighbor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Elisângela de Carvalho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Protestantismo em Revista
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/472
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo reflexivo-descritivo entre a pedagogia do afeto de Wallon e a do Cuidado de Boff, demonstrando o quanto é relevante à cultivação da emoção como um ato de amor ao próximo. Pois, o afeto é a essência para o bem-estar entre os indivíduos e nas relações com todos os seres. É uma virtude que propicia a harmonia à vida orgânica e psíquica do ser humano e sua ligação com a natureza. O Cuidado é o novo ethos, nos trabalhos de Boff, é a condição da essência humana, o que acalenta as relações necessárias à vida. O amor é a emoção fundamental com o cuidado ao próximo. Nesta perspectiva coube uma abordagem qualitativa, empregando-se uma base teórica fundamentada em Wallon, Boff e outros. Portanto, constatou-se que a pedagogia do Afeto e a do Cuidado estão interelacionadas, mesmo em direções "contrárias", isto é, uma direcionada para a Educação e a outra para a Religião, ambas têm o afeto nas relações como fundamento de cuidado que move e motiva as pessoas para a ação, como uma forma de cultivação de amor ao próximo. Enfim, Wallon e Boff, fundamentaram a propagação do sentimento do afeto e a dimensão do Cuidado como um ato de amor ao Ser Humano e aos demais seres.
id EST-3_618493e8a12fad95b8031196cc2abed4
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/472
network_acronym_str EST-3
network_name_str Protestantismo em Revista
repository_id_str
spelling Educating with affection: from Wallon’s Pedagogy to Boff’s Care, a reflective-descriptive study of the exercise of loving the neighborEducar com afeto: Da pedagogia de Wallon ao Cuidado de Boff, um estudo reflexivo-descritivo do cultivo do amor ao próximoReligião e EducaçãoReligião na ContemporaneidadeO presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo reflexivo-descritivo entre a pedagogia do afeto de Wallon e a do Cuidado de Boff, demonstrando o quanto é relevante à cultivação da emoção como um ato de amor ao próximo. Pois, o afeto é a essência para o bem-estar entre os indivíduos e nas relações com todos os seres. É uma virtude que propicia a harmonia à vida orgânica e psíquica do ser humano e sua ligação com a natureza. O Cuidado é o novo ethos, nos trabalhos de Boff, é a condição da essência humana, o que acalenta as relações necessárias à vida. O amor é a emoção fundamental com o cuidado ao próximo. Nesta perspectiva coube uma abordagem qualitativa, empregando-se uma base teórica fundamentada em Wallon, Boff e outros. Portanto, constatou-se que a pedagogia do Afeto e a do Cuidado estão interelacionadas, mesmo em direções "contrárias", isto é, uma direcionada para a Educação e a outra para a Religião, ambas têm o afeto nas relações como fundamento de cuidado que move e motiva as pessoas para a ação, como uma forma de cultivação de amor ao próximo. Enfim, Wallon e Boff, fundamentaram a propagação do sentimento do afeto e a dimensão do Cuidado como um ato de amor ao Ser Humano e aos demais seres.This article aims to present a reflective-descriptive study between pedagogy of affection and the Boff's concept of Care, demonstrating how these elements are relevant to the cultivation of emotion as an act of love to neighbor. Affection is the essence for the welfare of individuals and relationships with all beings. It is a virtue that fosters harmony to organic and psychic life of human beings and their connection with nature. Care is the new ethos in Boff's work, it is the essence of human condition, which nurtures relationships necessaries for life. Love is the fundamental emotion to care for others. In this perspective, we used a qualitative approach, using a theoretical basis based on Wallon, Boff and others. Therefore, it was found that the pedagogy of Affection and the Care are connected, even if they are in "contrary" directions ie, one directed to the Education and the other to Religion, both have the affection in relationships as the foundation of care which moves and motivates people to action, as a way of cultivating love to neighbor. Anyway, Wallom and Boff justified the spread of the felling of affection and the dimension of care as an act of love for the human being and other beings.Faculdades ESTFranco, Elisângela de Carvalho2013-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/47210.22351/nepp.v30i0.472Protestantismo em Revista; v. 30 (2013): Dossiê: Interculturalidade em Diálogo; 66-771678-64081678-640810.22351/nepp.v30i0reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/472/847info:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-04T23:03:01Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/472Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2013-08-04T23:03:01Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv Educating with affection: from Wallon’s Pedagogy to Boff’s Care, a reflective-descriptive study of the exercise of loving the neighbor
Educar com afeto: Da pedagogia de Wallon ao Cuidado de Boff, um estudo reflexivo-descritivo do cultivo do amor ao próximo
title Educating with affection: from Wallon’s Pedagogy to Boff’s Care, a reflective-descriptive study of the exercise of loving the neighbor
spellingShingle Educating with affection: from Wallon’s Pedagogy to Boff’s Care, a reflective-descriptive study of the exercise of loving the neighbor
Franco, Elisângela de Carvalho
Religião e Educação
Religião na Contemporaneidade
title_short Educating with affection: from Wallon’s Pedagogy to Boff’s Care, a reflective-descriptive study of the exercise of loving the neighbor
title_full Educating with affection: from Wallon’s Pedagogy to Boff’s Care, a reflective-descriptive study of the exercise of loving the neighbor
title_fullStr Educating with affection: from Wallon’s Pedagogy to Boff’s Care, a reflective-descriptive study of the exercise of loving the neighbor
title_full_unstemmed Educating with affection: from Wallon’s Pedagogy to Boff’s Care, a reflective-descriptive study of the exercise of loving the neighbor
title_sort Educating with affection: from Wallon’s Pedagogy to Boff’s Care, a reflective-descriptive study of the exercise of loving the neighbor
author Franco, Elisângela de Carvalho
author_facet Franco, Elisângela de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Elisângela de Carvalho
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Religião e Educação
Religião na Contemporaneidade
topic Religião e Educação
Religião na Contemporaneidade
description O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo reflexivo-descritivo entre a pedagogia do afeto de Wallon e a do Cuidado de Boff, demonstrando o quanto é relevante à cultivação da emoção como um ato de amor ao próximo. Pois, o afeto é a essência para o bem-estar entre os indivíduos e nas relações com todos os seres. É uma virtude que propicia a harmonia à vida orgânica e psíquica do ser humano e sua ligação com a natureza. O Cuidado é o novo ethos, nos trabalhos de Boff, é a condição da essência humana, o que acalenta as relações necessárias à vida. O amor é a emoção fundamental com o cuidado ao próximo. Nesta perspectiva coube uma abordagem qualitativa, empregando-se uma base teórica fundamentada em Wallon, Boff e outros. Portanto, constatou-se que a pedagogia do Afeto e a do Cuidado estão interelacionadas, mesmo em direções "contrárias", isto é, uma direcionada para a Educação e a outra para a Religião, ambas têm o afeto nas relações como fundamento de cuidado que move e motiva as pessoas para a ação, como uma forma de cultivação de amor ao próximo. Enfim, Wallon e Boff, fundamentaram a propagação do sentimento do afeto e a dimensão do Cuidado como um ato de amor ao Ser Humano e aos demais seres.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-02
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/472
10.22351/nepp.v30i0.472
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/472
identifier_str_mv 10.22351/nepp.v30i0.472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/472/847
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv Protestantismo em Revista; v. 30 (2013): Dossiê: Interculturalidade em Diálogo; 66-77
1678-6408
1678-6408
10.22351/nepp.v30i0
reponame:Protestantismo em Revista
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Protestantismo em Revista
collection Protestantismo em Revista
repository.name.fl_str_mv Protestantismo em Revista - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1754122302329454592