Mídias digitais: o desafio cristão do relacionar-se num mundo pós-moderno e virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Carlos Alexandre Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear Online
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3746
Resumo: A presente pesquisa tem como proposta a investigação do relacionamento e a comunhão cristã por meio das mídias sociais digitais. A comunhão e o relacionamento que antes da pós-modernidade eram feitos de modo pessoal e físico diminuíram, e as redes sociais digitais apresentam-se como uma nova maneira de relacionamento. As mídias sociais, como meios de comunicação digital, promovem a interação dos indivíduos por meio de uma sensação de sociabilidade, relacionamento e comunhão, ainda que sem presencialidade. As que mais se destacam no ocidente são: Facebook, WhatsApp, Instagram, dentre outros. Este novo modo de se comunicar impactou o modo de relacionamento dos indivíduos, representando assim, um paradigma considerado um grande desafio cristão em sua eclesiologia, tanto na práxis eclesiástica quanto na comunhão cristã de seus fieis. O trabalho utiliza como início à sua reflexão duas teses de Doutorado para balizar a discussão da maneira que este processo de comunicação afeta a práxis eclesiástica e a comunhão cristã. Na primeira tese, Dr. Sbardelotto (2017) defende que este fenômeno comunicacional afetou a igreja e fez com que todo processo de comunicação fosse alterado e revisto. Em contrapartida, o Dr. Spadaro (2012) reforça e pontua a oportunidade comunicacional que emerge nesse ambiente; e, que se faz necessário ainda, investigar e dialogar com outras ciências, necessitando inclusive de uma teologia especializada neste tipo de comunicação. Assim, este paradigma representa ser um desafio cristão, o qual aparentemente ainda se mostra como uma comunicação falha, ineficiente e incapaz de mudar ou promover impactos religiosos, sobretudo na maioria das vezes causando conflitos e rupturas de relacionamentos nos indivíduos inseridos nas mídias sociais digitais. Por fim, a pesquisa busca apontar uma maneira do relacionar-se e comunicar-se dentro do ambiente digital, a partir dos princípios cristãos.
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