A convocação para se reunir: A palavra ekklesia no uso popular, na LXX, nos evangelhos e na literatura paulina.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Espírito Santo, Magno Lessa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear Online
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3681
Resumo: O Novo Testamento faz uso da palavra ekklesia. Os escritores cristãos empregam o termo para descrever as reuniões de comunhão que vieram a existir após a morte e ressurreição de Jesus. Em geral, a palavra é traduzida por Igreja, no sentido universal, de igrejas domésticas e de reunião religiosa. Esses sentidos podem ser visto na literatura paulina. Logo, a fim de compreender como a expressão assumiu o sentido que conhecemos no cristianismo primitivo, o presente artigo se propõe analisar o uso da palavra ekklesia no uso popular, na LXX, nos Evangelhos e na literatura paulina. Esta pesquisa é de natureza bibliográfica, considerando as contribuições de teóricos cujas obras são pertinentes ao foco deste estudo.   
id EST-4_78be35bb4ab50a3b50208f255662ed06
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/3681
network_acronym_str EST-4
network_name_str Tear Online
repository_id_str
spelling A convocação para se reunir: A palavra ekklesia no uso popular, na LXX, nos evangelhos e na literatura paulina.O Novo Testamento faz uso da palavra ekklesia. Os escritores cristãos empregam o termo para descrever as reuniões de comunhão que vieram a existir após a morte e ressurreição de Jesus. Em geral, a palavra é traduzida por Igreja, no sentido universal, de igrejas domésticas e de reunião religiosa. Esses sentidos podem ser visto na literatura paulina. Logo, a fim de compreender como a expressão assumiu o sentido que conhecemos no cristianismo primitivo, o presente artigo se propõe analisar o uso da palavra ekklesia no uso popular, na LXX, nos Evangelhos e na literatura paulina. Esta pesquisa é de natureza bibliográfica, considerando as contribuições de teóricos cujas obras são pertinentes ao foco deste estudo.   TEAR ONLINEdo Espírito Santo, Magno Lessa2019-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3681TEAR ONLINE; v. 8, n. 1 (2019): Dossiê: Temas diversos; 43-492238-8516reponame:Tear Onlineinstname:Escola Superior de Teologia (EST)instacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3681/3223Direitos autorais 2019 Magno Lessa do Espírito Santoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-12T15:59:02Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/3681Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tearhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/oai||julio3@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2238-85162238-8516opendoar:2019-11-12T15:59:02Tear Online - Escola Superior de Teologia (EST)false
dc.title.none.fl_str_mv A convocação para se reunir: A palavra ekklesia no uso popular, na LXX, nos evangelhos e na literatura paulina.
title A convocação para se reunir: A palavra ekklesia no uso popular, na LXX, nos evangelhos e na literatura paulina.
spellingShingle A convocação para se reunir: A palavra ekklesia no uso popular, na LXX, nos evangelhos e na literatura paulina.
do Espírito Santo, Magno Lessa
title_short A convocação para se reunir: A palavra ekklesia no uso popular, na LXX, nos evangelhos e na literatura paulina.
title_full A convocação para se reunir: A palavra ekklesia no uso popular, na LXX, nos evangelhos e na literatura paulina.
title_fullStr A convocação para se reunir: A palavra ekklesia no uso popular, na LXX, nos evangelhos e na literatura paulina.
title_full_unstemmed A convocação para se reunir: A palavra ekklesia no uso popular, na LXX, nos evangelhos e na literatura paulina.
title_sort A convocação para se reunir: A palavra ekklesia no uso popular, na LXX, nos evangelhos e na literatura paulina.
author do Espírito Santo, Magno Lessa
author_facet do Espírito Santo, Magno Lessa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv do Espírito Santo, Magno Lessa
dc.subject.none.fl_str_mv

description O Novo Testamento faz uso da palavra ekklesia. Os escritores cristãos empregam o termo para descrever as reuniões de comunhão que vieram a existir após a morte e ressurreição de Jesus. Em geral, a palavra é traduzida por Igreja, no sentido universal, de igrejas domésticas e de reunião religiosa. Esses sentidos podem ser visto na literatura paulina. Logo, a fim de compreender como a expressão assumiu o sentido que conhecemos no cristianismo primitivo, o presente artigo se propõe analisar o uso da palavra ekklesia no uso popular, na LXX, nos Evangelhos e na literatura paulina. Esta pesquisa é de natureza bibliográfica, considerando as contribuições de teóricos cujas obras são pertinentes ao foco deste estudo.   
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3681
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3681/3223
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Magno Lessa do Espírito Santo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Magno Lessa do Espírito Santo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv TEAR ONLINE
publisher.none.fl_str_mv TEAR ONLINE
dc.source.none.fl_str_mv TEAR ONLINE; v. 8, n. 1 (2019): Dossiê: Temas diversos; 43-49
2238-8516
reponame:Tear Online
instname:Escola Superior de Teologia (EST)
instacron:EST
instname_str Escola Superior de Teologia (EST)
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Tear Online
collection Tear Online
repository.name.fl_str_mv Tear Online - Escola Superior de Teologia (EST)
repository.mail.fl_str_mv ||julio3@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1754122290245664769