PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/427 |
Resumo: | Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender, a partir da literatura especializada, que transformações ocorreram no decorrer do tempo na formação do pedagogo e sua atuação como Coordenador Pedagógico e qual é seu o papel na atualidade. O estudo se dirigiu a partir dos seguintes objetivos específicos: a) identificar as alterações ocorridas na atuação e formação dos profissionais; b) caracterizar a atuação desse profissional na atualidade. A pesquisa teve caráter exploratório, e se realizou por meio de pesquisa bibliográfica. A seleção da bibliografia se pautou em autores que partilham da defesa da escola pública, gratuita e de qualidade como direito de todos os cidadãos. Os principais referenciais foram Libâneo (2004; 2010), Pimenta (1991), Urbanetz e Silva (2008), Almeida e Soares (2010), Vasconcellos (2013). Observou-se que a profissão do pedagogo passou por várias mudanças no decorrer da história, e que a concepção atual de coordenação pedagógica surgiu no bojo da redemocratização do Brasil pós ditadura civil-militar. Buscando vencer a fragmentação na atuação dos diversos profissionais na escola, passou-se a propor que a gestão do trabalho pedagógico deve contar com profissionais ou seja, pedagogo que compreendam a educação de maneira ampliada, compreendendo as várias nuances do processo ensino-aprendizagem e atuando em conjunto com os professores |
id |
FAMA-0_057e27deed5f256f9272b88fce678b1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/427 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICAEducação, gestão escolarGestão do trabalho pedagógico; Coordenação pedagógica; PedagogoEste texto apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender, a partir da literatura especializada, que transformações ocorreram no decorrer do tempo na formação do pedagogo e sua atuação como Coordenador Pedagógico e qual é seu o papel na atualidade. O estudo se dirigiu a partir dos seguintes objetivos específicos: a) identificar as alterações ocorridas na atuação e formação dos profissionais; b) caracterizar a atuação desse profissional na atualidade. A pesquisa teve caráter exploratório, e se realizou por meio de pesquisa bibliográfica. A seleção da bibliografia se pautou em autores que partilham da defesa da escola pública, gratuita e de qualidade como direito de todos os cidadãos. Os principais referenciais foram Libâneo (2004; 2010), Pimenta (1991), Urbanetz e Silva (2008), Almeida e Soares (2010), Vasconcellos (2013). Observou-se que a profissão do pedagogo passou por várias mudanças no decorrer da história, e que a concepção atual de coordenação pedagógica surgiu no bojo da redemocratização do Brasil pós ditadura civil-militar. Buscando vencer a fragmentação na atuação dos diversos profissionais na escola, passou-se a propor que a gestão do trabalho pedagógico deve contar com profissionais ou seja, pedagogo que compreendam a educação de maneira ampliada, compreendendo as várias nuances do processo ensino-aprendizagem e atuando em conjunto com os professoresFaculdade Aldete Maria Alves - FAMALazzarin, Angelica EgeaSuhr, Inge Renate Frose2019-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/42710.29031/pedf.v14i11.427Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 62-752178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/427/355Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/427Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.721Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA |
title |
PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA |
spellingShingle |
PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA Lazzarin, Angelica Egea Educação, gestão escolar Gestão do trabalho pedagógico; Coordenação pedagógica; Pedagogo |
title_short |
PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA |
title_full |
PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA |
title_fullStr |
PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA |
title_sort |
PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA |
author |
Lazzarin, Angelica Egea |
author_facet |
Lazzarin, Angelica Egea Suhr, Inge Renate Frose |
author_role |
author |
author2 |
Suhr, Inge Renate Frose |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lazzarin, Angelica Egea Suhr, Inge Renate Frose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, gestão escolar Gestão do trabalho pedagógico; Coordenação pedagógica; Pedagogo |
topic |
Educação, gestão escolar Gestão do trabalho pedagógico; Coordenação pedagógica; Pedagogo |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender, a partir da literatura especializada, que transformações ocorreram no decorrer do tempo na formação do pedagogo e sua atuação como Coordenador Pedagógico e qual é seu o papel na atualidade. O estudo se dirigiu a partir dos seguintes objetivos específicos: a) identificar as alterações ocorridas na atuação e formação dos profissionais; b) caracterizar a atuação desse profissional na atualidade. A pesquisa teve caráter exploratório, e se realizou por meio de pesquisa bibliográfica. A seleção da bibliografia se pautou em autores que partilham da defesa da escola pública, gratuita e de qualidade como direito de todos os cidadãos. Os principais referenciais foram Libâneo (2004; 2010), Pimenta (1991), Urbanetz e Silva (2008), Almeida e Soares (2010), Vasconcellos (2013). Observou-se que a profissão do pedagogo passou por várias mudanças no decorrer da história, e que a concepção atual de coordenação pedagógica surgiu no bojo da redemocratização do Brasil pós ditadura civil-militar. Buscando vencer a fragmentação na atuação dos diversos profissionais na escola, passou-se a propor que a gestão do trabalho pedagógico deve contar com profissionais ou seja, pedagogo que compreendam a educação de maneira ampliada, compreendendo as várias nuances do processo ensino-aprendizagem e atuando em conjunto com os professores |
description |
Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender, a partir da literatura especializada, que transformações ocorreram no decorrer do tempo na formação do pedagogo e sua atuação como Coordenador Pedagógico e qual é seu o papel na atualidade. O estudo se dirigiu a partir dos seguintes objetivos específicos: a) identificar as alterações ocorridas na atuação e formação dos profissionais; b) caracterizar a atuação desse profissional na atualidade. A pesquisa teve caráter exploratório, e se realizou por meio de pesquisa bibliográfica. A seleção da bibliografia se pautou em autores que partilham da defesa da escola pública, gratuita e de qualidade como direito de todos os cidadãos. Os principais referenciais foram Libâneo (2004; 2010), Pimenta (1991), Urbanetz e Silva (2008), Almeida e Soares (2010), Vasconcellos (2013). Observou-se que a profissão do pedagogo passou por várias mudanças no decorrer da história, e que a concepção atual de coordenação pedagógica surgiu no bojo da redemocratização do Brasil pós ditadura civil-militar. Buscando vencer a fragmentação na atuação dos diversos profissionais na escola, passou-se a propor que a gestão do trabalho pedagógico deve contar com profissionais ou seja, pedagogo que compreendam a educação de maneira ampliada, compreendendo as várias nuances do processo ensino-aprendizagem e atuando em conjunto com os professores |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/427 10.29031/pedf.v14i11.427 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/427 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v14i11.427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/427/355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 62-75 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742925886685184 |