PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzarin, Angelica Egea
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Suhr, Inge Renate Frose
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/427
Resumo: Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender, a partir da literatura especializada, que transformações ocorreram no decorrer do tempo na formação do pedagogo e sua atuação como Coordenador Pedagógico e qual é seu o papel na atualidade. O estudo se dirigiu a partir dos seguintes objetivos específicos: a) identificar as alterações ocorridas na atuação e formação dos profissionais; b) caracterizar a atuação desse profissional na atualidade. A pesquisa teve caráter exploratório, e se realizou por meio de pesquisa bibliográfica. A seleção da bibliografia se pautou em autores que partilham da defesa da escola pública, gratuita e de qualidade como direito de todos os cidadãos. Os principais referenciais foram Libâneo (2004; 2010), Pimenta (1991), Urbanetz e Silva (2008), Almeida e Soares (2010), Vasconcellos (2013). Observou-se que a profissão do pedagogo passou por várias mudanças no decorrer da história, e que a concepção atual de coordenação pedagógica surgiu no bojo da redemocratização do Brasil pós ditadura civil-militar. Buscando vencer a fragmentação na atuação dos diversos profissionais na escola, passou-se a propor que a gestão do trabalho pedagógico deve contar com profissionais ou seja, pedagogo que compreendam a educação de maneira ampliada, compreendendo as várias nuances do processo ensino-aprendizagem e atuando em conjunto com os professores
id FAMA-0_057e27deed5f256f9272b88fce678b1c
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/427
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICAEducação, gestão escolarGestão do trabalho pedagógico; Coordenação pedagógica; PedagogoEste texto apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender, a partir da literatura especializada, que transformações ocorreram no decorrer do tempo na formação do pedagogo e sua atuação como Coordenador Pedagógico e qual é seu o papel na atualidade. O estudo se dirigiu a partir dos seguintes objetivos específicos: a) identificar as alterações ocorridas na atuação e formação dos profissionais; b) caracterizar a atuação desse profissional na atualidade. A pesquisa teve caráter exploratório, e se realizou por meio de pesquisa bibliográfica. A seleção da bibliografia se pautou em autores que partilham da defesa da escola pública, gratuita e de qualidade como direito de todos os cidadãos. Os principais referenciais foram Libâneo (2004; 2010), Pimenta (1991), Urbanetz e Silva (2008), Almeida e Soares (2010), Vasconcellos (2013). Observou-se que a profissão do pedagogo passou por várias mudanças no decorrer da história, e que a concepção atual de coordenação pedagógica surgiu no bojo da redemocratização do Brasil pós ditadura civil-militar. Buscando vencer a fragmentação na atuação dos diversos profissionais na escola, passou-se a propor que a gestão do trabalho pedagógico deve contar com profissionais ou seja, pedagogo que compreendam a educação de maneira ampliada, compreendendo as várias nuances do processo ensino-aprendizagem e atuando em conjunto com os professoresFaculdade Aldete Maria Alves - FAMALazzarin, Angelica EgeaSuhr, Inge Renate Frose2019-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/42710.29031/pedf.v14i11.427Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 62-752178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/427/355Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/427Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.721Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA
title PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA
spellingShingle PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA
Lazzarin, Angelica Egea
Educação, gestão escolar
Gestão do trabalho pedagógico; Coordenação pedagógica; Pedagogo
title_short PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA
title_full PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA
title_fullStr PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA
title_full_unstemmed PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA
title_sort PEDAGOGO ATUANDO NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A ATUALIDADE A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA
author Lazzarin, Angelica Egea
author_facet Lazzarin, Angelica Egea
Suhr, Inge Renate Frose
author_role author
author2 Suhr, Inge Renate Frose
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzarin, Angelica Egea
Suhr, Inge Renate Frose
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, gestão escolar
Gestão do trabalho pedagógico; Coordenação pedagógica; Pedagogo
topic Educação, gestão escolar
Gestão do trabalho pedagógico; Coordenação pedagógica; Pedagogo
dc.description.none.fl_txt_mv Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender, a partir da literatura especializada, que transformações ocorreram no decorrer do tempo na formação do pedagogo e sua atuação como Coordenador Pedagógico e qual é seu o papel na atualidade. O estudo se dirigiu a partir dos seguintes objetivos específicos: a) identificar as alterações ocorridas na atuação e formação dos profissionais; b) caracterizar a atuação desse profissional na atualidade. A pesquisa teve caráter exploratório, e se realizou por meio de pesquisa bibliográfica. A seleção da bibliografia se pautou em autores que partilham da defesa da escola pública, gratuita e de qualidade como direito de todos os cidadãos. Os principais referenciais foram Libâneo (2004; 2010), Pimenta (1991), Urbanetz e Silva (2008), Almeida e Soares (2010), Vasconcellos (2013). Observou-se que a profissão do pedagogo passou por várias mudanças no decorrer da história, e que a concepção atual de coordenação pedagógica surgiu no bojo da redemocratização do Brasil pós ditadura civil-militar. Buscando vencer a fragmentação na atuação dos diversos profissionais na escola, passou-se a propor que a gestão do trabalho pedagógico deve contar com profissionais ou seja, pedagogo que compreendam a educação de maneira ampliada, compreendendo as várias nuances do processo ensino-aprendizagem e atuando em conjunto com os professores
description Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender, a partir da literatura especializada, que transformações ocorreram no decorrer do tempo na formação do pedagogo e sua atuação como Coordenador Pedagógico e qual é seu o papel na atualidade. O estudo se dirigiu a partir dos seguintes objetivos específicos: a) identificar as alterações ocorridas na atuação e formação dos profissionais; b) caracterizar a atuação desse profissional na atualidade. A pesquisa teve caráter exploratório, e se realizou por meio de pesquisa bibliográfica. A seleção da bibliografia se pautou em autores que partilham da defesa da escola pública, gratuita e de qualidade como direito de todos os cidadãos. Os principais referenciais foram Libâneo (2004; 2010), Pimenta (1991), Urbanetz e Silva (2008), Almeida e Soares (2010), Vasconcellos (2013). Observou-se que a profissão do pedagogo passou por várias mudanças no decorrer da história, e que a concepção atual de coordenação pedagógica surgiu no bojo da redemocratização do Brasil pós ditadura civil-militar. Buscando vencer a fragmentação na atuação dos diversos profissionais na escola, passou-se a propor que a gestão do trabalho pedagógico deve contar com profissionais ou seja, pedagogo que compreendam a educação de maneira ampliada, compreendendo as várias nuances do processo ensino-aprendizagem e atuando em conjunto com os professores
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/427
10.29031/pedf.v14i11.427
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/427
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v14i11.427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/427/355
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 62-75
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925886685184