TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/215 |
Resumo: | Este artigo visa analisar a importância que o teatro tem na formação e no desenvolvimento da criança, considerando-a como um ser que pensa, sente e faz. Seja no aspecto pedagógico ou no aspecto artístico, assistido ou encenado, o teatro auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, apoiada em teóricos que discutem o tema. A escola é um espaço de conhecimento e aprendizagem, assim, as artes- música, literatura, pintura, escultura, teatro- passam a ser fundamentais para o desenvolvimento perceptivo da criança, contribuindo para sua socialização e comunicação social. |
id |
FASF_d19775f9826f5ddc7b5e586ba1e4d4ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/215 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTILEste artigo visa analisar a importância que o teatro tem na formação e no desenvolvimento da criança, considerando-a como um ser que pensa, sente e faz. Seja no aspecto pedagógico ou no aspecto artístico, assistido ou encenado, o teatro auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, apoiada em teóricos que discutem o tema. A escola é um espaço de conhecimento e aprendizagem, assim, as artes- música, literatura, pintura, escultura, teatro- passam a ser fundamentais para o desenvolvimento perceptivo da criança, contribuindo para sua socialização e comunicação social.FaSFNão contamos com o apoioSantos, Anderson Oramisioda Mata Junior, Delcio Geraldo2019-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/21510.22408/reva412019215762-774Revista Valore; v. 4, n. 1 (2019): Revista Valore; 762-7742526-043X2525-900810.22408/reva412019reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/215/206/*ref*/BORBA, Â. M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL, MEC, Ensino Fundamental de nove anos: Orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade, 2006./*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Referencial Curricular para Educação Infantil, Brasília, Ministério da Educação e Cultura, 1998. (Vol. 1)/*ref*/BROUGÉRE, G. A criança e a cultura lúdica. In: Kyhimoto, T. M. (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002./*ref*/___________. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 1995./*ref*/FERREIRO, E. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2002./*ref*/___________. Passado e presente dos verbos ler e escrever. São Paulo: Cortez, 2002./*ref*/FRIEDMANN, A. O brincar no cotidiano da criança. São Paulo: Moderna, 2006/*ref*/___________. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006/*ref*/KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2000./*ref*/MORAIS R. (Org.). Sala de aula que espaço é esse? In: Madalena Freire Campinas. São Paulo: Papirus 1986./*ref*/OLIVEIRA, Z. R. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002./*ref*/RAUL, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2007./*ref*/SILVA, K. M.; SENTUCHUK, E. V. A brincadeira na Educação Infantil. Disponível em <HTTP//WWW.artigonal.com/educação-infantil-artigos/a-brincadeira-na-educaçao-infantil-1459632. Htm>acesso em 03 julho 2018./*ref*/SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004./*ref*/____________. Alfabetização e letramento, 2° ed. São Paulo: Contexto, 2004./*ref*/TEBEROSKY, A. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: 2003./*ref*/TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985./*ref*/VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 2ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989./*ref*/WINNICOTT, D. W. (1975). O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago Ed./*ref*/Ltda, 1975.Direitos autorais 2019 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-11T20:29:33Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/215Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2020-04-11T20:29:33Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL Santos, Anderson Oramisio |
title_short |
TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Santos, Anderson Oramisio |
author_facet |
Santos, Anderson Oramisio da Mata Junior, Delcio Geraldo |
author_role |
author |
author2 |
da Mata Junior, Delcio Geraldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Não contamos com o apoio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Anderson Oramisio da Mata Junior, Delcio Geraldo |
description |
Este artigo visa analisar a importância que o teatro tem na formação e no desenvolvimento da criança, considerando-a como um ser que pensa, sente e faz. Seja no aspecto pedagógico ou no aspecto artístico, assistido ou encenado, o teatro auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, apoiada em teóricos que discutem o tema. A escola é um espaço de conhecimento e aprendizagem, assim, as artes- música, literatura, pintura, escultura, teatro- passam a ser fundamentais para o desenvolvimento perceptivo da criança, contribuindo para sua socialização e comunicação social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/215 10.22408/reva412019215762-774 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/215 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva412019215762-774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/215/206 /*ref*/BORBA, Â. M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL, MEC, Ensino Fundamental de nove anos: Orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade, 2006. /*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Referencial Curricular para Educação Infantil, Brasília, Ministério da Educação e Cultura, 1998. (Vol. 1) /*ref*/BROUGÉRE, G. A criança e a cultura lúdica. In: Kyhimoto, T. M. (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. /*ref*/___________. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 1995. /*ref*/FERREIRO, E. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2002. /*ref*/___________. Passado e presente dos verbos ler e escrever. São Paulo: Cortez, 2002. /*ref*/FRIEDMANN, A. O brincar no cotidiano da criança. São Paulo: Moderna, 2006 /*ref*/___________. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006 /*ref*/KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2000. /*ref*/MORAIS R. (Org.). Sala de aula que espaço é esse? In: Madalena Freire Campinas. São Paulo: Papirus 1986. /*ref*/OLIVEIRA, Z. R. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. /*ref*/RAUL, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2007. /*ref*/SILVA, K. M.; SENTUCHUK, E. V. A brincadeira na Educação Infantil. Disponível em <HTTP//WWW.artigonal.com/educação-infantil-artigos/a-brincadeira-na-educaçao-infantil-1459632. Htm>acesso em 03 julho 2018. /*ref*/SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. /*ref*/____________. Alfabetização e letramento, 2° ed. São Paulo: Contexto, 2004. /*ref*/TEBEROSKY, A. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: 2003. /*ref*/TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985. /*ref*/VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 2ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989. /*ref*/WINNICOTT, D. W. (1975). O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago Ed. /*ref*/Ltda, 1975. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 4, n. 1 (2019): Revista Valore; 762-774 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva412019 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1754569258301390848 |