TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Anderson Oramisio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Mata Junior, Delcio Geraldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/215
Resumo: Este artigo visa analisar a importância que o teatro tem na formação e no desenvolvimento da criança, considerando-a como um ser que pensa, sente e faz. Seja no aspecto pedagógico ou no aspecto artístico, assistido ou encenado, o teatro auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, apoiada em teóricos que discutem o tema. A escola é um espaço de conhecimento e aprendizagem, assim, as artes- música, literatura, pintura, escultura, teatro- passam a ser fundamentais para o desenvolvimento perceptivo da criança, contribuindo para sua socialização e comunicação social.
id FASF_d19775f9826f5ddc7b5e586ba1e4d4ea
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/215
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTILEste artigo visa analisar a importância que o teatro tem na formação e no desenvolvimento da criança, considerando-a como um ser que pensa, sente e faz. Seja no aspecto pedagógico ou no aspecto artístico, assistido ou encenado, o teatro auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, apoiada em teóricos que discutem o tema. A escola é um espaço de conhecimento e aprendizagem, assim, as artes- música, literatura, pintura, escultura, teatro- passam a ser fundamentais para o desenvolvimento perceptivo da criança, contribuindo para sua socialização e comunicação social.FaSFNão contamos com o apoioSantos, Anderson Oramisioda Mata Junior, Delcio Geraldo2019-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/21510.22408/reva412019215762-774Revista Valore; v. 4, n. 1 (2019): Revista Valore; 762-7742526-043X2525-900810.22408/reva412019reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/215/206/*ref*/BORBA, Â. M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL, MEC, Ensino Fundamental de nove anos: Orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade, 2006./*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Referencial Curricular para Educação Infantil, Brasília, Ministério da Educação e Cultura, 1998. (Vol. 1)/*ref*/BROUGÉRE, G. A criança e a cultura lúdica. In: Kyhimoto, T. M. (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002./*ref*/___________. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 1995./*ref*/FERREIRO, E. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2002./*ref*/___________. Passado e presente dos verbos ler e escrever. São Paulo: Cortez, 2002./*ref*/FRIEDMANN, A. O brincar no cotidiano da criança. São Paulo: Moderna, 2006/*ref*/___________. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006/*ref*/KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2000./*ref*/MORAIS R. (Org.). Sala de aula que espaço é esse? In: Madalena Freire Campinas. São Paulo: Papirus 1986./*ref*/OLIVEIRA, Z. R. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002./*ref*/RAUL, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2007./*ref*/SILVA, K. M.; SENTUCHUK, E. V. A brincadeira na Educação Infantil. Disponível em <HTTP//WWW.artigonal.com/educação-infantil-artigos/a-brincadeira-na-educaçao-infantil-1459632. Htm>acesso em 03 julho 2018./*ref*/SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004./*ref*/____________. Alfabetização e letramento, 2° ed. São Paulo: Contexto, 2004./*ref*/TEBEROSKY, A. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: 2003./*ref*/TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985./*ref*/VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 2ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989./*ref*/WINNICOTT, D. W. (1975). O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago Ed./*ref*/Ltda, 1975.Direitos autorais 2019 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-11T20:29:33Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/215Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2020-04-11T20:29:33Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Santos, Anderson Oramisio
title_short TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Santos, Anderson Oramisio
author_facet Santos, Anderson Oramisio
da Mata Junior, Delcio Geraldo
author_role author
author2 da Mata Junior, Delcio Geraldo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Não contamos com o apoio
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Anderson Oramisio
da Mata Junior, Delcio Geraldo
description Este artigo visa analisar a importância que o teatro tem na formação e no desenvolvimento da criança, considerando-a como um ser que pensa, sente e faz. Seja no aspecto pedagógico ou no aspecto artístico, assistido ou encenado, o teatro auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, apoiada em teóricos que discutem o tema. A escola é um espaço de conhecimento e aprendizagem, assim, as artes- música, literatura, pintura, escultura, teatro- passam a ser fundamentais para o desenvolvimento perceptivo da criança, contribuindo para sua socialização e comunicação social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/215
10.22408/reva412019215762-774
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/215
identifier_str_mv 10.22408/reva412019215762-774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/215/206
/*ref*/BORBA, Â. M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL, MEC, Ensino Fundamental de nove anos: Orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade, 2006.
/*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Referencial Curricular para Educação Infantil, Brasília, Ministério da Educação e Cultura, 1998. (Vol. 1)
/*ref*/BROUGÉRE, G. A criança e a cultura lúdica. In: Kyhimoto, T. M. (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
/*ref*/___________. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 1995.
/*ref*/FERREIRO, E. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2002.
/*ref*/___________. Passado e presente dos verbos ler e escrever. São Paulo: Cortez, 2002.
/*ref*/FRIEDMANN, A. O brincar no cotidiano da criança. São Paulo: Moderna, 2006
/*ref*/___________. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006
/*ref*/KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2000.
/*ref*/MORAIS R. (Org.). Sala de aula que espaço é esse? In: Madalena Freire Campinas. São Paulo: Papirus 1986.
/*ref*/OLIVEIRA, Z. R. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
/*ref*/RAUL, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2007.
/*ref*/SILVA, K. M.; SENTUCHUK, E. V. A brincadeira na Educação Infantil. Disponível em <HTTP//WWW.artigonal.com/educação-infantil-artigos/a-brincadeira-na-educaçao-infantil-1459632. Htm>acesso em 03 julho 2018.
/*ref*/SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
/*ref*/____________. Alfabetização e letramento, 2° ed. São Paulo: Contexto, 2004.
/*ref*/TEBEROSKY, A. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: 2003.
/*ref*/TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
/*ref*/VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 2ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
/*ref*/WINNICOTT, D. W. (1975). O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago Ed.
/*ref*/Ltda, 1975.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 4, n. 1 (2019): Revista Valore; 762-774
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva412019
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1754569258301390848