Influência do curso técnico pela escolha da graduação em administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Lis
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira, Camilla Cristina de Jesus, Lucas, Giovana Azevedo Pampanelli, Barbosa, Marcus Vinícius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/4
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar os motivos que levam os indivíduos a cursar graduação em administração. A questão da escolha profissional no Brasil tem sido ao longo do tempo, um dos assuntos mais explorados por estudiosos das áreas humanas. Foi Super (1957) um dos primeiros a propor uma concepção de escolha profissional com base em conceitos como maturidade, interesses e valores, que indicam um processo de desenvolvimento. Para os alguns, a atual situação do mercado de trabalho, o desejo de consumo e a pressão familiar fazem com que as profissões escolhidas levem em consideração muito mais os aspectos financeiros imediatos do que os sonhos e projetos. Nos últimos dez anos, o ensino de administração vem passando por um processo de ampliação com a criação de novos cursos, fato que vem apresentando, como consequência, o aumento do número de alunos. No geral, as influências com relação à escolha da profissão costumam ser das mais variadas, onde nem sempre a escolha feita para o curso técnico, faz-se uma opção para o Ensino Superior. Compreende-se que pode haver certa influência dos cursos técnicos em administração na escolha do aluno em seguir a carreira de administrador, ou em um segundo momento auxilia o profissional na escolha de outra profissão. Partindo desse pressuposto, cabe-nos questionar: o curso técnico apresenta influência na escolha da graduação da qual prefere cursar? De acordo com Pacheco e Ristoff (2004), o mais recente censo da educação superior realizado no Brasil em 2003, pelo supracitado instituto, o curso de administração de empresas possui o maior numero de alunos matriculados, com 564.681 estudantes, que corresponde a 14,5% dos estudantes de nível superior do Brasil. Diante do exposto, este artigo, de cunho exploratório-descritivo, tem como objetivo analisar os motivos que levam os alunos a cursar graduação em administração e a influência do curso técnico na escolha dessa profissão.
id FASF_34804f6c3459179a02ab30e86c6a629c
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/4
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling Influência do curso técnico pela escolha da graduação em administraçãoEste artigo tem como objetivo analisar os motivos que levam os indivíduos a cursar graduação em administração. A questão da escolha profissional no Brasil tem sido ao longo do tempo, um dos assuntos mais explorados por estudiosos das áreas humanas. Foi Super (1957) um dos primeiros a propor uma concepção de escolha profissional com base em conceitos como maturidade, interesses e valores, que indicam um processo de desenvolvimento. Para os alguns, a atual situação do mercado de trabalho, o desejo de consumo e a pressão familiar fazem com que as profissões escolhidas levem em consideração muito mais os aspectos financeiros imediatos do que os sonhos e projetos. Nos últimos dez anos, o ensino de administração vem passando por um processo de ampliação com a criação de novos cursos, fato que vem apresentando, como consequência, o aumento do número de alunos. No geral, as influências com relação à escolha da profissão costumam ser das mais variadas, onde nem sempre a escolha feita para o curso técnico, faz-se uma opção para o Ensino Superior. Compreende-se que pode haver certa influência dos cursos técnicos em administração na escolha do aluno em seguir a carreira de administrador, ou em um segundo momento auxilia o profissional na escolha de outra profissão. Partindo desse pressuposto, cabe-nos questionar: o curso técnico apresenta influência na escolha da graduação da qual prefere cursar? De acordo com Pacheco e Ristoff (2004), o mais recente censo da educação superior realizado no Brasil em 2003, pelo supracitado instituto, o curso de administração de empresas possui o maior numero de alunos matriculados, com 564.681 estudantes, que corresponde a 14,5% dos estudantes de nível superior do Brasil. Diante do exposto, este artigo, de cunho exploratório-descritivo, tem como objetivo analisar os motivos que levam os alunos a cursar graduação em administração e a influência do curso técnico na escolha dessa profissão.FaSFMenezes, LisFerreira, Camilla Cristina de JesusLucas, Giovana Azevedo PampanelliBarbosa, Marcus Vinícius2017-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/410.22408/reva122017408-32Revista Valore; v. 2, n. 1 (2017): Revista Valore; 08-332526-043X2525-900810.22408/reva122017reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/4/38/*ref*/Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Elsevier Brasil, 2003./*ref*/CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos na Empresa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994./*ref*/CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004./*ref*/CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 7. ed. São Paulo: Elsevier, 2003./*ref*/Drucker, P. (1981). Prática da administração de empresas. Cengage Learning Editores./*ref*/DRUCKER, Peter F. O melhor de Peter Drucker: O homem, a Administração e a sociedade. 7ª Ed. São Paulo: Nobel, 2006./*ref*/DRUCKER, Peter Ferdinand. Desafios gerenciais para o século XXI. Pioneira, 1999./*ref*/DRUCKER, Peter Ferdinand. Introdução à administração. São Paulo: Thomas Learning, 2006./*ref*/OLIVEIRA, Sílvio Luiz de. Sociologia das Organizações: uma análise do homem das empresas no ambiente competitivo – São Paulo: Pioneira, 1999./*ref*/ROSENTAL, Claude; FRÉMONTIER-MURPHY, Camille. Introdução aos métodos quantitativos em ciências humanas e sociais. Porto Alegre: Instituto Piaget, 2001./*ref*/SILVA, R. O. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001./*ref*/SPARTA M. & GOMES, W. G. Importância atribuída ao ingresso na educação superior por alunos do ensino médio. Revista brasileira de Orientação Profissional, v.6, n.2, p.45-53. 2005./*ref*/ADMINISTRADORES.COM, A influência dos filósofos na administração. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/a-influencia-dos-filosofos-na-administracao/25128/ Acesso: 25/06/2016./*ref*/AZEVEDO, A. S. & FARIA, L. Motivação, sucesso e transição para o ensino superior. Psicologia, v.20, n.2, p.69-93, 2006./*ref*/BOHOSLASVSKY, Rodolfo. Orientação vocacional: a estratégia clínica. São Paulo: Martins fontes, 1993./*ref*/CARDOSO, Ruth C. L; SAMPAIO, Helena. Estudantes Universitários e o trabalho./*ref*/CRA-RJ, Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.cra-rj.adm.br/ Acesso: 18/06/2016/*ref*/DIEHL, Astor Antonio. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004./*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978./*ref*/GATTI, Bernardete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Editora Plano, 2002./*ref*/GUIA DO ESTUDANTE, Curso técnico e faculdade de Administração são a mesma coisa? Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/orientacao-vocacional/consulte-orientador/curso-tecnico-faculdade-administracao-sao-mesma-coisa-738160.shtml Acesso: 15/06/2016./*ref*/IBGE, Século XX. Disponível em: http://seculoxx.ibge.gov.br/images/seculoxx/seculoxx.pdf Acesso: 30/06/2016./*ref*/IFNMG, Técnico em Administração. Disponível em: http://www.ifnmg.edu.br/cursos/105-portal/ensino/ead/2381-tecnico-em-administracao Acesso: 25/06/2016./*ref*/INEP, Resumo Técnico do Senso da Educação Superior. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2013/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2013.pdf Acesso: 26/06/2016/*ref*/LEVENFUS, Rosane S,; NUNES, Maria Lucia T. Prinicpais temas abordados por jovens centrados na escolha profissional. In: LEVENFUS, Rosane S. SOARES, Dulce H. P. Orientação vocacional opcupacional: novos achados teóricos e instrumentais para a clínica, a escola e a empresa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002, cap. 4, p. 67-78./*ref*/MAANEN, John Van. Reclaiming qualitative methods for organization reserch: a preface. In Administrative Science Quarterly, Vol. 24, 1079. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/C03-art06.pdf Acesso: 07/05/2016./*ref*/MEC, Consulta Pública das Escolas e Cursos Técnicos Regulares nos Sistemas de Ensino e Cadastradas no MEC. Disponível em: http://sistec.mec.gov.br/consultapublicaunidadeensino/# Acesso: 26/06/2016./*ref*/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Mulheres são maioria no ingresso e conclusão de cursos superiores. Disponível em http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/03/mulheres-sao-maioria-no-ingresso-e-na-conclusao-de-cursos-superiores Acesso: 20/06/2016./*ref*/NOVIKOFF, C. Pesquisa qualitativa: uma abordagem teórico-metodológica na educação. Disponvel em: http://www.sepq.org.br/IVsipeq/anais/artigos/52.pdf Acesso em: 06/06/2016./*ref*/PRONATEC, Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Disponível em http://pronatec.mec.gov.br/cnct/et_gestao_negocios/t_administracao.php Acesso: 15/06/2016./*ref*/REVISTA EDUFOCO, ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2010/02/07.pdf Acesso: 27/06/2016./*ref*/REVISTA EXAME.COM. 45 Profissões e Carreiras Promissoras para 2016. Disponível em: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/45-profissoes-e-carreiras-promissoras-para-2016#47. Acesso em 12/05/2016./*ref*/ROMANELLI, G. O significado da educação superior para duas gerações de famílias de camadas médias. R. Bras. Est. Pedag., v.76, n.184, p.445-476, set-dez. 1995./*ref*/SEBRAE NACIONAL, 2016. Conheça características importantes para o comportamento empreendedor. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/conheca-caracteristicas-importantes-para-o-comportamento-empreendedor,638b5d27e8fdd410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em 12/05/2016./*ref*/SEBRAE, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/br/home/index.asp Acesso: 20/06/2016./*ref*/SENAC, Mercado de trabalho carente de técnicos administrativos. Disponível em: http://www.ead.senac.br/noticias/2013/07/mercado-de-trabalho-carente-de-tecnicos-administrativos/ Acesso: 17/06/2016./*ref*/SENAC/RJ, O Técnico em Administração. Disponível em http://www.rj.senac.br/cursos/administracao-e-financas/tecnico-em-administracao. Acesso em 12/05/2016./*ref*/THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 7º edição. Editora São Paulo: Cortez; 1996./*ref*/UNIVATES, Administração. Disponível em: https://www.univates.br/tecnicos/administracao Acesso: 26/06/2016./*ref*/Meta 4 Todos pela Educação. Disponível em: http://www.todospelaeducacao.org.br/biblioteca/1533/meta-4-do-todos-pela-educacao---dados/ Acesso em 04/06/2016.Direitos autorais 2017 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-01T18:54:56Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/4Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2017-12-01T18:54:56Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do curso técnico pela escolha da graduação em administração
title Influência do curso técnico pela escolha da graduação em administração
spellingShingle Influência do curso técnico pela escolha da graduação em administração
Menezes, Lis
title_short Influência do curso técnico pela escolha da graduação em administração
title_full Influência do curso técnico pela escolha da graduação em administração
title_fullStr Influência do curso técnico pela escolha da graduação em administração
title_full_unstemmed Influência do curso técnico pela escolha da graduação em administração
title_sort Influência do curso técnico pela escolha da graduação em administração
author Menezes, Lis
author_facet Menezes, Lis
Ferreira, Camilla Cristina de Jesus
Lucas, Giovana Azevedo Pampanelli
Barbosa, Marcus Vinícius
author_role author
author2 Ferreira, Camilla Cristina de Jesus
Lucas, Giovana Azevedo Pampanelli
Barbosa, Marcus Vinícius
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Lis
Ferreira, Camilla Cristina de Jesus
Lucas, Giovana Azevedo Pampanelli
Barbosa, Marcus Vinícius
description Este artigo tem como objetivo analisar os motivos que levam os indivíduos a cursar graduação em administração. A questão da escolha profissional no Brasil tem sido ao longo do tempo, um dos assuntos mais explorados por estudiosos das áreas humanas. Foi Super (1957) um dos primeiros a propor uma concepção de escolha profissional com base em conceitos como maturidade, interesses e valores, que indicam um processo de desenvolvimento. Para os alguns, a atual situação do mercado de trabalho, o desejo de consumo e a pressão familiar fazem com que as profissões escolhidas levem em consideração muito mais os aspectos financeiros imediatos do que os sonhos e projetos. Nos últimos dez anos, o ensino de administração vem passando por um processo de ampliação com a criação de novos cursos, fato que vem apresentando, como consequência, o aumento do número de alunos. No geral, as influências com relação à escolha da profissão costumam ser das mais variadas, onde nem sempre a escolha feita para o curso técnico, faz-se uma opção para o Ensino Superior. Compreende-se que pode haver certa influência dos cursos técnicos em administração na escolha do aluno em seguir a carreira de administrador, ou em um segundo momento auxilia o profissional na escolha de outra profissão. Partindo desse pressuposto, cabe-nos questionar: o curso técnico apresenta influência na escolha da graduação da qual prefere cursar? De acordo com Pacheco e Ristoff (2004), o mais recente censo da educação superior realizado no Brasil em 2003, pelo supracitado instituto, o curso de administração de empresas possui o maior numero de alunos matriculados, com 564.681 estudantes, que corresponde a 14,5% dos estudantes de nível superior do Brasil. Diante do exposto, este artigo, de cunho exploratório-descritivo, tem como objetivo analisar os motivos que levam os alunos a cursar graduação em administração e a influência do curso técnico na escolha dessa profissão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/4
10.22408/reva122017408-32
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/4
identifier_str_mv 10.22408/reva122017408-32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/4/38
/*ref*/Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Elsevier Brasil, 2003.
/*ref*/CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos na Empresa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
/*ref*/CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
/*ref*/CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 7. ed. São Paulo: Elsevier, 2003.
/*ref*/Drucker, P. (1981). Prática da administração de empresas. Cengage Learning Editores.
/*ref*/DRUCKER, Peter F. O melhor de Peter Drucker: O homem, a Administração e a sociedade. 7ª Ed. São Paulo: Nobel, 2006.
/*ref*/DRUCKER, Peter Ferdinand. Desafios gerenciais para o século XXI. Pioneira, 1999.
/*ref*/DRUCKER, Peter Ferdinand. Introdução à administração. São Paulo: Thomas Learning, 2006.
/*ref*/OLIVEIRA, Sílvio Luiz de. Sociologia das Organizações: uma análise do homem das empresas no ambiente competitivo – São Paulo: Pioneira, 1999.
/*ref*/ROSENTAL, Claude; FRÉMONTIER-MURPHY, Camille. Introdução aos métodos quantitativos em ciências humanas e sociais. Porto Alegre: Instituto Piaget, 2001.
/*ref*/SILVA, R. O. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
/*ref*/SPARTA M. & GOMES, W. G. Importância atribuída ao ingresso na educação superior por alunos do ensino médio. Revista brasileira de Orientação Profissional, v.6, n.2, p.45-53. 2005.
/*ref*/ADMINISTRADORES.COM, A influência dos filósofos na administração. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/a-influencia-dos-filosofos-na-administracao/25128/ Acesso: 25/06/2016.
/*ref*/AZEVEDO, A. S. & FARIA, L. Motivação, sucesso e transição para o ensino superior. Psicologia, v.20, n.2, p.69-93, 2006.
/*ref*/BOHOSLASVSKY, Rodolfo. Orientação vocacional: a estratégia clínica. São Paulo: Martins fontes, 1993.
/*ref*/CARDOSO, Ruth C. L; SAMPAIO, Helena. Estudantes Universitários e o trabalho.
/*ref*/CRA-RJ, Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.cra-rj.adm.br/ Acesso: 18/06/2016
/*ref*/DIEHL, Astor Antonio. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
/*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
/*ref*/GATTI, Bernardete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Editora Plano, 2002.
/*ref*/GUIA DO ESTUDANTE, Curso técnico e faculdade de Administração são a mesma coisa? Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/orientacao-vocacional/consulte-orientador/curso-tecnico-faculdade-administracao-sao-mesma-coisa-738160.shtml Acesso: 15/06/2016.
/*ref*/IBGE, Século XX. Disponível em: http://seculoxx.ibge.gov.br/images/seculoxx/seculoxx.pdf Acesso: 30/06/2016.
/*ref*/IFNMG, Técnico em Administração. Disponível em: http://www.ifnmg.edu.br/cursos/105-portal/ensino/ead/2381-tecnico-em-administracao Acesso: 25/06/2016.
/*ref*/INEP, Resumo Técnico do Senso da Educação Superior. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2013/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2013.pdf Acesso: 26/06/2016
/*ref*/LEVENFUS, Rosane S,; NUNES, Maria Lucia T. Prinicpais temas abordados por jovens centrados na escolha profissional. In: LEVENFUS, Rosane S. SOARES, Dulce H. P. Orientação vocacional opcupacional: novos achados teóricos e instrumentais para a clínica, a escola e a empresa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002, cap. 4, p. 67-78.
/*ref*/MAANEN, John Van. Reclaiming qualitative methods for organization reserch: a preface. In Administrative Science Quarterly, Vol. 24, 1079. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/C03-art06.pdf Acesso: 07/05/2016.
/*ref*/MEC, Consulta Pública das Escolas e Cursos Técnicos Regulares nos Sistemas de Ensino e Cadastradas no MEC. Disponível em: http://sistec.mec.gov.br/consultapublicaunidadeensino/# Acesso: 26/06/2016.
/*ref*/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Mulheres são maioria no ingresso e conclusão de cursos superiores. Disponível em http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/03/mulheres-sao-maioria-no-ingresso-e-na-conclusao-de-cursos-superiores Acesso: 20/06/2016.
/*ref*/NOVIKOFF, C. Pesquisa qualitativa: uma abordagem teórico-metodológica na educação. Disponvel em: http://www.sepq.org.br/IVsipeq/anais/artigos/52.pdf Acesso em: 06/06/2016.
/*ref*/PRONATEC, Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Disponível em http://pronatec.mec.gov.br/cnct/et_gestao_negocios/t_administracao.php Acesso: 15/06/2016.
/*ref*/REVISTA EDUFOCO, ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2010/02/07.pdf Acesso: 27/06/2016.
/*ref*/REVISTA EXAME.COM. 45 Profissões e Carreiras Promissoras para 2016. Disponível em: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/45-profissoes-e-carreiras-promissoras-para-2016#47. Acesso em 12/05/2016.
/*ref*/ROMANELLI, G. O significado da educação superior para duas gerações de famílias de camadas médias. R. Bras. Est. Pedag., v.76, n.184, p.445-476, set-dez. 1995.
/*ref*/SEBRAE NACIONAL, 2016. Conheça características importantes para o comportamento empreendedor. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/conheca-caracteristicas-importantes-para-o-comportamento-empreendedor,638b5d27e8fdd410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em 12/05/2016.
/*ref*/SEBRAE, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/br/home/index.asp Acesso: 20/06/2016.
/*ref*/SENAC, Mercado de trabalho carente de técnicos administrativos. Disponível em: http://www.ead.senac.br/noticias/2013/07/mercado-de-trabalho-carente-de-tecnicos-administrativos/ Acesso: 17/06/2016.
/*ref*/SENAC/RJ, O Técnico em Administração. Disponível em http://www.rj.senac.br/cursos/administracao-e-financas/tecnico-em-administracao. Acesso em 12/05/2016.
/*ref*/THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 7º edição. Editora São Paulo: Cortez; 1996.
/*ref*/UNIVATES, Administração. Disponível em: https://www.univates.br/tecnicos/administracao Acesso: 26/06/2016.
/*ref*/Meta 4 Todos pela Educação. Disponível em: http://www.todospelaeducacao.org.br/biblioteca/1533/meta-4-do-todos-pela-educacao---dados/ Acesso em 04/06/2016.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 2, n. 1 (2017): Revista Valore; 08-33
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva122017
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1754569259479990272