Ética & incentivos: devemos recompensar quem denuncia corrupção?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Direito GV |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-24322017000200390 |
Resumo: | Resumo Tendo como objeto o Projeto de Lei n. 857/2012, aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2013, este artigo analisa o princípio da compensação pecuniária ao cidadão que denuncia a corrupção, sob a ótica da Teoria de Desenhos de Mecanismos e do Direito. Um modelo de Teoria da Decisão estabelece um potencial conflito para o cidadão entre a satisfação com o benefício monetário auferido pela denúncia (“incentivo pecuniário”) e a insatisfação com o sentimento de estar sendo pago para exercer seu dever cívico (“desincentivo moral”). Mostra-se que, quando há heterogeneidade na sociedade, o efeito do incentivo pecuniário predomina e a introdução da compensação é benéfica para a sociedade. Além disso, propomos uma alteração no PL que transforma o desincentivo moral em incentivo à dedicação ao controle da corrupção. Finalmente, por meio da análise de leis e de estudos de casos, confirmamos que, além de compatível com o ordenamento jurídico brasileiro, esse mecanismo já é efetivamente aplicado em diferentes situações no país. |
id |
FGV-2_2b4e0e0cead6ed18049c8797dbb16276 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1808-24322017000200390 |
network_acronym_str |
FGV-2 |
network_name_str |
Revista Direito GV |
repository_id_str |
|
spelling |
Ética & incentivos: devemos recompensar quem denuncia corrupção?Análise econômica do Direitocontrole social da corrupçãoincentivosdever cívicoéticaResumo Tendo como objeto o Projeto de Lei n. 857/2012, aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2013, este artigo analisa o princípio da compensação pecuniária ao cidadão que denuncia a corrupção, sob a ótica da Teoria de Desenhos de Mecanismos e do Direito. Um modelo de Teoria da Decisão estabelece um potencial conflito para o cidadão entre a satisfação com o benefício monetário auferido pela denúncia (“incentivo pecuniário”) e a insatisfação com o sentimento de estar sendo pago para exercer seu dever cívico (“desincentivo moral”). Mostra-se que, quando há heterogeneidade na sociedade, o efeito do incentivo pecuniário predomina e a introdução da compensação é benéfica para a sociedade. Além disso, propomos uma alteração no PL que transforma o desincentivo moral em incentivo à dedicação ao controle da corrupção. Finalmente, por meio da análise de leis e de estudos de casos, confirmamos que, além de compatível com o ordenamento jurídico brasileiro, esse mecanismo já é efetivamente aplicado em diferentes situações no país.Fundação Getulio Vargas, Escola de Direito de São Paulo2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-24322017000200390Revista Direito GV v.13 n.2 2017reponame:Revista Direito GVinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/2317-6172201716info:eu-repo/semantics/openAccessBugarin,Maurício SoaresBugarin,Tomás Tenshin Satakapor2017-08-10T00:00:00Zoai:scielo:S1808-24322017000200390Revistahttps://direitosp.fgv.br/publicacoes/revista/revista-direito-gvhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistadireitogv@fgv.br|| catarina.barbieri@fgv.br2317-61721808-2432opendoar:2017-08-10T00:00Revista Direito GV - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética & incentivos: devemos recompensar quem denuncia corrupção? |
title |
Ética & incentivos: devemos recompensar quem denuncia corrupção? |
spellingShingle |
Ética & incentivos: devemos recompensar quem denuncia corrupção? Bugarin,Maurício Soares Análise econômica do Direito controle social da corrupção incentivos dever cívico ética |
title_short |
Ética & incentivos: devemos recompensar quem denuncia corrupção? |
title_full |
Ética & incentivos: devemos recompensar quem denuncia corrupção? |
title_fullStr |
Ética & incentivos: devemos recompensar quem denuncia corrupção? |
title_full_unstemmed |
Ética & incentivos: devemos recompensar quem denuncia corrupção? |
title_sort |
Ética & incentivos: devemos recompensar quem denuncia corrupção? |
author |
Bugarin,Maurício Soares |
author_facet |
Bugarin,Maurício Soares Bugarin,Tomás Tenshin Sataka |
author_role |
author |
author2 |
Bugarin,Tomás Tenshin Sataka |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bugarin,Maurício Soares Bugarin,Tomás Tenshin Sataka |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise econômica do Direito controle social da corrupção incentivos dever cívico ética |
topic |
Análise econômica do Direito controle social da corrupção incentivos dever cívico ética |
description |
Resumo Tendo como objeto o Projeto de Lei n. 857/2012, aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2013, este artigo analisa o princípio da compensação pecuniária ao cidadão que denuncia a corrupção, sob a ótica da Teoria de Desenhos de Mecanismos e do Direito. Um modelo de Teoria da Decisão estabelece um potencial conflito para o cidadão entre a satisfação com o benefício monetário auferido pela denúncia (“incentivo pecuniário”) e a insatisfação com o sentimento de estar sendo pago para exercer seu dever cívico (“desincentivo moral”). Mostra-se que, quando há heterogeneidade na sociedade, o efeito do incentivo pecuniário predomina e a introdução da compensação é benéfica para a sociedade. Além disso, propomos uma alteração no PL que transforma o desincentivo moral em incentivo à dedicação ao controle da corrupção. Finalmente, por meio da análise de leis e de estudos de casos, confirmamos que, além de compatível com o ordenamento jurídico brasileiro, esse mecanismo já é efetivamente aplicado em diferentes situações no país. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-24322017000200390 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-24322017000200390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2317-6172201716 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola de Direito de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola de Direito de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Direito GV v.13 n.2 2017 reponame:Revista Direito GV instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Revista Direito GV |
collection |
Revista Direito GV |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Direito GV - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadireitogv@fgv.br|| catarina.barbieri@fgv.br |
_version_ |
1754115768904056832 |