Âncoras de carreira e transformações no modelo de administração: estudo de caso do Tribunal de Contas da União (TCU)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faro,Eduardo Soares da Costa
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Amorim,Maria Cristina Sanches, Trevisan,Leonardo, Junqueira,Luciano A. Prates
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512010000400010
Resumo: As transformações nos modelos de administração envolvem alterações nas práticas objetivas e no comportamento dos trabalhadores nas organizações. A implementação de mudanças gerenciais deve considerar as motivações e o comportamento dos trabalhadores submetidos a essas transformações. As motivações podem ser conhecidas pela identificação e análise das âncoras de carreira. Envolvido desde 2004 na implementação de práticas de administração gerencial, o Tribunal de Contas da União (TCU) vem enfrentando dificuldades para substituir o modelo burocrático, constituído ao longo da historia do funcionalismo federal brasileiro. O objetivo desta pesquisa é identificar as âncoras de carreira dos servidores do TCU, visando contribuir para o entendimento dos fatores impeditivos da implementação do modelo gerencial. Os resultados indicam não apenas incompatibilidades entre as principais âncoras de carreira desses servidores e aquelas exigidas (teoricamente) pelo referido modelo, mas também que o sistema atual de recompensas do TCU gera nos servidores maior resistência às alterações preconizadas por esse modelo.
id FGV-9_a522b55efc3acc7e0a71329a4fd3144a
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512010000400010
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Âncoras de carreira e transformações no modelo de administração: estudo de caso do Tribunal de Contas da União (TCU)âncora de carreirasistemas de recompensasmodelo de administração gerencialAs transformações nos modelos de administração envolvem alterações nas práticas objetivas e no comportamento dos trabalhadores nas organizações. A implementação de mudanças gerenciais deve considerar as motivações e o comportamento dos trabalhadores submetidos a essas transformações. As motivações podem ser conhecidas pela identificação e análise das âncoras de carreira. Envolvido desde 2004 na implementação de práticas de administração gerencial, o Tribunal de Contas da União (TCU) vem enfrentando dificuldades para substituir o modelo burocrático, constituído ao longo da historia do funcionalismo federal brasileiro. O objetivo desta pesquisa é identificar as âncoras de carreira dos servidores do TCU, visando contribuir para o entendimento dos fatores impeditivos da implementação do modelo gerencial. Os resultados indicam não apenas incompatibilidades entre as principais âncoras de carreira desses servidores e aquelas exigidas (teoricamente) pelo referido modelo, mas também que o sistema atual de recompensas do TCU gera nos servidores maior resistência às alterações preconizadas por esse modelo.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512010000400010Cadernos EBAPE.BR v.8 n.4 2010reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512010000400010info:eu-repo/semantics/openAccessFaro,Eduardo Soares da CostaAmorim,Maria Cristina SanchesTrevisan,LeonardoJunqueira,Luciano A. Pratespor2011-02-07T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512010000400010Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2011-02-07T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Âncoras de carreira e transformações no modelo de administração: estudo de caso do Tribunal de Contas da União (TCU)
title Âncoras de carreira e transformações no modelo de administração: estudo de caso do Tribunal de Contas da União (TCU)
spellingShingle Âncoras de carreira e transformações no modelo de administração: estudo de caso do Tribunal de Contas da União (TCU)
Faro,Eduardo Soares da Costa
âncora de carreira
sistemas de recompensas
modelo de administração gerencial
title_short Âncoras de carreira e transformações no modelo de administração: estudo de caso do Tribunal de Contas da União (TCU)
title_full Âncoras de carreira e transformações no modelo de administração: estudo de caso do Tribunal de Contas da União (TCU)
title_fullStr Âncoras de carreira e transformações no modelo de administração: estudo de caso do Tribunal de Contas da União (TCU)
title_full_unstemmed Âncoras de carreira e transformações no modelo de administração: estudo de caso do Tribunal de Contas da União (TCU)
title_sort Âncoras de carreira e transformações no modelo de administração: estudo de caso do Tribunal de Contas da União (TCU)
author Faro,Eduardo Soares da Costa
author_facet Faro,Eduardo Soares da Costa
Amorim,Maria Cristina Sanches
Trevisan,Leonardo
Junqueira,Luciano A. Prates
author_role author
author2 Amorim,Maria Cristina Sanches
Trevisan,Leonardo
Junqueira,Luciano A. Prates
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faro,Eduardo Soares da Costa
Amorim,Maria Cristina Sanches
Trevisan,Leonardo
Junqueira,Luciano A. Prates
dc.subject.por.fl_str_mv âncora de carreira
sistemas de recompensas
modelo de administração gerencial
topic âncora de carreira
sistemas de recompensas
modelo de administração gerencial
description As transformações nos modelos de administração envolvem alterações nas práticas objetivas e no comportamento dos trabalhadores nas organizações. A implementação de mudanças gerenciais deve considerar as motivações e o comportamento dos trabalhadores submetidos a essas transformações. As motivações podem ser conhecidas pela identificação e análise das âncoras de carreira. Envolvido desde 2004 na implementação de práticas de administração gerencial, o Tribunal de Contas da União (TCU) vem enfrentando dificuldades para substituir o modelo burocrático, constituído ao longo da historia do funcionalismo federal brasileiro. O objetivo desta pesquisa é identificar as âncoras de carreira dos servidores do TCU, visando contribuir para o entendimento dos fatores impeditivos da implementação do modelo gerencial. Os resultados indicam não apenas incompatibilidades entre as principais âncoras de carreira desses servidores e aquelas exigidas (teoricamente) pelo referido modelo, mas também que o sistema atual de recompensas do TCU gera nos servidores maior resistência às alterações preconizadas por esse modelo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512010000400010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512010000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1679-39512010000400010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.8 n.4 2010
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115884633292800