Inclusão digital e participação eletrônica: uma investigação multi-paper

Os impactos sociais das TIC sobre os indivíduos e organizações têm sido objeto de investigação para além da área técnica especializada em computação aplicada, chamando a atenção de áreas como estudos organizacionais, sociologia e antropologia (Klein e Myers, 1999). Orlikowski e Scott (2008) também a...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2016
Main Author: Soares, Carla Danielle Monteiro
Advisor: Joia, Luiz Antonio
Document type: Doctoral thesis
Language:por
Portuguese subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10438/17990
Citation:SOARES, Carla Danielle Monteiro. Inclusão digital e participação eletrônica: uma investigação multi-paper. Tese (Doutorado em Administração) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2016.
Portuguese abstract:Os impactos sociais das TIC sobre os indivíduos e organizações têm sido objeto de investigação para além da área técnica especializada em computação aplicada, chamando a atenção de áreas como estudos organizacionais, sociologia e antropologia (Klein e Myers, 1999). Orlikowski e Scott (2008) também argumentam que a rápida difusão das TIC levanta preocupações críticas a respeito de seus impactos sociais sobre assuntos organizacionais em vários níveis. Consequentemente, ao considerar o avanço das TIC, torna-se relevante investigar o seu uso e impactos sobre a sociedade, como o seu acesso à informação e a um espaço de discussão, de acordo com a sua própria realidade, ou seja, considerando o contexto tecnológico, político e socioeconômico do seu país. Isto significa analisar o grau de penetração da Internet, o nível de democracia do país e, ainda, o grau de atividade econômica e igualdade social da população, para que se possa, dessa maneira, compreender a possibilidade de envolvimento dos indivíduos nos processos de deliberação democrática e/ou nas mobilizações cívicas (Tambini, 1999; Gerodimos, 2001). À vista disso, esta pesquisa se propôs a analisar o papel das TIC, principalmente da Internet e das redes sociais, em dois fenômenos sociais contemporâneos – trajetória da LAN House e manifestações populares –, buscando compreender como ocorreu a constituição das redes sócio-técnicas desses fenômenos, identificando os principais atores envolvidos nesses processos.