As escolas comunitárias da Rocinha: 1968/1986: um fator de conservação ou de transformação social?

The present paper refers to the experience of the community schools developed in Favela da Rocinha (Rocinha Slum), during the period 1968 to 1986, and analyses it based on two different aspects: The urban issue the community school as a form of popular organization which, together with other communi...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:1987
Main Author: Oliveira, Maria Ines Couto de
Advisor: Arruda, Marcos
Document type: Master thesis
Language:por
Online Access:http://hdl.handle.net/10438/16593
Citation:OLIVEIRA, Maria Ines Couto de. As escolas comunitárias da Rocinha: 1968/1986: um fator de conservação ou de transformação social?: : . Dissertação (Mestrado em Educação) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1987.
Portuguese abstract:O presente trabalho apresenta a experiência das escolas comunitárias da favela da Rocinha, durante o período de 1968 a 1986, e a analisa a partir de duas vertentes: - a questão urbana - a escola comunitária enquanto uma forma de organização popular, que aliada aos outros grupos comunitários da Rocinha, questiona a alocação desigual de recursos públicos e luta pela melhoria das condições de vida na favela. A questão educacional - a prática pedagógica dessas escolas junto às crianças, jovens e adultos; a busca de uma metodologia e de conteúdos que partam da realidade dos alunos e dos objetivos do trabalho comunitário. O estudo de caso foi elaborado a partir de entrevistas (realizadas junto a lideranças, educadores, pais, alunos, agentes externos e técnicos), de fontes documentais e da participação da autora no trabalho comunitário da favela, iniciada em 1976. Procurou-se apreender a origem dessa experiência junto à precariedade/ineficácia do sistema oficial de ensino e ao processo de reorganização das classes populares, e perceber também a relação entre as diferentes conjunturas e a configuração que as escolas comunitárias foram assumindo ao longo dessa trajetória.