Confiabilidade do Teste WPPSI-R na avaliação do desenvolvimento cognitivo de pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Méio,Maria Dalva Barbosa Baker
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Lopes,Claudia S., Sichieri,Rosely, Morsch,Denise Streit
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2001000100010
Resumo: O Teste psicométrico WPPSI-R (Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence - Revised) foi o instrumento de avaliação em uma pesquisa para estudar o desenvolvimento cognitivo, na idade pré-escolar, de uma população de crianças do Instituto Fernandes Figueira (IFF) nascidas prematuras e de muito baixo peso (MBP), aplicado por quatro psicólogas previamente treinadas. O objetivo deste estudo foi avaliar a confiabilidade inter-observador na aplicação do teste. Utilizaram-se dois desenhos: de blocos incompletos equilibrados, para avaliar a concordância na aplicação do teste, e cruzado, para avaliar a concordância na pontuação dos itens. Foram estudadas 12 crianças pré-escolares nascidas no IFF (Peso ao nascer < 1.500g). Os coeficientes de correlação intraclasse (CCI) encontrados foram: 0,82 (Escore Total), 0,89 (Escore Verbal) e 0,91 (Escore Executivo), no desenho de blocos incompletos equilibrados, e 0,99, 0,98 e 0,99, respectivamente, no desenho cruzado, indicando uma boa confiabilidade. Estes achados mostram que a aplicação do Teste WPPSI-R no estudo do desenvolvimento cognitivo de prematuros de MBP do IFF foi adequada.
id FIOCRUZ-5_32c52bbfac7c40a7a46e2f90611d2086
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-311X2001000100010
network_acronym_str FIOCRUZ-5
network_name_str Cadernos de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Confiabilidade do Teste WPPSI-R na avaliação do desenvolvimento cognitivo de pré-escolaresReprodutibilidade de ResultadosTeste WPPSI-RCogniçãoDesenvolvimento InfantilO Teste psicométrico WPPSI-R (Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence - Revised) foi o instrumento de avaliação em uma pesquisa para estudar o desenvolvimento cognitivo, na idade pré-escolar, de uma população de crianças do Instituto Fernandes Figueira (IFF) nascidas prematuras e de muito baixo peso (MBP), aplicado por quatro psicólogas previamente treinadas. O objetivo deste estudo foi avaliar a confiabilidade inter-observador na aplicação do teste. Utilizaram-se dois desenhos: de blocos incompletos equilibrados, para avaliar a concordância na aplicação do teste, e cruzado, para avaliar a concordância na pontuação dos itens. Foram estudadas 12 crianças pré-escolares nascidas no IFF (Peso ao nascer < 1.500g). Os coeficientes de correlação intraclasse (CCI) encontrados foram: 0,82 (Escore Total), 0,89 (Escore Verbal) e 0,91 (Escore Executivo), no desenho de blocos incompletos equilibrados, e 0,99, 0,98 e 0,99, respectivamente, no desenho cruzado, indicando uma boa confiabilidade. Estes achados mostram que a aplicação do Teste WPPSI-R no estudo do desenvolvimento cognitivo de prematuros de MBP do IFF foi adequada.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz2001-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2001000100010Cadernos de Saúde Pública v.17 n.1 2001reponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S0102-311X2001000100010info:eu-repo/semantics/openAccessMéio,Maria Dalva Barbosa BakerLopes,Claudia S.Sichieri,RoselyMorsch,Denise Streitpor2001-08-16T00:00:00Zoai:scielo:S0102-311X2001000100010Revistahttp://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2001-08-16T00:00Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Confiabilidade do Teste WPPSI-R na avaliação do desenvolvimento cognitivo de pré-escolares
title Confiabilidade do Teste WPPSI-R na avaliação do desenvolvimento cognitivo de pré-escolares
spellingShingle Confiabilidade do Teste WPPSI-R na avaliação do desenvolvimento cognitivo de pré-escolares
Méio,Maria Dalva Barbosa Baker
Reprodutibilidade de Resultados
Teste WPPSI-R
Cognição
Desenvolvimento Infantil
title_short Confiabilidade do Teste WPPSI-R na avaliação do desenvolvimento cognitivo de pré-escolares
title_full Confiabilidade do Teste WPPSI-R na avaliação do desenvolvimento cognitivo de pré-escolares
title_fullStr Confiabilidade do Teste WPPSI-R na avaliação do desenvolvimento cognitivo de pré-escolares
title_full_unstemmed Confiabilidade do Teste WPPSI-R na avaliação do desenvolvimento cognitivo de pré-escolares
title_sort Confiabilidade do Teste WPPSI-R na avaliação do desenvolvimento cognitivo de pré-escolares
author Méio,Maria Dalva Barbosa Baker
author_facet Méio,Maria Dalva Barbosa Baker
Lopes,Claudia S.
Sichieri,Rosely
Morsch,Denise Streit
author_role author
author2 Lopes,Claudia S.
Sichieri,Rosely
Morsch,Denise Streit
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Méio,Maria Dalva Barbosa Baker
Lopes,Claudia S.
Sichieri,Rosely
Morsch,Denise Streit
dc.subject.por.fl_str_mv Reprodutibilidade de Resultados
Teste WPPSI-R
Cognição
Desenvolvimento Infantil
topic Reprodutibilidade de Resultados
Teste WPPSI-R
Cognição
Desenvolvimento Infantil
description O Teste psicométrico WPPSI-R (Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence - Revised) foi o instrumento de avaliação em uma pesquisa para estudar o desenvolvimento cognitivo, na idade pré-escolar, de uma população de crianças do Instituto Fernandes Figueira (IFF) nascidas prematuras e de muito baixo peso (MBP), aplicado por quatro psicólogas previamente treinadas. O objetivo deste estudo foi avaliar a confiabilidade inter-observador na aplicação do teste. Utilizaram-se dois desenhos: de blocos incompletos equilibrados, para avaliar a concordância na aplicação do teste, e cruzado, para avaliar a concordância na pontuação dos itens. Foram estudadas 12 crianças pré-escolares nascidas no IFF (Peso ao nascer < 1.500g). Os coeficientes de correlação intraclasse (CCI) encontrados foram: 0,82 (Escore Total), 0,89 (Escore Verbal) e 0,91 (Escore Executivo), no desenho de blocos incompletos equilibrados, e 0,99, 0,98 e 0,99, respectivamente, no desenho cruzado, indicando uma boa confiabilidade. Estes achados mostram que a aplicação do Teste WPPSI-R no estudo do desenvolvimento cognitivo de prematuros de MBP do IFF foi adequada.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2001000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2001000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-311X2001000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública v.17 n.1 2001
reponame:Cadernos de Saúde Pública
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Cadernos de Saúde Pública
collection Cadernos de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br
_version_ 1754115720004763648