Avaliação de satisfação de usuários: considerações teórico-conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esperidião,Monique Azevedo
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Trad,Leny Alves Bomfim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2006000600016
Resumo: O presente artigo desenvolve uma análise crítica da produção científica sobre o tema da satisfação de usuários de serviços de saúde, focalizando, especificamente, os aspectos teórico-conceituais. Abrange a discussão acerca da compreensão do conceito de satisfação e seus quadros teóricos de referência, dos determinantes da satisfação e a aplicação do conceito no campo dos serviços. Foram analisados 56 artigos publicados especialmente em revistas indexadas pelo MEDLINE e Web of Science no período de 1970 a 2005. Os conceitos encontrados provêm principalmente do marketing e da psicologia social, destacando-se a teoria da atitude, da realização da expectativa ou necessidade e da eqüidade. Nota-se que há uma perda da utilidade analítica do conceito satisfação na medida em que seu conceito é ampliado para diversas dimensões dos serviços de saúde.
id FIOCRUZ-5_a45803ce58d4a0995dc70723a2af3c95
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-311X2006000600016
network_acronym_str FIOCRUZ-5
network_name_str Cadernos de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Avaliação de satisfação de usuários: considerações teórico-conceituaisSatisfação dos ConsumidoresAvaliação dos ServiçosQualidadeO presente artigo desenvolve uma análise crítica da produção científica sobre o tema da satisfação de usuários de serviços de saúde, focalizando, especificamente, os aspectos teórico-conceituais. Abrange a discussão acerca da compreensão do conceito de satisfação e seus quadros teóricos de referência, dos determinantes da satisfação e a aplicação do conceito no campo dos serviços. Foram analisados 56 artigos publicados especialmente em revistas indexadas pelo MEDLINE e Web of Science no período de 1970 a 2005. Os conceitos encontrados provêm principalmente do marketing e da psicologia social, destacando-se a teoria da atitude, da realização da expectativa ou necessidade e da eqüidade. Nota-se que há uma perda da utilidade analítica do conceito satisfação na medida em que seu conceito é ampliado para diversas dimensões dos serviços de saúde.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2006000600016Cadernos de Saúde Pública v.22 n.6 2006reponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S0102-311X2006000600016info:eu-repo/semantics/openAccessEsperidião,Monique AzevedoTrad,Leny Alves Bomfimpor2006-05-29T00:00:00Zoai:scielo:S0102-311X2006000600016Revistahttp://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2006-05-29T00:00Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de satisfação de usuários: considerações teórico-conceituais
title Avaliação de satisfação de usuários: considerações teórico-conceituais
spellingShingle Avaliação de satisfação de usuários: considerações teórico-conceituais
Esperidião,Monique Azevedo
Satisfação dos Consumidores
Avaliação dos Serviços
Qualidade
title_short Avaliação de satisfação de usuários: considerações teórico-conceituais
title_full Avaliação de satisfação de usuários: considerações teórico-conceituais
title_fullStr Avaliação de satisfação de usuários: considerações teórico-conceituais
title_full_unstemmed Avaliação de satisfação de usuários: considerações teórico-conceituais
title_sort Avaliação de satisfação de usuários: considerações teórico-conceituais
author Esperidião,Monique Azevedo
author_facet Esperidião,Monique Azevedo
Trad,Leny Alves Bomfim
author_role author
author2 Trad,Leny Alves Bomfim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esperidião,Monique Azevedo
Trad,Leny Alves Bomfim
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação dos Consumidores
Avaliação dos Serviços
Qualidade
topic Satisfação dos Consumidores
Avaliação dos Serviços
Qualidade
description O presente artigo desenvolve uma análise crítica da produção científica sobre o tema da satisfação de usuários de serviços de saúde, focalizando, especificamente, os aspectos teórico-conceituais. Abrange a discussão acerca da compreensão do conceito de satisfação e seus quadros teóricos de referência, dos determinantes da satisfação e a aplicação do conceito no campo dos serviços. Foram analisados 56 artigos publicados especialmente em revistas indexadas pelo MEDLINE e Web of Science no período de 1970 a 2005. Os conceitos encontrados provêm principalmente do marketing e da psicologia social, destacando-se a teoria da atitude, da realização da expectativa ou necessidade e da eqüidade. Nota-se que há uma perda da utilidade analítica do conceito satisfação na medida em que seu conceito é ampliado para diversas dimensões dos serviços de saúde.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2006000600016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2006000600016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-311X2006000600016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública v.22 n.6 2006
reponame:Cadernos de Saúde Pública
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Cadernos de Saúde Pública
collection Cadernos de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br
_version_ 1754115724649955328