Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mediação (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6917 |
Resumo: | A partir dos fenômenos da Mídia Hostil (HMP) e do Efeito de Terceira Pessoa (ETP), este artigo analisa como pessoas que se autodeclaram de direita, esquerda e centro percebem os efeitos da mídia em matérias jornalísticas sobre os atores políticos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), no Brasil. A pesquisa realizou um survey com 162 pessoas, antes das eleições de 2018. Os dados confirmam a tendência de os partidários (esquerdistas e direitistas) perceberem a mídia como hostil e apoiarem medidas de restrição aos meios de comunicação mais do que os não-partidários (centristas). O ETP foi encontrado nos três grupos de identificação política, porém com variações significativas entre eles. Ao relacionar HMP e ETP, a pesquisa identificou vínculos interessantes entre esses efeitos, embora nem sempre diretos e proporcionais. |
id |
FUMEC-2_50eed1e53e5d761e26e04384a4ecfcd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fumec.br:article/6917 |
network_acronym_str |
FUMEC-2 |
network_name_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaropercepção de mídia hostilefeito de terceira pessoamedia biasLulaJair Bolsonarocomunicação políticateoria da comunicaçãoMedia EffectsA partir dos fenômenos da Mídia Hostil (HMP) e do Efeito de Terceira Pessoa (ETP), este artigo analisa como pessoas que se autodeclaram de direita, esquerda e centro percebem os efeitos da mídia em matérias jornalísticas sobre os atores políticos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), no Brasil. A pesquisa realizou um survey com 162 pessoas, antes das eleições de 2018. Os dados confirmam a tendência de os partidários (esquerdistas e direitistas) perceberem a mídia como hostil e apoiarem medidas de restrição aos meios de comunicação mais do que os não-partidários (centristas). O ETP foi encontrado nos três grupos de identificação política, porém com variações significativas entre eles. Ao relacionar HMP e ETP, a pesquisa identificou vínculos interessantes entre esses efeitos, embora nem sempre diretos e proporcionais.Revista Mediação2019-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa empírica de campoapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6917Revista Mediação; v. 28 n. 1 (2019): Mediações sociais das narrativas2179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6917/pdfCopyright (c) 2019 Revista Mediaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdibai, priscilla cabral2019-08-26T20:02:08Zoai:ojs.fumec.br:article/6917Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2019-08-26T20:02:08Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaro |
title |
Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaro |
spellingShingle |
Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaro dibai, priscilla cabral percepção de mídia hostil efeito de terceira pessoa media bias Lula Jair Bolsonaro comunicação política teoria da comunicação Media Effects |
title_short |
Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaro |
title_full |
Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaro |
title_fullStr |
Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaro |
title_full_unstemmed |
Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaro |
title_sort |
Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaro |
author |
dibai, priscilla cabral |
author_facet |
dibai, priscilla cabral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dibai, priscilla cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
percepção de mídia hostil efeito de terceira pessoa media bias Lula Jair Bolsonaro comunicação política teoria da comunicação Media Effects |
topic |
percepção de mídia hostil efeito de terceira pessoa media bias Lula Jair Bolsonaro comunicação política teoria da comunicação Media Effects |
description |
A partir dos fenômenos da Mídia Hostil (HMP) e do Efeito de Terceira Pessoa (ETP), este artigo analisa como pessoas que se autodeclaram de direita, esquerda e centro percebem os efeitos da mídia em matérias jornalísticas sobre os atores políticos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), no Brasil. A pesquisa realizou um survey com 162 pessoas, antes das eleições de 2018. Os dados confirmam a tendência de os partidários (esquerdistas e direitistas) perceberem a mídia como hostil e apoiarem medidas de restrição aos meios de comunicação mais do que os não-partidários (centristas). O ETP foi encontrado nos três grupos de identificação política, porém com variações significativas entre eles. Ao relacionar HMP e ETP, a pesquisa identificou vínculos interessantes entre esses efeitos, embora nem sempre diretos e proporcionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6917 |
url |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6917/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Mediação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Mediação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mediação; v. 28 n. 1 (2019): Mediações sociais das narrativas 2179-9571 1676-2827 reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade FUMEC instacron:FUMEC |
instname_str |
Universidade FUMEC |
instacron_str |
FUMEC |
institution |
FUMEC |
reponame_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC |
repository.mail.fl_str_mv |
||rfonseca@fumec.br |
_version_ |
1754204132549328896 |