Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dibai, priscilla cabral
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediação (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6917
Resumo: A partir dos fenômenos da Mídia Hostil (HMP) e do Efeito de Terceira Pessoa (ETP), este artigo analisa como pessoas que se autodeclaram de direita, esquerda e centro percebem os efeitos da mídia em matérias jornalísticas sobre os atores políticos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), no Brasil. A pesquisa realizou um survey com 162 pessoas, antes das eleições de 2018. Os dados confirmam a tendência de os partidários (esquerdistas e direitistas) perceberem a mídia como hostil e apoiarem medidas de restrição aos meios de comunicação mais do que os não-partidários (centristas). O ETP foi encontrado nos três grupos de identificação política, porém com variações significativas entre eles. Ao relacionar HMP e ETP, a pesquisa identificou vínculos interessantes entre esses efeitos, embora nem sempre diretos e proporcionais.
id FUMEC-2_50eed1e53e5d761e26e04384a4ecfcd4
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/6917
network_acronym_str FUMEC-2
network_name_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaropercepção de mídia hostilefeito de terceira pessoamedia biasLulaJair Bolsonarocomunicação políticateoria da comunicaçãoMedia EffectsA partir dos fenômenos da Mídia Hostil (HMP) e do Efeito de Terceira Pessoa (ETP), este artigo analisa como pessoas que se autodeclaram de direita, esquerda e centro percebem os efeitos da mídia em matérias jornalísticas sobre os atores políticos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), no Brasil. A pesquisa realizou um survey com 162 pessoas, antes das eleições de 2018. Os dados confirmam a tendência de os partidários (esquerdistas e direitistas) perceberem a mídia como hostil e apoiarem medidas de restrição aos meios de comunicação mais do que os não-partidários (centristas). O ETP foi encontrado nos três grupos de identificação política, porém com variações significativas entre eles. Ao relacionar HMP e ETP, a pesquisa identificou vínculos interessantes entre esses efeitos, embora nem sempre diretos e proporcionais.Revista Mediação2019-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa empírica de campoapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6917Revista Mediação; v. 28 n. 1 (2019): Mediações sociais das narrativas2179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6917/pdfCopyright (c) 2019 Revista Mediaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdibai, priscilla cabral2019-08-26T20:02:08Zoai:ojs.fumec.br:article/6917Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2019-08-26T20:02:08Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaro
title Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaro
spellingShingle Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaro
dibai, priscilla cabral
percepção de mídia hostil
efeito de terceira pessoa
media bias
Lula
Jair Bolsonaro
comunicação política
teoria da comunicação
Media Effects
title_short Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaro
title_full Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaro
title_fullStr Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaro
title_full_unstemmed Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaro
title_sort Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaro
author dibai, priscilla cabral
author_facet dibai, priscilla cabral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dibai, priscilla cabral
dc.subject.por.fl_str_mv percepção de mídia hostil
efeito de terceira pessoa
media bias
Lula
Jair Bolsonaro
comunicação política
teoria da comunicação
Media Effects
topic percepção de mídia hostil
efeito de terceira pessoa
media bias
Lula
Jair Bolsonaro
comunicação política
teoria da comunicação
Media Effects
description A partir dos fenômenos da Mídia Hostil (HMP) e do Efeito de Terceira Pessoa (ETP), este artigo analisa como pessoas que se autodeclaram de direita, esquerda e centro percebem os efeitos da mídia em matérias jornalísticas sobre os atores políticos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), no Brasil. A pesquisa realizou um survey com 162 pessoas, antes das eleições de 2018. Os dados confirmam a tendência de os partidários (esquerdistas e direitistas) perceberem a mídia como hostil e apoiarem medidas de restrição aos meios de comunicação mais do que os não-partidários (centristas). O ETP foi encontrado nos três grupos de identificação política, porém com variações significativas entre eles. Ao relacionar HMP e ETP, a pesquisa identificou vínculos interessantes entre esses efeitos, embora nem sempre diretos e proporcionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6917
url http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6917/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Mediação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Mediação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mediação; v. 28 n. 1 (2019): Mediações sociais das narrativas
2179-9571
1676-2827
reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
collection Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv ||rfonseca@fumec.br
_version_ 1754204132549328896