EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA (EPT) NO BRASIL E SEUS DOCENTES: TRAJETOS E DESAFIOS
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Data de Publicação: | 2017 |
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Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5477 |
Resumo: | Na data de 29 de dezembro do ano de 2008 foi sancionada a Lei nº 11.892, criando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) com o propósito de fundar a igualdade na diversidade social, econômica, geográfica e cultural do Brasil. Nesse contexto, a função do professor, atuante nessa modalidade de ensino, começou a receber maiores atenções. Dessa forma, visando a contribuir com as investigações nessa modalidade de ensino brasileiro, o objetivo deste trabalho é apresentar a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, assim como registrar as mudanças contextuais que a EPT apresentou no país com base na formação de seus professores. Para esta investigação, realizou-se um resgate histórico na cronologia da EPT e a qualificação dos docentes em exercício nessa modalidade, para assim, contrastar com a EPT e a qualificação docente atual. Foi possível perceber que de “um forte contingente de profissionais de áreas diversas, sem a qualificação pedagógica (PEREIRA, 2004, p.03) ”, a EPT brasileira, a partir da LDB e a Lei nº 5.692/61, vem procurando estabelecer debates sobre a atuação do docente em serviço nessa modalidade. |
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EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA (EPT) NO BRASIL E SEUS DOCENTES: TRAJETOS E DESAFIOSEducação; Letras;Linguagens; Letras; EducaçãoNa data de 29 de dezembro do ano de 2008 foi sancionada a Lei nº 11.892, criando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) com o propósito de fundar a igualdade na diversidade social, econômica, geográfica e cultural do Brasil. Nesse contexto, a função do professor, atuante nessa modalidade de ensino, começou a receber maiores atenções. Dessa forma, visando a contribuir com as investigações nessa modalidade de ensino brasileiro, o objetivo deste trabalho é apresentar a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, assim como registrar as mudanças contextuais que a EPT apresentou no país com base na formação de seus professores. Para esta investigação, realizou-se um resgate histórico na cronologia da EPT e a qualificação dos docentes em exercício nessa modalidade, para assim, contrastar com a EPT e a qualificação docente atual. Foi possível perceber que de “um forte contingente de profissionais de áreas diversas, sem a qualificação pedagógica (PEREIRA, 2004, p.03) ”, a EPT brasileira, a partir da LDB e a Lei nº 5.692/61, vem procurando estabelecer debates sobre a atuação do docente em serviço nessa modalidade. Fundação Universidade Regional de Blumenau2017-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/547710.7867/1981-9943.2017v11n1p357-374Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 1 (2017); 357-3741981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5477/3575Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Guilherme da Silva dosMarchesan, Maria Tereza Nunes2017-06-17T23:30:32Zoai:ojs.proxy.furb.br:article/5477Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2017-06-17T23:30:32Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
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