Avaliação do laboratório de tecnologia da informação documentária - LTI na visão dos alunos do curso de Biblioteconomia da FURG: inclusão digital e atividades voltadas ao ensino, pesquisa e extensão.

O Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária, pertencente ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, é aberto a todos os cursos da Universidade para atividades de ensino, pesquisa e extensão, porém há predominância de uso pelo curso de Bi...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Soares, Jean Pierre Domingues
Advisor: Gonçalves, Renata Braz, Carvalho, Rodrigo Aquino de
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Portuguese subjects:
Online Access:http://repositorio.furg.br/handle/1/6069
Citation:SOARES, Jean Pierre Domingues. Avaliação do laboratório de tecnologia da informação documentária - LTI na visão dos alunos do curso de Biblioteconomia da FURG: inclusão digital e atividades voltadas ao ensino, pesquisa e extensão. 2015. 92 f. TCC (Graduação em Biblioteconomia) – Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
Portuguese abstract:O Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária, pertencente ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, é aberto a todos os cursos da Universidade para atividades de ensino, pesquisa e extensão, porém há predominância de uso pelo curso de Biblioteconomia, uma vez que a maioria das suas disciplinas práticas que envolvem tecnologia da informação e comunicação são desenvolvidas nesse laboratório. Dessa forma, surgiu o interesse em conhecer a avaliação dos alunos desse curso sobre a situação da estrutura geral do local, desde seu funcionamento, como acontece à realização das atividades acadêmicas, tais como aulas agendadas pelos professores, cursos, minicursos e palestras. O objetivo desta pesquisa foi verificar com os acadêmicos os pontos positivos e os pontos negativos quanto à estrutura geral do laboratório de ensino, incluindo os computadores, acesso à internet e atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão e demais sugestões nos quais visem às melhorias necessárias para a manutenção das tecnologias disponíveis no local. Foi utilizado como metodologia o levantamento de opiniões a partir da aplicaçãode um questionário com questões abertas e fechadas que foi respondido por 75 alunos matriculados no 2°, 4°, 6° e 8° semestre. O questionário foi aplicado no período entre os meses de setembro e outubro de 2014. Acredita-se que a partir da divulgação dos resultados, o laboratório poderá traçar novas ideias para que busque soluções para melhorias na estrutura geral do Laboratório bem como a criação de mais cursos, minicursos, oficinas e palestras voltadas para os cursos vinculados ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI.
The Documentary Information Technology Laboratory, part of the Institute of Human Sciences and Information of the Federal University of Rio GrandeFURG, is open to all university courses for teaching, research and extension But there is a predominance of use by the Library of course, since most of its practical disciplines that involve information technology and communication are developed in this way laboratory. This became interested in knowing the student assessment of this course on the state of general structure of the site, since its operation, as the realization of academic activities, such as classes scheduled by teachers, courses, short courses and lectures. The objective of this research was to check with the academic the positives and negatives about the overall structure of the teaching laboratory, including computers, internet access and activities related to teaching, research and extension and other suggestions which aim to make the necessary improvements for the maintenance of the technologies available on site. It was used as methodology the survey of opinions from the application of the questionnaire with open and closed questions, which was answered by 75 students, enrolled in the 2nd, 4th, 6th and 8th semester. The questionnaire was applied in the period between the months of September and October 2014. It is believed that from the dissemination of the results, the laboratory can draw new ideas to seek solutions for improvement in the overall structure of the Laboratory and the creation of more courses, short courses, workshops and lectures focused on the courses linked to the Institute of Human Sciences and Information - ICHI.