Um estudo histórico-biográfico sobre a vida e obra de Sebastião Ferreira Soares

Este estudo histórico-biográfico descreve a vida e obra de Sebastião Ferreira Soares. Trata-se de uma pesquisa descritiva baseada em documentos e publicações que abordavam parcialmente o objeto do estudo, analisados de forma qualitativa. Para ilustrar os feitos deste personagem, fez-se uso de imagen...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2009
Main Author: Barbosa, Marco Aurélio Gomes
Document type: Conference object
Language:por
Portuguese subjects:
Online Access:http://repositorio.furg.br/handle/1/5513
Citation:BARBOSA, Marco Aurélio Gomes. Um estudo histórico-biográfico sobre a vida e obra de Sebastião Ferreira Soares. In: CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL, 12, 2009, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: [s.n.], 2009. p. 1-13. Disponível em: <http://docplayer.com.br/3756264-Xii-convencao-de-contabilidade-do-rio-grande-do-sul-09-a-11-de-setembro-de-2009-bento-goncalves-rs.html>. Acesso em: 24 out. 2015.
Portuguese abstract:Este estudo histórico-biográfico descreve a vida e obra de Sebastião Ferreira Soares. Trata-se de uma pesquisa descritiva baseada em documentos e publicações que abordavam parcialmente o objeto do estudo, analisados de forma qualitativa. Para ilustrar os feitos deste personagem, fez-se uso de imagens originais de alguns de seus manuscritos, após sua digitalização e análise. Dentre os vários feitos deste profissional contábil, destacam-se a publicação de diversas obras, como o primeiro livro sobre a utilização do sistema de partidas dobradas na gestão pública brasileira, em 1850; a colaboração com o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; a realização da primeira auditoria no Brasil e a fundação do Club de Guarda-Livros do Rio de janeiro. Estes feitos, associados à época de sua ocorrência, tornam Sebastião Ferreira Soares uma das principais personalidades contábeis brasileiras do século XIX.