A interdisciplinaridade na produção em educação ambiental: uma leitura ontometodológica à luz do materialismo histórico-dialético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, César Augusto Soares da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6010
Resumo: O objetivo desta pesquisa doutoral foi investigar a interdisciplinaridade na produção acadêmica em Educação Ambiental (EA), a partir de uma perspectiva ontometodológica alicerçada no materialismo histórico-dialético. A tese central considera que as relações entre interdisciplinaridade e educação ambiental, como tem sido refletida pelos autores do campo ambiental, reduz o debate ambiental a fórmula do “projeto em parceria”, sem considerar os axiomas político-ideológicos. O “projeto em parceira”, se constitui numa alternativa para o problema da disciplinaridade, que é discursivamente apresentada na EA como uma patologia a ser superada através de práticas interdisciplinares. Sua viabilização reporta a presença de pesquisadores de diversas áreas como uma necessidade inerente o trabalho interdisciplinar. Assim, partimos da indagação: A contribuição do método dialético marxista é capaz de potencializar a interdisciplinaridade na EA para o enfrentamento do projeto capitalista? O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica alicerçada no método dialético marxista. Consideramos que as transformações da sociedade capitalista suscitam desafios à questão interdisciplinar na EA neste contexto de crise ambiental e civilizatória. Logo, compreendemos a interdisciplinaridade e sua relação com a EA confere uma dimensão que está presente no campo curricular e nos documentos das principais Conferências ambientais. Postulamos que as implicações ontometodológicas do materialismo histórico-dialético na pesquisa em EA problematizam a interdisciplinaridade no que tange a compreensão da dialética marxista para a questão ambiental diante do enfrentamento e da transformação da relação sociedade-natureza no atual projeto societário. Em termos metodológicos, os autores analisados foram escolhidos por tais razões: a) devido a sua relevância e contribuição ao campo da pesquisa em EA no Brasil e; b) procuraram sistematizar a questão interdisciplinar em parte de suas obras; c) pelas suas contribuições ao debate epistemológico da EA e, d) suas obras e textos destes constituem no campo da EA referências de investigação para a questão interdisciplinar. Os principais resultados desta tese evidenciam que o desenvolvimento de uma perspectiva dialética e interdisciplinar contempla a apreensão complexa e contraditória do movimento real e da materialidade dos processos educativos em suas relações, disputas, diálogos e conflitos inerentes a contestação ou transformação do projeto societário capitalista. Sustentamos que as discussões da interdisciplinaridade na EA não podem ser dimensionadas pela primazia do “projeto em parceria”, omitindo a dimensão política dos sujeitos envolvidos no processo de compreensão do conhecimento e das relações lotadas de materialidade, conflitos e contradições inerentes a dimensão política. Apontamos para a incorporação das categorias do materialismo histórico-dialético no desenvolvimento da concepção interdisciplinar e em suas relações na EA, onde a categoria totalidade se constitui como um horizonte ontometodológico necessário ao enfrentamento radical do padrão societário atual através de uma EA efetivamente crítica, transformadora e interdisciplinar.